Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Lima, Priscila Ledermann
Orientador(a): Fonseca, Marcelo Jacques
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8986
Resumo: Gênero é uma construção social, que distingue e atribui significados ao indivíduo como homem ou mulher. Questões de gênero são definidas por aspectos biológicos e sociais e se configuram culturalmente, de distintos modos, em diferentes períodos históricos. Partindo da premissa de que a construção social de gênero é influenciada não só pela educação familiar, mas também pela escola e pela mídia, avaliou-se nesse estudo os reflexos desses agentes de socialização nas decisões de consumo, campo de reprodução social, reconhecido por demarcar camadas sociais e gerar distinção entre indivíduos e grupos na sociedade. Nesse ambiente complexo e bastante comentado nos últimos anos o estudo objetivou compreender de que forma os pais com filhos de até 12 anos vêm lidando com as questões de gênero e os consequentes reflexos nas práticas de consumo. O método aplicado foi de natureza qualitativa, caráter exploratório e abordagem interpretativista. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas a entrevista qualitativa através da coleta de campo. Os resultados indicam que, apesar do discurso de aceitação da diversidade experimentado pelos pais, o tema ainda é tratado com bastante resistência pelas famílias, que tendem a reproduzir modelos de comportamento dentro dos padrões heteronormativos e a replicá-los nas práticas de consumo. Também pode-se avaliar que existe uma grande resistência em relação aos conteúdos midiáticos e que somente conteúdos pré-aprovados são liberados. No que tange às práticas de consumo, o estudo mostrou que não é dado às crianças o direito de escolha, ficando os pais responsáveis por determinar quais brinquedos e roupas serão adquiridos.
id USIN_a9da684e9e7497db924aab821fba6f46
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/8986
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2019-12-19T16:36:10Z2019-12-19T16:36:10Z2019-05-31Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2019-12-19T16:36:10Z No. of bitstreams: 1 Priscila Ledermann Lima_.pdf: 498796 bytes, checksum: e69457cfd1531079ccc71dbb621e7290 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-19T16:36:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Ledermann Lima_.pdf: 498796 bytes, checksum: e69457cfd1531079ccc71dbb621e7290 (MD5) Previous issue date: 2019-05-31Gênero é uma construção social, que distingue e atribui significados ao indivíduo como homem ou mulher. Questões de gênero são definidas por aspectos biológicos e sociais e se configuram culturalmente, de distintos modos, em diferentes períodos históricos. Partindo da premissa de que a construção social de gênero é influenciada não só pela educação familiar, mas também pela escola e pela mídia, avaliou-se nesse estudo os reflexos desses agentes de socialização nas decisões de consumo, campo de reprodução social, reconhecido por demarcar camadas sociais e gerar distinção entre indivíduos e grupos na sociedade. Nesse ambiente complexo e bastante comentado nos últimos anos o estudo objetivou compreender de que forma os pais com filhos de até 12 anos vêm lidando com as questões de gênero e os consequentes reflexos nas práticas de consumo. O método aplicado foi de natureza qualitativa, caráter exploratório e abordagem interpretativista. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas a entrevista qualitativa através da coleta de campo. Os resultados indicam que, apesar do discurso de aceitação da diversidade experimentado pelos pais, o tema ainda é tratado com bastante resistência pelas famílias, que tendem a reproduzir modelos de comportamento dentro dos padrões heteronormativos e a replicá-los nas práticas de consumo. Também pode-se avaliar que existe uma grande resistência em relação aos conteúdos midiáticos e que somente conteúdos pré-aprovados são liberados. No que tange às práticas de consumo, o estudo mostrou que não é dado às crianças o direito de escolha, ficando os pais responsáveis por determinar quais brinquedos e roupas serão adquiridos.Gender is a social construction that distinguishes and attributes meanings to the individual as male or female. Gender issues are defined by biological and social aspects. They are culturally set, in different ways and in different historical periods. Based on the premise that the social construction of gender is influenced not only by family education but also by school and media, on this study the reflexes of this socialization agents on consumption decisions, social reproduction field, known for setting social layers and produce the distinction between individuals and social groups are analyzed. It is in this complex and discussed environment during the recent years where this study was aimed at understanding how parents with children up to 12 years of age have been dealing with gender issues and the consequent reflexes in consumer practices. The method was based on qualitative nature, exploratory character and interpretative approach. The qualitative interview was performed through field collection. The results indicate that, despite of the speech on acceptance of diversity made by parents, the subject is still treated with much resistance by the families who tend to reproduce models of behavior within the heteronormative patterns as well as replicating them on consumption practices. It was also possible to evaluate that there is a great resistance against media contents which are only allowed once they are pre-approved. Regarding consumer practices, the study showed that children are not given the right of choice, and parents are responsible for determining which toys and clothing will be purchased.