Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Fontes, Rodrigo Guedes
Orientador(a): Santini, Fernando de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12645
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre a relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica. O problema central investigado deste trabalho se deve ao fato de que o desenvolvimento de qualquer sistema educacional depende de avaliação, e esta carece de modelos suficientes e completos que forneçam parâmetros comparáveis, confiáveis e adequados para as decisões de gestão e ensino. Para tal, o trabalho foi dividido em capítulos que abordam meu aprofundamento sobre o tema, as minhas inquietações e o caminho metodológico que inclui um questionário estruturado como técnica de coleta de dados. A abordagem metodológica do estudo é quantitativa, de cunho descritivo, utilizando-se o método indutivo. A estrutura utilizada é a escala SERVQUAL adaptada para o contexto educacional. A população alvo foram os familiares dos estudantes do Colégio São Francisco Xavier, que atualmente perfazem um total de 1135 estudantes e que possibilitaram a obtenção de dados a partir do ponto de vista dos pesquisados. Ao empregar a escala Servqual e suas variações, foram identificadas diversas lacunas na prestação de seus serviços. O objetivo é desenvolver ações para corrigi-las, de modo que atenda às expectativas dos clientes, garantindo a satisfação e fidelização. Outro aspecto importante que foi identificado na pesquisa é a identificação de pontos fortes do Colégio, que podem ser utilizados como uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes. Portanto, concluiu-se que o desempenho da Instituição estudada em relação às expectativas dos familiares acerca da qualidade em serviço apresentou a existência de lacunas em quatro das cinco dimensões.
id USIN_e754b83eb47d0e1cae9060df3814b92f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12645
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-08-07T12:23:12Z2023-08-07T12:23:12Z2022-11-29Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-08-07T12:23:12Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo Guedes Fontes_.pdf: 867382 bytes, checksum: da6e49cc40046a28c793819fdad3c57f (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T12:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo Guedes Fontes_.pdf: 867382 bytes, checksum: da6e49cc40046a28c793819fdad3c57f (MD5) Previous issue date: 2022-11-29Esta dissertação apresenta um estudo sobre a relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica. O problema central investigado deste trabalho se deve ao fato de que o desenvolvimento de qualquer sistema educacional depende de avaliação, e esta carece de modelos suficientes e completos que forneçam parâmetros comparáveis, confiáveis e adequados para as decisões de gestão e ensino. Para tal, o trabalho foi dividido em capítulos que abordam meu aprofundamento sobre o tema, as minhas inquietações e o caminho metodológico que inclui um questionário estruturado como técnica de coleta de dados. A abordagem metodológica do estudo é quantitativa, de cunho descritivo, utilizando-se o método indutivo. A estrutura utilizada é a escala SERVQUAL adaptada para o contexto educacional. A população alvo foram os familiares dos estudantes do Colégio São Francisco Xavier, que atualmente perfazem um total de 1135 estudantes e que possibilitaram a obtenção de dados a partir do ponto de vista dos pesquisados. Ao empregar a escala Servqual e suas variações, foram identificadas diversas lacunas na prestação de seus serviços. O objetivo é desenvolver ações para corrigi-las, de modo que atenda às expectativas dos clientes, garantindo a satisfação e fidelização. Outro aspecto importante que foi identificado na pesquisa é a identificação de pontos fortes do Colégio, que podem ser utilizados como uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes. Portanto, concluiu-se que o desempenho da Instituição estudada em relação às expectativas dos familiares acerca da qualidade em serviço apresentou a existência de lacunas em quatro das cinco dimensões.This dissertion presents a research about a relationship between a quality service and a financial performance for a basic education institutions. The central problem investigated in this work is due to the fact that the development of any educational system depends on evaluation, and this lacks sufficient and complete models that provide comparable, reliable and adequate parameters for management and teaching decisions. This work is, divided in chapters that detail about the subject, my concerns and methodological path that includes a strutured questionar as a data collection technique. The methodological approach of the study is quantitative, descriptive, using the inductive method. The structure used is the SERVQUAL scale adapted to the educational context. The target population was the families of students from Colégio São Francisco Xavier, who currently make up a total of 1135 students and who made it possible to obtain data from the point of view of those surveyed. When using the Servqual scale and its variations, several gaps in the provision of its services were identified. The objective is to develop