A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Escola de Humanidades
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1950 |
Resumo: | Este estudo, fundamentado na abordagem qualitativa, está centrado na formação inicial e apresenta um entrecruzamento entre Educação, Arte e Língua Portuguesa. O objetivo central foi analisar, a partir da compreensão de alunos que estão concluindo Licenciatura em Arte, se e de que forma o componente curricular Língua Portuguesa, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuros professores. Para a realização da pesquisa selecionei como interlocutores quatro professores em formação - concluintes dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: Licenciatura, da FUNDARTE/UERGS – Montenegro/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e narrativas escritas. Inicialmente, apresento minha trajetória pessoal e profissional como gênese do estudo, seguida do capítulo sobre o campo empírico. No terceiro capítulo, trago uma reflexão teórica sobre os conceitos centrais nesta pesquisa: formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. Em relação à fo |
id |
USIN_6a6ff0aeada2b88d2dd032c2ccd6caa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1950 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:03:30Z2015-03-04T20:03:30Z2008-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T20:03:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26Este estudo, fundamentado na abordagem qualitativa, está centrado na formação inicial e apresenta um entrecruzamento entre Educação, Arte e Língua Portuguesa. O objetivo central foi analisar, a partir da compreensão de alunos que estão concluindo Licenciatura em Arte, se e de que forma o componente curricular Língua Portuguesa, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuros professores. Para a realização da pesquisa selecionei como interlocutores quatro professores em formação - concluintes dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: Licenciatura, da FUNDARTE/UERGS – Montenegro/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e narrativas escritas. Inicialmente, apresento minha trajetória pessoal e profissional como gênese do estudo, seguida do capítulo sobre o campo empírico. No terceiro capítulo, trago uma reflexão teórica sobre os conceitos centrais nesta pesquisa: formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. Em relação à foThis study, based on the qualitative approaching, it is centered in the initial formation and it presents a relation between Education, Art and Portuguese Language. The central objective was to analyze, from the understanding of students who are graduating in Art, if and in which way the curricular component Portuguese Language, directed to the aesthetic dimension, contributes in their formation as future teachers. I selected as interlocutors four teachers in formation at Visual Arts, Dance, Music and Theater Courses at FUNDARTE/UERGS - Montenegro/RS. The instruments to collect information were half-structured interviews and written narratives. Initially, I present my personal and professional trajectory as origin of the study, followed of the chapter on the empirical field. In the third chapter, I bring a theoretical reflection on the concepts central concepts in this research: teacher education and Portuguese Language teaching. In relation to the teachers education, I analyze the knowledge articulated in /Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSilveira, Eluzahttp://lattes.cnpq.br/1484581669880998http://lattes.cnpq.br/0233489763906464M.B.Fernandes, CleoniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGSCiências Humanasdimensão estéticaensinoformação iniciallingua portuguesaaesthetic dimensioninitial formationteachingportuguese languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1950info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALdimensao estetica.pdfdimensao estetica.pdfapplication/pdf463749http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1950/1/dimensao+estetica.pdf3be8e8dbb716770aa27910b1d5dddfb5MD51UNISINOS/19502015-03-09 16:55:17.372oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:55:17Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS |
title |
A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS |
spellingShingle |
A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS Silveira, Eluza Ciências Humanas dimensão estética ensino formação inicial lingua portuguesa aesthetic dimension initial formation teaching portuguese language |
title_short |
A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS |
title_full |
A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS |
title_fullStr |
A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS |
title_full_unstemmed |
A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS |
title_sort |
A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS |
author |
Silveira, Eluza |
author_facet |
Silveira, Eluza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1484581669880998 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0233489763906464 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Eluza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
M.B.Fernandes, Cleoni |
contributor_str_mv |
M.B.Fernandes, Cleoni |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas dimensão estética ensino formação inicial lingua portuguesa aesthetic dimension initial formation teaching portuguese language |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dimensão estética ensino formação inicial lingua portuguesa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
aesthetic dimension initial formation teaching portuguese language |
description |
Este estudo, fundamentado na abordagem qualitativa, está centrado na formação inicial e apresenta um entrecruzamento entre Educação, Arte e Língua Portuguesa. O objetivo central foi analisar, a partir da compreensão de alunos que estão concluindo Licenciatura em Arte, se e de que forma o componente curricular Língua Portuguesa, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuros professores. Para a realização da pesquisa selecionei como interlocutores quatro professores em formação - concluintes dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: Licenciatura, da FUNDARTE/UERGS – Montenegro/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e narrativas escritas. Inicialmente, apresento minha trajetória pessoal e profissional como gênese do estudo, seguida do capítulo sobre o campo empírico. No terceiro capítulo, trago uma reflexão teórica sobre os conceitos centrais nesta pesquisa: formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. Em relação à fo |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:03:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:03:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1950 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1950/1/dimensao+estetica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3be8e8dbb716770aa27910b1d5dddfb5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220849748541440 |