Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Bohn, Cristina
Orientador(a): Forster, Mari Margarete dos S.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1946
Resumo: O presente estudo objetivou reconhecer os saberes sobre conflitos de interação social construídos por professores de Língua Portuguesa, que atuam em escola pública estadual. Os sujeitos da pesquisa foram quatro docentes, sendo uma do Ensino Fundamental e três do nível Médio. Foca-se a análise nos saberes construídos ou silenciados pelos educadores através da vivência de conflitos na escola. A imersão no campo iniciou-se em 2006, com observações sobre o recreio, rotina da escola e reunião pedagógica. O material de pesquisa consta de entrevistas abertas, realizadas durante o ano de 2007, sendo os dados interpretados à luz de princípios da teoria da Análise de Discurso de linha francesa. O dispositivo de análise foi construído contemplando provocações acerca das vivências de interação social na escola, das contribuições da formação inicial e continuada para a intermediação de conflitos, das concepções acerca do campo da Língua Portuguesa, bem como as do próprio conflito. Dimensões como saberes docentes, conflito
id USIN_8db7d97facb75ad6b2d5c3b8584ea4e9
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1946
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:03:29Z2015-03-04T20:03:29Z2008-02-27Made available in DSpace on 2015-03-04T20:03:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 27O presente estudo objetivou reconhecer os saberes sobre conflitos de interação social construídos por professores de Língua Portuguesa, que atuam em escola pública estadual. Os sujeitos da pesquisa foram quatro docentes, sendo uma do Ensino Fundamental e três do nível Médio. Foca-se a análise nos saberes construídos ou silenciados pelos educadores através da vivência de conflitos na escola. A imersão no campo iniciou-se em 2006, com observações sobre o recreio, rotina da escola e reunião pedagógica. O material de pesquisa consta de entrevistas abertas, realizadas durante o ano de 2007, sendo os dados interpretados à luz de princípios da teoria da Análise de Discurso de linha francesa. O dispositivo de análise foi construído contemplando provocações acerca das vivências de interação social na escola, das contribuições da formação inicial e continuada para a intermediação de conflitos, das concepções acerca do campo da Língua Portuguesa, bem como as do próprio conflito. Dimensões como saberes docentes, conflitoThe present study had the objective to recognize the knowledge about social interaction conflicts built by Portuguese Language professors that work in state public school. The subjects of this research were four docents of Fundamental and High School. The analysis focus in the knowledge built or silenced by educators by living he conflicts at school. The immersion in the field begun in 2006 with the observation of the recreation time, the school’s routine and the pedagogic meetings. The research material is formed by open interviews, realized through the year of 2007, being the data interpreted by the light of French’s Speech Analysis Theory principles. The analysis device was built contemplating provocations about the experience of social interaction at school, the contributions of the Portuguese Language, also the conflict itself. Dimensions like docent knowledge, conflict and the scientific field of Portuguese Language to circumscribe the object, in order to enlarge discussions about their implications toCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBohn, Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4948123327843866http://lattes.cnpq.br/0946175067372667Forster, Mari Margarete dos S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEscola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de portuguêsCiências Humanasanálise de discursoconflitoslíngua portuguesasaberes docentesportuguese languagespeech analysisdocent knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1946info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALescola em conflito.pdfescola em conflito.pdfapplication/pdf497859http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1946/1/escola+em+conflito.pdf44691b43e80e2f1e66cb2d39d21786a1MD51UNISINOS/19462015-03-09 16:52:21.675oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:52:21Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português
title Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português
spellingShingle Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português
Bohn, Cristina
Ciências Humanas
análise de discurso
conflitos
língua portuguesa
saberes docentes
portuguese language
speech analysis
docent knowledge
title_short Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português
title_full Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português
title_fullStr Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português
title_full_unstemmed Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português
title_sort Escola e(m) conflito: saberes construídos e silenciados por professores de português
author Bohn, Cristina
author_facet Bohn, Cristina
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4948123327843866
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0946175067372667
dc.contributor.author.fl_str_mv Bohn, Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
contributor_str_mv Forster, Mari Margarete dos S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
análise de discurso
conflitos
língua portuguesa
saberes docentes
portuguese language
speech analysis
docent knowledge
dc.subject.por.fl_str_mv análise de discurso
conflitos
língua portuguesa
saberes docentes
dc.subject.eng.fl_str_mv portuguese language
speech analysis
docent knowledge
description O presente estudo objetivou reconhecer os saberes sobre conflitos de interação social construídos por professores de Língua Portuguesa, que atuam em escola pública estadual. Os sujeitos da pesquisa foram quatro docentes, sendo uma do Ensino Fundamental e três do nível Médio. Foca-se a análise nos saberes construídos ou silenciados pelos educadores através da vivência de conflitos na escola. A imersão no campo iniciou-se em 2006, com observações sobre o recreio, rotina da escola e reunião pedagógica. O material de pesquisa consta de entrevistas abertas, realizadas durante o ano de 2007, sendo os dados interpretados à luz de princípios da teoria da Análise de Discurso de linha francesa. O dispositivo de análise foi construído contemplando provocações acerca das vivências de interação social na escola, das contribuições da formação inicial e continuada para a intermediação de conflitos, das concepções acerca do campo da Língua Portuguesa, bem como as do próprio conflito. Dimensões como saberes docentes, conflito
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1946
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1946/1/escola+em+conflito.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44691b43e80e2f1e66cb2d39d21786a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220849740152832