Problema de Roteamento de Veículos Heterogêneos com Múltiplos Entregadores e Coleta e Entrega Simultâneas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Assunção, Matheus Augusto Fernandes de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-21082020-082044/
Resumo: O Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo e Múltiplos Entregadores trata de uma modalidade do Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo onde os veículos, ao invés de necessariamente parar em cada cliente em sua rota, podem parar em pontos estratégicos próximos a alguns clientes, de onde a entrega é realizada à pé ou via algum veículo menor. A literatura existente comprova que a adição de múltiplos entregadores pode diminuir significativamente o tempo de entrega. Esse trabalho explora uma nova extensão desse problema, tratando de casos em que os clientes podem necessitar tanto de coleta, quanto de entrega, e a frota é composta de veículos de classes diferentes. Para resolver esse problema foi elaborado um modelo matemático utilizando técnicas de Programação Inteira Mista, e um método de Random Variable Neighborhood Descent. Os resultados encontrados pela heurística são comparados com resultados utilizando somente o solver a partir do modelo matemático, bem como com resultados utilizando a solução encontrada pelo RVND como solução inicial para o solver. Os resultados mostram a vantagem em utilizar o método RVND, pela qualidade das soluções encontradas e pelo tempo computacional necessário para encontrá-las.
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spelling Problema de Roteamento de Veículos Heterogêneos com Múltiplos Entregadores e Coleta e Entrega SimultâneasSimultaneous Pickup and Delivery Heterogeneous Vehicle Routing Problem with Multiple DeliverymenLogísticaLogisticsOptimizationOtimizaçãoRoteamento de veículosVehicle routingO Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo e Múltiplos Entregadores trata de uma modalidade do Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo onde os veículos, ao invés de necessariamente parar em cada cliente em sua rota, podem parar em pontos estratégicos próximos a alguns clientes, de onde a entrega é realizada à pé ou via algum veículo menor. A literatura existente comprova que a adição de múltiplos entregadores pode diminuir significativamente o tempo de entrega. Esse trabalho explora uma nova extensão desse problema, tratando de casos em que os clientes podem necessitar tanto de coleta, quanto de entrega, e a frota é composta de veículos de classes diferentes. Para resolver esse problema foi elaborado um modelo matemático utilizando técnicas de Programação Inteira Mista, e um método de Random Variable Neighborhood Descent. Os resultados encontrados pela heurística são comparados com resultados utilizando somente o solver a partir do modelo matemático, bem como com resultados utilizando a solução encontrada pelo RVND como solução inicial para o solver. Os resultados mostram a vantagem em utilizar o método RVND, pela qualidade das soluções encontradas e pelo tempo computacional necessário para encontrá-las.The Vehicle Routing Problem with Time Windows and Multiple Deliverymen describes a variant of the Vehicle Routing Problem with Time Windows in which the delivery vehicles, instead of necessarily stopping at each client, can stop at strategically chosen locations which are close to some of the clients, from where the delivery is done on foot or with a smaller vehicle to those clients. The existing literature shows that adding multiple deliverymen can minimize delivery times. This work explores a new extension of this problem, studying the case where the clients might have pickup and delivery needs, and the fleet is composed of different classes of vehicles. In order to solve this problem, a mathematical model using Mixed Integer Programming Techniques, and a Random Variable Neighborhood Descent method were developed. Results obtained by the heuristic are compared with results found using only the solver with the mathematical model, and also with the solutions obtained by using the solution found by the RVND as an initial solution for the solver. The results show a clear advantage in using the RVND method, for the quality of its solutions, and the computational time needed to find them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Maristela Oliveira dosAssunção, Matheus Augusto Fernandes de2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-21082020-082044/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-21T15:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-21082020-082044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-21T15:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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