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosLima, Priscila Ledermannhttp://lattes.cnpq.br/9456408287543544Fonseca, Marcelo JacquesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosUma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoGêneroConsumoHeteronormatividadeSocializaçãoGenderConsumptionHeteronormativitySocializationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8986info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALPriscila Ledermann Lima_.pdfPriscila Ledermann Lima_.pdfapplication/pdf498796http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8986/1/Priscila+Ledermann+Lima_.pdfe69457cfd1531079ccc71dbb621e7290MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8986/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/89862019-12-19 13:38:18.102oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2019-12-19T16:38:18Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo
title Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo
spellingShingle Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo
Lima, Priscila Ledermann
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Gênero
Consumo
Heteronormatividade
Socialização
Gender
Consumption
Heteronormativity
Socialization
title_short Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo
title_full Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo
title_fullStr Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo
title_full_unstemmed Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo
title_sort Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo
author Lima, Priscila Ledermann
author_facet Lima, Priscila Ledermann
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9456408287543544
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Priscila Ledermann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Marcelo Jacques
contributor_str_mv Fonseca, Marcelo Jacques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Gênero
Consumo
Heteronormatividade
Socialização
Gender
Consumption
Heteronormativity
Socialization
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Consumo
Heteronormatividade
Socialização
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender
Consumption
Heteronormativity
Socialization
description Gênero é uma construção social, que distingue e atribui significados ao indivíduo como homem ou mulher. Questões de gênero são definidas por aspectos biológicos e sociais e se configuram culturalmente, de distintos modos, em diferentes períodos históricos. Partindo da premissa de que a construção social de gênero é influenciada não só pela educação familiar, mas também pela escola e pela mídia, avaliou-se nesse estudo os reflexos desses agentes de socialização nas decisões de consumo, campo de reprodução social, reconhecido por demarcar camadas sociais e gerar distinção entre indivíduos e grupos na sociedade. Nesse ambiente complexo e bastante comentado nos últimos anos o estudo objetivou compreender de que forma os pais com filhos de até 12 anos vêm lidando com as questões de gênero e os consequentes reflexos nas práticas de consumo. O método aplicado foi de natureza qualitativa, caráter exploratório e abordagem interpretativista. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas a entrevista qualitativa através da coleta de campo. Os resultados indicam que, apesar do discurso de aceitação da diversidade experimentado pelos pais, o tema ainda é tratado com bastante resistência pelas famílias, que tendem a reproduzir modelos de comportamento dentro dos padrões heteronormativos e a replicá-los nas práticas de consumo. Também pode-se avaliar que existe uma grande resistência em relação aos conteúdos midiáticos e que somente conteúdos pré-aprovados são liberados. No que tange às práticas de consumo, o estudo mostrou que não é dado às crianças o direito de escolha, ficando os pais responsáveis por determinar quais brinquedos e roupas serão adquiridos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T16:36:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-19T16:36:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8986
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8986/1/Priscila+Ledermann+Lima_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8986/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e69457cfd1531079ccc71dbb621e7290
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220898630008832