O outro lado da rua

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Coelho, Ana Maria Antunes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-30062025-091831/
Resumo: As calçadas representam grande potencial do espaço público, mas em função de sua fragmentação, deixam de ser compreendidas como espaço essencial da vida urbana. Isso cria um distanciamento entre a forma pela qual são abordadas nos meios técnicos e pelo poder público e aquela em que acontecem na realidade e no cotidiano da cidade. Para reduzir esse distanciamento, é necessária a sua valorização em cada contexto, nas várias escalas e formas de intervenção que influenciam em sua configuração e apropriação. Por meio de abordagens diferenciadas, em recortes e escalas, procuramos evidenciar um panorama, onde as calçadas são analisadas como protagonistas do espaço urbano, ressaltando tanto a diversidade de usos e apropriações, como também procurando compreender os vários elementos que interferem no seu caráter, identificando possibilidades de valorizá-las. Consideramos que essa valorização sob a perspectiva do projeto arquitetônico e urbanístico está vinculada à valorização do próprio homem como elemento fundamental no contexto urbano e à interdependência das escalas de abordagem, com o estreitamento do diálogo entre poder público, meio técnico e usuários. Na tentativa de abranger esses agentes, utilizamos a experiência do Plano Diretor para a cidade de São Paulo de 2002/2003, no qual pudemos presenciar o imbricamento dessas três instâncias, destacando neste trabalho aqueles aspectos que consideramos relevantes e que possam contribuir para novas posturas de projeto, valorizando a concepção e apropriação do espaço público.
id USP_19b787b594146148ee83f9dc76be89c9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30062025-091831
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling O outro lado da ruaNot availableCALÇADASESPAÇO URBANONot availableAs calçadas representam grande potencial do espaço público, mas em função de sua fragmentação, deixam de ser compreendidas como espaço essencial da vida urbana. Isso cria um distanciamento entre a forma pela qual são abordadas nos meios técnicos e pelo poder público e aquela em que acontecem na realidade e no cotidiano da cidade. Para reduzir esse distanciamento, é necessária a sua valorização em cada contexto, nas várias escalas e formas de intervenção que influenciam em sua configuração e apropriação. Por meio de abordagens diferenciadas, em recortes e escalas, procuramos evidenciar um panorama, onde as calçadas são analisadas como protagonistas do espaço urbano, ressaltando tanto a diversidade de usos e apropriações, como também procurando compreender os vários elementos que interferem no seu caráter, identificando possibilidades de valorizá-las. Consideramos que essa valorização sob a perspectiva do projeto arquitetônico e urbanístico está vinculada à valorização do próprio homem como elemento fundamental no contexto urbano e à interdependência das escalas de abordagem, com o estreitamento do diálogo entre poder público, meio técnico e usuários. Na tentativa de abranger esses agentes, utilizamos a experiência do Plano Diretor para a cidade de São Paulo de 2002/2003, no qual pudemos presenciar o imbricamento dessas três instâncias, destacando neste trabalho aqueles aspectos que consideramos relevantes e que possam contribuir para novas posturas de projeto, valorizando a concepção e apropriação do espaço público.Not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMagnoli, Miranda Maria Esmeralda MartinelliCoelho, Ana Maria Antunes2004-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-30062025-091831/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-06-30T12:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-30062025-091831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-06-30T12:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O outro lado da rua
Not available
title O outro lado da rua
spellingShingle O outro lado da rua
Coelho, Ana Maria Antunes
CALÇADAS
ESPAÇO URBANO
Not available
title_short O outro lado da rua
title_full O outro lado da rua
title_fullStr O outro lado da rua
title_full_unstemmed O outro lado da rua
title_sort O outro lado da rua
author Coelho, Ana Maria Antunes
author_facet Coelho, Ana Maria Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnoli, Miranda Maria Esmeralda Martinelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv CALÇADAS
ESPAÇO URBANO
Not available
topic CALÇADAS
ESPAÇO URBANO
Not available
description As calçadas representam grande potencial do espaço público, mas em função de sua fragmentação, deixam de ser compreendidas como espaço essencial da vida urbana. Isso cria um distanciamento entre a forma pela qual são abordadas nos meios técnicos e pelo poder público e aquela em que acontecem na realidade e no cotidiano da cidade. Para reduzir esse distanciamento, é necessária a sua valorização em cada contexto, nas várias escalas e formas de intervenção que influenciam em sua configuração e apropriação. Por meio de abordagens diferenciadas, em recortes e escalas, procuramos evidenciar um panorama, onde as calçadas são analisadas como protagonistas do espaço urbano, ressaltando tanto a diversidade de usos e apropriações, como também procurando compreender os vários elementos que interferem no seu caráter, identificando possibilidades de valorizá-las. Consideramos que essa valorização sob a perspectiva do projeto arquitetônico e urbanístico está vinculada à valorização do próprio homem como elemento fundamental no contexto urbano e à interdependência das escalas de abordagem, com o estreitamento do diálogo entre poder público, meio técnico e usuários. Na tentativa de abranger esses agentes, utilizamos a experiência do Plano Diretor para a cidade de São Paulo de 2002/2003, no qual pudemos presenciar o imbricamento dessas três instâncias, destacando neste trabalho aqueles aspectos que consideramos relevantes e que possam contribuir para novas posturas de projeto, valorizando a concepção e apropriação do espaço público.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-30062025-091831/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-30062025-091831/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492315725889536