actions to correct them, so that it meets customer expectations, ensuring satisfaction and loyalty. Another important aspect that was identified in the research is the identification of the College's strengths, which can be used as a competitive advantage over its competitors. Therefore, it was concluded that the performance of the institution studied in relation to the expectations of family members about the quality of service presented gaps in four of the five dimensions.NenhumaFontes, Rodrigo Guedeshttp://lattes.cnpq.br/3731614562161341http://lattes.cnpq.br/5561111957141119Santini, Fernando de OliveiraUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão EducacionalUnisinosBrasilEscola de HumanidadesRelação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básicaACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoEducação básicaPrestação de serviçosPercepção de qualidadeServqualElementary educationServices provisionQuality perceptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12645info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12645/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALRodrigo Guedes Fontes_.pdfRodrigo Guedes Fontes_.pdfapplication/pdf867382http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12645/1/Rodrigo+Guedes+Fontes_.pdfda6e49cc40046a28c793819fdad3c57fMD51UNISINOS/126452023-08-07 09:24:17.486oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-08-07T12:24:17Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica
title Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica
spellingShingle Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica
Fontes, Rodrigo Guedes
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação
Educação básica
Prestação de serviços
Percepção de qualidade
Servqual
Elementary education
Services provision
Quality perception
title_short Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica
title_full Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica
title_fullStr Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica
title_full_unstemmed Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica
title_sort Relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica
author Fontes, Rodrigo Guedes
author_facet Fontes, Rodrigo Guedes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3731614562161341
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5561111957141119
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Rodrigo Guedes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santini, Fernando de Oliveira
contributor_str_mv Santini, Fernando de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação
topic ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação
Educação básica
Prestação de serviços
Percepção de qualidade
Servqual
Elementary education
Services provision
Quality perception
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Prestação de serviços
Percepção de qualidade
Servqual
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary education
Services provision
Quality perception
description Esta dissertação apresenta um estudo sobre a relação entre a qualidade de serviços e a performance financeira em uma instituição de ensino para educação básica. O problema central investigado deste trabalho se deve ao fato de que o desenvolvimento de qualquer sistema educacional depende de avaliação, e esta carece de modelos suficientes e completos que forneçam parâmetros comparáveis, confiáveis e adequados para as decisões de gestão e ensino. Para tal, o trabalho foi dividido em capítulos que abordam meu aprofundamento sobre o tema, as minhas inquietações e o caminho metodológico que inclui um questionário estruturado como técnica de coleta de dados. A abordagem metodológica do estudo é quantitativa, de cunho descritivo, utilizando-se o método indutivo. A estrutura utilizada é a escala SERVQUAL adaptada para o contexto educacional. A população alvo foram os familiares dos estudantes do Colégio São Francisco Xavier, que atualmente perfazem um total de 1135 estudantes e que possibilitaram a obtenção de dados a partir do ponto de vista dos pesquisados. Ao empregar a escala Servqual e suas variações, foram identificadas diversas lacunas na prestação de seus serviços. O objetivo é desenvolver ações para corrigi-las, de modo que atenda às expectativas dos clientes, garantindo a satisfação e fidelização. Outro aspecto importante que foi identificado na pesquisa é a identificação de pontos fortes do Colégio, que podem ser utilizados como uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes. Portanto, concluiu-se que o desempenho da Instituição estudada em relação às expectativas dos familiares acerca da qualidade em serviço apresentou a existência de lacunas em quatro das cinco dimensões.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-07T12:23:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-07T12:23:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12645
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12645/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12645/1/Rodrigo+Guedes+Fontes_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
da6e49cc40046a28c793819fdad3c57f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220920269471744