Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Alves, Brunna D'Luise Turato Lotti
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-03082020-123634/
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades dos usos didáticos de diferentes mídias para o ensino de Geografia, indagando se as mesmas podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico pelos alunos, a fim de que as sequências didáticas desenvolvidas se tornem uma tentativa de disputa do currículo na docência. Para tanto, foram desenvolvidas sequências didáticas diferentes em três escolas públicas: duas situadas na região metropolitana de São Paulo (uma no município de Caieiras e outra em Franco da Rocha) e outra localizada no município de Campinas. Além disso, buscando analisar de que maneira o cotidiano dos alunos destas unidades escolares pode ser utilizado na sala de aula. Para isso, foram adotados como procedimentos metodológicos: as reflexões de Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, entre outros e a análise das sequências didáticas aplicadas nas aulas de Geografia, discutindo as impressões dos alunos acerca dos temas em questão. A partir do estudo, foi possível perceber que o uso de mídias nas aulas possibilitou aos alunos pensarem a Geografia e desenvolver o raciocínio geográfico a partir de diversas linguagens presentes em seu cotidiano deles como, por exemplo, as séries La Casa de papel, Game of Thornes e também uma leitura diferente do seu próprio bairro.
id USP_1f1bbb18e65d6f496da49f21df7f1b14
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03082020-123634
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino MédioMedia, everyday life and geographical thinking: an analysis of didactical sequences in high school classesCotidianoEveryday lifeGeographical thinkingMediaMídiasRaciocínio GeográficoO presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades dos usos didáticos de diferentes mídias para o ensino de Geografia, indagando se as mesmas podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico pelos alunos, a fim de que as sequências didáticas desenvolvidas se tornem uma tentativa de disputa do currículo na docência. Para tanto, foram desenvolvidas sequências didáticas diferentes em três escolas públicas: duas situadas na região metropolitana de São Paulo (uma no município de Caieiras e outra em Franco da Rocha) e outra localizada no município de Campinas. Além disso, buscando analisar de que maneira o cotidiano dos alunos destas unidades escolares pode ser utilizado na sala de aula. Para isso, foram adotados como procedimentos metodológicos: as reflexões de Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, entre outros e a análise das sequências didáticas aplicadas nas aulas de Geografia, discutindo as impressões dos alunos acerca dos temas em questão. A partir do estudo, foi possível perceber que o uso de mídias nas aulas possibilitou aos alunos pensarem a Geografia e desenvolver o raciocínio geográfico a partir de diversas linguagens presentes em seu cotidiano deles como, por exemplo, as séries La Casa de papel, Game of Thornes e também uma leitura diferente do seu próprio bairro.This work has the objective of discussing the possibilities of didactic use of diferent media for teaching Geography, investigating if these can contribute to the development of geographical thinking by the students, so that the didactic sequences developed become an attempt to dispute the curriculum. Didactic sequences were developed in three different public schools, two in the metropolitan region of São Paulo (in the municipalities of Caieiras and Franco da Rocha) and another in the municipality of Campinas. Beyond this, we seek to analyze in which way the students everyday life can be used in the classroom. For this, the methodological procedures were: The reflections of Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, among others and the analysis of didactic sequences applied to Geography classes, discussing the impressions of students on the given themes. From this study it was possible to perceive that the use of media in the classroom allows the students to think of Geopgraphy and develop the geographical thinking from a diversity of languages in their everyday life, for example the series La Casa de Papel, Game of Thrones and a view of their own neighborhood.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGirotto, Eduardo DonizetiAlves, Brunna D'Luise Turato Lotti2020-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-03082020-123634/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-04T02:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-03082020-123634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-04T02:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
Media, everyday life and geographical thinking: an analysis of didactical sequences in high school classes
title Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
spellingShingle Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
Alves, Brunna D'Luise Turato Lotti
Cotidiano
Everyday life
Geographical thinking
Media
Mídias
Raciocínio Geográfico
title_short Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
title_full Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
title_fullStr Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
title_full_unstemmed Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
title_sort Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
author Alves, Brunna D'Luise Turato Lotti
author_facet Alves, Brunna D'Luise Turato Lotti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto, Eduardo Donizeti
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Brunna D'Luise Turato Lotti
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano
Everyday life
Geographical thinking
Media
Mídias
Raciocínio Geográfico
topic Cotidiano
Everyday life
Geographical thinking
Media
Mídias
Raciocínio Geográfico
description O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades dos usos didáticos de diferentes mídias para o ensino de Geografia, indagando se as mesmas podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico pelos alunos, a fim de que as sequências didáticas desenvolvidas se tornem uma tentativa de disputa do currículo na docência. Para tanto, foram desenvolvidas sequências didáticas diferentes em três escolas públicas: duas situadas na região metropolitana de São Paulo (uma no município de Caieiras e outra em Franco da Rocha) e outra localizada no município de Campinas. Além disso, buscando analisar de que maneira o cotidiano dos alunos destas unidades escolares pode ser utilizado na sala de aula. Para isso, foram adotados como procedimentos metodológicos: as reflexões de Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, entre outros e a análise das sequências didáticas aplicadas nas aulas de Geografia, discutindo as impressões dos alunos acerca dos temas em questão. A partir do estudo, foi possível perceber que o uso de mídias nas aulas possibilitou aos alunos pensarem a Geografia e desenvolver o raciocínio geográfico a partir de diversas linguagens presentes em seu cotidiano deles como, por exemplo, as séries La Casa de papel, Game of Thornes e também uma leitura diferente do seu próprio bairro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-03082020-123634/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-03082020-123634/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091376384573440