Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Robaina, José Vicenti Lima
Orientador(a): Forster, Mari Margarete dos S.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2074
Resumo: A tese intitulada Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídio para a formação do educador se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento de programas de prevenção à droga na escola, de forma a possibilitar suporte para a formação do educador, com base nos saberes construídos por todos os segmentos envolvidos nesse processo (professores, pais, adolescentes e outros profissionais que trabalham nos programas). Três eixos fundantes presidiram o trabalho: drogadição e prevenção, formação de professores e saberes. O primeiro sustentou-se teoricamente em Carlini, Bucher, Tiba, Zagury, Vizzolto, Santos e Asinelli-Luz. O segundo em Zeichner, Nóvoa e Moraes. O terceiro em Tardif e Gauthier (professores) e Charlot (adolescentes). A pesquisa realizada estudou diferentes projetos de prevenção ao uso de drogas e optou pela análise em profundidade do realizado pela Escola Vida por já apresentar resultados relevantes em sua comun
id USIN_6ab4ef9f7ad15e5a2b73bdb20e071930
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2074
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2007-12-18Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 18A tese intitulada Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídio para a formação do educador se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento de programas de prevenção à droga na escola, de forma a possibilitar suporte para a formação do educador, com base nos saberes construídos por todos os segmentos envolvidos nesse processo (professores, pais, adolescentes e outros profissionais que trabalham nos programas). Três eixos fundantes presidiram o trabalho: drogadição e prevenção, formação de professores e saberes. O primeiro sustentou-se teoricamente em Carlini, Bucher, Tiba, Zagury, Vizzolto, Santos e Asinelli-Luz. O segundo em Zeichner, Nóvoa e Moraes. O terceiro em Tardif e Gauthier (professores) e Charlot (adolescentes). A pesquisa realizada estudou diferentes projetos de prevenção ao uso de drogas e optou pela análise em profundidade do realizado pela Escola Vida por já apresentar resultados relevantes em sua comunThe thesis entitled Knowledge Constructed in Drug Abuse Prevention Project: A subsidy for teacher education is a qualitative research aiming at the analysis of the development of drug prevention programs at schools as a means to aid teacher education based on knowledge co-constructed by the segments involved in the process: teachers, parents, adolescents and other professionals working in such programs. Drug addiction (Carlini, Bucher, Tiba, Zagury, Vizzolto, Santos and Asinelli-Luz), teacher education (Zeichner, Nóvoa and Moraes) and knowledge (Tardif and Gauthier – teachers – and Charlot – adolescents) form the founding axis of the research. After studying some drug prevention projects, the project Escola Vida has been chosen for in-depth analysis due to relevant results exerted within the community. Nine interlocutors have been interviewed: 3 teachers, 3 adolescents and 3 members of the school community. For data treatment content analysis was used. The premise of the confirmed thesis was that schools thatNenhumaRobaina, José Vicenti Limahttp://lattes.cnpq.br/6296765931808947http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesSaberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educadorCiências Humanasadolescenteseducadoresescolaformação continuadaformação inicialprevenção ao abusosaberes docentesdrogasadolescentsdrug abuseprevention projectsqualification of teachersschoolteaching knowledgedrug preventioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2074info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALsaberes construidos.pdfsaberes construidos.pdfapplication/pdf700338http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2074/1/saberes+construidos.pdf358562075c1a85a81a74309141a6084bMD51UNISINOS/20742015-03-10 11:35:38.969oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2074Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:35:38Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador
title Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador
spellingShingle Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador
Robaina, José Vicenti Lima
Ciências Humanas
adolescentes
educadores
escola
formação continuada
formação inicial
prevenção ao abuso
saberes docentes
drogas
adolescents
drug abuse
prevention projects
qualification of teachers
school
teaching knowledge
drug prevention
title_short Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador
title_full Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador
title_fullStr Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador
title_full_unstemmed Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador
title_sort Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídios para formação do educador
author Robaina, José Vicenti Lima
author_facet Robaina, José Vicenti Lima
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6296765931808947
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0946175067372667
dc.contributor.author.fl_str_mv Robaina, José Vicenti Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
contributor_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
adolescentes
educadores
escola
formação continuada
formação inicial
prevenção ao abuso
saberes docentes
drogas
adolescents
drug abuse
prevention projects
qualification of teachers
school
teaching knowledge
drug prevention
dc.subject.por.fl_str_mv adolescentes
educadores
escola
formação continuada
formação inicial
prevenção ao abuso
saberes docentes
drogas
dc.subject.eng.fl_str_mv adolescents
drug abuse
prevention projects
qualification of teachers
school
teaching knowledge
drug prevention
description A tese intitulada Saberes construídos em projeto de prevenção ao abuso de drogas: subsídio para a formação do educador se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento de programas de prevenção à droga na escola, de forma a possibilitar suporte para a formação do educador, com base nos saberes construídos por todos os segmentos envolvidos nesse processo (professores, pais, adolescentes e outros profissionais que trabalham nos programas). Três eixos fundantes presidiram o trabalho: drogadição e prevenção, formação de professores e saberes. O primeiro sustentou-se teoricamente em Carlini, Bucher, Tiba, Zagury, Vizzolto, Santos e Asinelli-Luz. O segundo em Zeichner, Nóvoa e Moraes. O terceiro em Tardif e Gauthier (professores) e Charlot (adolescentes). A pesquisa realizada estudou diferentes projetos de prevenção ao uso de drogas e optou pela análise em profundidade do realizado pela Escola Vida por já apresentar resultados relevantes em sua comun
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2074
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2074/1/saberes+construidos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 358562075c1a85a81a74309141a6084b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850349375488