A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Silveira, Eluza
Orientador(a): M.B.Fernandes, Cleoni
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1950
Resumo: Este estudo, fundamentado na abordagem qualitativa, está centrado na formação inicial e apresenta um entrecruzamento entre Educação, Arte e Língua Portuguesa. O objetivo central foi analisar, a partir da compreensão de alunos que estão concluindo Licenciatura em Arte, se e de que forma o componente curricular Língua Portuguesa, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuros professores. Para a realização da pesquisa selecionei como interlocutores quatro professores em formação - concluintes dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: Licenciatura, da FUNDARTE/UERGS – Montenegro/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e narrativas escritas. Inicialmente, apresento minha trajetória pessoal e profissional como gênese do estudo, seguida do capítulo sobre o campo empírico. No terceiro capítulo, trago uma reflexão teórica sobre os conceitos centrais nesta pesquisa: formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. Em relação à fo
id USIN_6a6ff0aeada2b88d2dd032c2ccd6caa8
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1950
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:03:30Z2015-03-04T20:03:30Z2008-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T20:03:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26Este estudo, fundamentado na abordagem qualitativa, está centrado na formação inicial e apresenta um entrecruzamento entre Educação, Arte e Língua Portuguesa. O objetivo central foi analisar, a partir da compreensão de alunos que estão concluindo Licenciatura em Arte, se e de que forma o componente curricular Língua Portuguesa, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuros professores. Para a realização da pesquisa selecionei como interlocutores quatro professores em formação - concluintes dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: Licenciatura, da FUNDARTE/UERGS – Montenegro/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e narrativas escritas. Inicialmente, apresento minha trajetória pessoal e profissional como gênese do estudo, seguida do capítulo sobre o campo empírico. No terceiro capítulo, trago uma reflexão teórica sobre os conceitos centrais nesta pesquisa: formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. Em relação à foThis study, based on the qualitative approaching, it is centered in the initial formation and it presents a relation between Education, Art and Portuguese Language. The central objective was to analyze, from the understanding of students who are graduating in Art, if and in which way the curricular component Portuguese Language, directed to the aesthetic dimension, contributes in their formation as future teachers. I selected as interlocutors four teachers in formation at Visual Arts, Dance, Music and Theater Courses at FUNDARTE/UERGS - Montenegro/RS. The instruments to collect information were half-structured interviews and written narratives. Initially, I present my personal and professional trajectory as origin of the study, followed of the chapter on the empirical field. In the third chapter, I bring a theoretical reflection on the concepts central concepts in this research: teacher education and Portuguese Language teaching. In relation to the teachers education, I analyze the knowledge articulated in /Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSilveira, Eluzahttp://lattes.cnpq.br/1484581669880998http://lattes.cnpq.br/0233489763906464M.B.Fernandes, CleoniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGSCiências Humanasdimensão estéticaensinoformação iniciallingua portuguesaaesthetic dimensioninitial formationteachingportuguese languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1950info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALdimensao estetica.pdfdimensao estetica.pdfapplication/pdf463749http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1950/1/dimensao+estetica.pdf3be8e8dbb716770aa27910b1d5dddfb5MD51UNISINOS/19502015-03-09 16:55:17.372oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:55:17Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS
title A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS
spellingShingle A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS
Silveira, Eluza
Ciências Humanas
dimensão estética
ensino
formação inicial
lingua portuguesa
aesthetic dimension
initial formation
teaching
portuguese language
title_short A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS
title_full A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS
title_fullStr A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS
title_full_unstemmed A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS
title_sort A dimensão estética no ensino de lingua portuguesa: os dizeres de professores em formação na FUNDARTE/UERGS
author Silveira, Eluza
author_facet Silveira, Eluza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1484581669880998
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0233489763906464
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Eluza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv M.B.Fernandes, Cleoni
contributor_str_mv M.B.Fernandes, Cleoni
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
dimensão estética
ensino
formação inicial
lingua portuguesa
aesthetic dimension
initial formation
teaching
portuguese language
dc.subject.por.fl_str_mv dimensão estética
ensino
formação inicial
lingua portuguesa
dc.subject.eng.fl_str_mv aesthetic dimension
initial formation
teaching
portuguese language
description Este estudo, fundamentado na abordagem qualitativa, está centrado na formação inicial e apresenta um entrecruzamento entre Educação, Arte e Língua Portuguesa. O objetivo central foi analisar, a partir da compreensão de alunos que estão concluindo Licenciatura em Arte, se e de que forma o componente curricular Língua Portuguesa, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuros professores. Para a realização da pesquisa selecionei como interlocutores quatro professores em formação - concluintes dos Cursos de Graduação em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: Licenciatura, da FUNDARTE/UERGS – Montenegro/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas e narrativas escritas. Inicialmente, apresento minha trajetória pessoal e profissional como gênese do estudo, seguida do capítulo sobre o campo empírico. No terceiro capítulo, trago uma reflexão teórica sobre os conceitos centrais nesta pesquisa: formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. Em relação à fo
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1950
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1950/1/dimensao+estetica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3be8e8dbb716770aa27910b1d5dddfb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220849748541440