São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1991
Autor(a) principal: Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03062025-092658/
Resumo: Esta dissertação resulta de estudos sobre a evolução da Praça da Sé nos últimos cem anos de sua história. Investiga as transformações ali ocorridas, no contexto das mutações por que passa, no mesmo período, a área central da cidade de São Paulo. Examina os diversos ambientes que se consolidavam em torno da igreja da Sé, suas características mais importantes e significação para a vida urbana nas épocas estudadas. Interpreta as transformações da Praça da Sé, ocorridas ao nível de sua configuração espacial, dos usos, dos aspectos simbólicos, a luz dos conceitos e concepções que as produziram. Análisa as intervenções realizadas pelo poder público na área central e no local estudado, situando as propostas e projetos formulados e seus resultados. Estabelece uma periodização baseada em mudancas na configuração espacial da praça. Busca contribuir para a discussão que se trava atualmente sobre a área central da cidade na perspectiva do resgate de sua qualidade fisico-ambiental e de seu sentido histórico e simbólico.
id USP_065288bda47e0d4781d3359910a87e40
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03062025-092658
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usosNot availableNot availablePLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO (HISTÓRIA)Esta dissertação resulta de estudos sobre a evolução da Praça da Sé nos últimos cem anos de sua história. Investiga as transformações ali ocorridas, no contexto das mutações por que passa, no mesmo período, a área central da cidade de São Paulo. Examina os diversos ambientes que se consolidavam em torno da igreja da Sé, suas características mais importantes e significação para a vida urbana nas épocas estudadas. Interpreta as transformações da Praça da Sé, ocorridas ao nível de sua configuração espacial, dos usos, dos aspectos simbólicos, a luz dos conceitos e concepções que as produziram. Análisa as intervenções realizadas pelo poder público na área central e no local estudado, situando as propostas e projetos formulados e seus resultados. Estabelece uma periodização baseada em mudancas na configuração espacial da praça. Busca contribuir para a discussão que se trava atualmente sobre a área central da cidade na perspectiva do resgate de sua qualidade fisico-ambiental e de seu sentido histórico e simbólico.Not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVillaça, Flávio José MagalhãesSantos Junior, Wilson Ribeiro dos1991-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03062025-092658/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-06-03T12:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-03062025-092658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-06-03T12:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usos
Not available
title São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usos
spellingShingle São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usos
Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
Not available
PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO (HISTÓRIA)
title_short São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usos
title_full São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usos
title_fullStr São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usos
title_full_unstemmed São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usos
title_sort São Paulo: Praça da Sé. Transformações e usos
author Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
author_facet Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villaça, Flávio José Magalhães
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Not available
PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO (HISTÓRIA)
topic Not available
PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO (HISTÓRIA)
description Esta dissertação resulta de estudos sobre a evolução da Praça da Sé nos últimos cem anos de sua história. Investiga as transformações ali ocorridas, no contexto das mutações por que passa, no mesmo período, a área central da cidade de São Paulo. Examina os diversos ambientes que se consolidavam em torno da igreja da Sé, suas características mais importantes e significação para a vida urbana nas épocas estudadas. Interpreta as transformações da Praça da Sé, ocorridas ao nível de sua configuração espacial, dos usos, dos aspectos simbólicos, a luz dos conceitos e concepções que as produziram. Análisa as intervenções realizadas pelo poder público na área central e no local estudado, situando as propostas e projetos formulados e seus resultados. Estabelece uma periodização baseada em mudancas na configuração espacial da praça. Busca contribuir para a discussão que se trava atualmente sobre a área central da cidade na perspectiva do resgate de sua qualidade fisico-ambiental e de seu sentido histórico e simbólico.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03062025-092658/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03062025-092658/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492266752147456