Uma escala de atitudes em relação a Centros de Saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1974
Autor(a) principal: Westphal, Marcia Faria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-18112016-125211/
Resumo: Com o objetivo de quantificar o evento psico-social \"Atitude em relação a Centros de Saúde\", uma escala Thurstone dos \"Intervalos equi-aparenciais\" foi construida e apresentada. Inicialmente montou-se um quadro teórico, onde foi inserido o conceito a ser mensurado e a partir do qual construiram-se duzentos e sete estímulos- afirmações. Quatro áreas de conteúdo foram abrangidas: atitude em relação aos médicos, atitude em relação a serviços oferecidos, atitude em relação a funcionários e atitude em relação ao ambiente psico-social dos Centros de Saúde. As afirmações foram submetidas a quatro grupos de juízes compostos de médicos, enfermeiros, educadores de saúde pública e sociólogos que trabalham na área da saúde. Os valores escalares e índices de ambiguidade foram calculados para cada grupo profissional e para o grupo como um todo. As afirmações definitivas foram selecionadas através dos seguintes critérios: valor escalar, índice de ambiguidade e área de conteúdo. Foram escolhidas cinquenta e sete afirmações: dezenove na primeira área de conteúdo, treze na segunda área de conteúdo, quinze na terceira área e dez na quarta. Esta pesquisa foi somente uma primeira abordagem ao problema de mensuração de atitudes. Um pré-teste será necessário para testar validade e fidedignidade do instrumento construido para que depois seja empregado em pesquisas ligadas à educação em saúde pública.
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