Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-03082020-123634/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades dos usos didáticos de diferentes mídias para o ensino de Geografia, indagando se as mesmas podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico pelos alunos, a fim de que as sequências didáticas desenvolvidas se tornem uma tentativa de disputa do currículo na docência. Para tanto, foram desenvolvidas sequências didáticas diferentes em três escolas públicas: duas situadas na região metropolitana de São Paulo (uma no município de Caieiras e outra em Franco da Rocha) e outra localizada no município de Campinas. Além disso, buscando analisar de que maneira o cotidiano dos alunos destas unidades escolares pode ser utilizado na sala de aula. Para isso, foram adotados como procedimentos metodológicos: as reflexões de Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, entre outros e a análise das sequências didáticas aplicadas nas aulas de Geografia, discutindo as impressões dos alunos acerca dos temas em questão. A partir do estudo, foi possível perceber que o uso de mídias nas aulas possibilitou aos alunos pensarem a Geografia e desenvolver o raciocínio geográfico a partir de diversas linguagens presentes em seu cotidiano deles como, por exemplo, as séries La Casa de papel, Game of Thornes e também uma leitura diferente do seu próprio bairro. |
id |
USP_1f1bbb18e65d6f496da49f21df7f1b14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03082020-123634 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino MédioMedia, everyday life and geographical thinking: an analysis of didactical sequences in high school classesCotidianoEveryday lifeGeographical thinkingMediaMídiasRaciocínio GeográficoO presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades dos usos didáticos de diferentes mídias para o ensino de Geografia, indagando se as mesmas podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico pelos alunos, a fim de que as sequências didáticas desenvolvidas se tornem uma tentativa de disputa do currículo na docência. Para tanto, foram desenvolvidas sequências didáticas diferentes em três escolas públicas: duas situadas na região metropolitana de São Paulo (uma no município de Caieiras e outra em Franco da Rocha) e outra localizada no município de Campinas. Além disso, buscando analisar de que maneira o cotidiano dos alunos destas unidades escolares pode ser utilizado na sala de aula. Para isso, foram adotados como procedimentos metodológicos: as reflexões de Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, entre outros e a análise das sequências didáticas aplicadas nas aulas de Geografia, discutindo as impressões dos alunos acerca dos temas em questão. A partir do estudo, foi possível perceber que o uso de mídias nas aulas possibilitou aos alunos pensarem a Geografia e desenvolver o raciocínio geográfico a partir de diversas linguagens presentes em seu cotidiano deles como, por exemplo, as séries La Casa de papel, Game of Thornes e também uma leitura diferente do seu próprio bairro.This work has the objective of discussing the possibilities of didactic use of diferent media for teaching Geography, investigating if these can contribute to the development of geographical thinking by the students, so that the didactic sequences developed become an attempt to dispute the curriculum. Didactic sequences were developed in three different public schools, two in the metropolitan region of São Paulo (in the municipalities of Caieiras and Franco da Rocha) and another in the municipality of Campinas. Beyond this, we seek to analyze in which way the students everyday life can be used in the classroom. For this, the methodological procedures were: The reflections of Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, among others and the analysis of didactic sequences applied to Geography classes, discussing the impressions of students on the given themes. From this study it was possible to perceive that the use of media in the classroom allows the students to think of Geopgraphy and develop the geographical thinking from a diversity of languages in their everyday life, for example the series La Casa de Papel, Game of Thrones and a view of their own neighborhood.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGirotto, Eduardo DonizetiAlves, Brunna D'Luise Turato Lotti2020-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-03082020-123634/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-04T02:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-03082020-123634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-04T02:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio Media, everyday life and geographical thinking: an analysis of didactical sequences in high school classes |
title |
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio |
spellingShingle |
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio Alves, Brunna D'Luise Turato Lotti Cotidiano Everyday life Geographical thinking Media Mídias Raciocínio Geográfico |
title_short |
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio |
title_full |
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio |
title_fullStr |
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio |
title_sort |
Mídias, cotidiano e raciocínio geográfico: uma análise de sequêncas didáticas em turmas de Ensino Médio |
author |
Alves, Brunna D'Luise Turato Lotti |
author_facet |
Alves, Brunna D'Luise Turato Lotti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Girotto, Eduardo Donizeti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Brunna D'Luise Turato Lotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano Everyday life Geographical thinking Media Mídias Raciocínio Geográfico |
topic |
Cotidiano Everyday life Geographical thinking Media Mídias Raciocínio Geográfico |
description |
O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades dos usos didáticos de diferentes mídias para o ensino de Geografia, indagando se as mesmas podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio geográfico pelos alunos, a fim de que as sequências didáticas desenvolvidas se tornem uma tentativa de disputa do currículo na docência. Para tanto, foram desenvolvidas sequências didáticas diferentes em três escolas públicas: duas situadas na região metropolitana de São Paulo (uma no município de Caieiras e outra em Franco da Rocha) e outra localizada no município de Campinas. Além disso, buscando analisar de que maneira o cotidiano dos alunos destas unidades escolares pode ser utilizado na sala de aula. Para isso, foram adotados como procedimentos metodológicos: as reflexões de Cavalcanti, Callai, Lacoste, Carlos, entre outros e a análise das sequências didáticas aplicadas nas aulas de Geografia, discutindo as impressões dos alunos acerca dos temas em questão. A partir do estudo, foi possível perceber que o uso de mídias nas aulas possibilitou aos alunos pensarem a Geografia e desenvolver o raciocínio geográfico a partir de diversas linguagens presentes em seu cotidiano deles como, por exemplo, as séries La Casa de papel, Game of Thornes e também uma leitura diferente do seu próprio bairro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-03082020-123634/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-03082020-123634/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091376384573440 |