A escola em mediação com o digital em rede: as mídias e as significações cotidianas em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Oliva, Caio Vinicius de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25944
Resumo: A presente dissertação tem por finalidade apresentar os resultados da pesquisa realizada no intuito de compreender as significações cotidianas no contexto do ensino não presencial articulado com o digital em rede em uma escola municipal de Niterói/RJ. O foco se voltou para os processos de mediação e midiatização refletidos nas interações, práticas e percepções dos sujeitos do ensino em suas ações escolares durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação baseada na abordagem etnográfica (MATTOS, 2011) em bricolagem com as pesquisas nos/dos/com os cotidianos (FERRAÇO, SOARES, ALVES, 2018). Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante - ocorrida em encontros online, visitas presenciais à instituição e acompanhamento das interações na plataforma digital pedagógica da escola -, o diário de campo e o uso de questionários destinados aos estudantes. A análise dos dados foi realizada pela tematização das categorias analíticas (BARDIN, 1977) e com o suporte do software ATLAS.ti na organização e triangulação dos dados. O arcabouço teórico abarca fundamentos da relação entre educação e tecnologia (SILVA, 2010; SANTOS, 2019; 2020), comunicação e interações midiáticas (THOMPSON, 1998; 2018; HJARVARD, 2014; MARTÍN-BARBERO, 1997; 2008) e nos estudos sobre cotidiano (CERTEAU, 2014 [1980]). Os resultados apontaram para uma reinvenção do cotidiano escolar a partir das ações dos sujeitos escolares frente aos dilemas e imposições enfrentadas, buscando dialogar com a cultura digital contemporânea através da autonomia de suas práticas pedagógicas e interagindo com o digital em rede de formas diversificadas. Contudo, o estudo também traz os contextos digitais e as dificuldades de acesso cibercultural, manifestando as problemáticas e impedimentos em potencializar o processo de ensino-aprendizagem articulado com os artefatos tecnológicos. Conclui-se que o cenário investigado, em tempos de pandemia, apresenta uma experiência de educação mediada pelo digital em rede, no qual os praticantes, mesmo sem uma formação específica, desenvolveram mecanismos para buscar abrandar as problemáticas permeadas pelo contexto. O estudo aponta importantes elementos para o entendimento da educação e as relações tensionadas pelo digital em rede, em especial no contexto cibercultural que é perpassado por processos de midiatização do cotidiano.
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Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante - ocorrida em encontros online, visitas presenciais à instituição e acompanhamento das interações na plataforma digital pedagógica da escola -, o diário de campo e o uso de questionários destinados aos estudantes. A análise dos dados foi realizada pela tematização das categorias analíticas (BARDIN, 1977) e com o suporte do software ATLAS.ti na organização e triangulação dos dados. O arcabouço teórico abarca fundamentos da relação entre educação e tecnologia (SILVA, 2010; SANTOS, 2019; 2020), comunicação e interações midiáticas (THOMPSON, 1998; 2018; HJARVARD, 2014; MARTÍN-BARBERO, 1997; 2008) e nos estudos sobre cotidiano (CERTEAU, 2014 [1980]). Os resultados apontaram para uma reinvenção do cotidiano escolar a partir das ações dos sujeitos escolares frente aos dilemas e imposições enfrentadas, buscando dialogar com a cultura digital contemporânea através da autonomia de suas práticas pedagógicas e interagindo com o digital em rede de formas diversificadas. Contudo, o estudo também traz os contextos digitais e as dificuldades de acesso cibercultural, manifestando as problemáticas e impedimentos em potencializar o processo de ensino-aprendizagem articulado com os artefatos tecnológicos. Conclui-se que o cenário investigado, em tempos de pandemia, apresenta uma experiência de educação mediada pelo digital em rede, no qual os praticantes, mesmo sem uma formação específica, desenvolveram mecanismos para buscar abrandar as problemáticas permeadas pelo contexto. O estudo aponta importantes elementos para o entendimento da educação e as relações tensionadas pelo digital em rede, em especial no contexto cibercultural que é perpassado por processos de midiatização do cotidiano.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorABSTRACT The purpose of this dissertation is to present the results of the research carried out in order to understand the daily meanings in the context of non-presential teaching articulated with the digital network in a municipal school in Niterói/RJ. The focus turned to the mediation and mediatization processes reflected in the interactions, practices and perceptions of the teaching subjects in their school actions during the COVID-19 pandemic. To this end, an investigation was developed based on research in/of/from everyday life (FERRAÇO, SOARES, ALVES, 2018) in conjunction with the ethnographic approach (MATTOS, 2011). The research instruments were participant observation - which took place in online meetings, face-to-face visits to the institution and monitoring of interactions on the school's digital pedagogical platform -, the field diary and the use of questionnaires intended for students. Data analysis was performed by thematizing the analytical categories (BARDIN, 1977) and with the support of the ATLAS.ti software in the organization and triangulation of data. The theoretical framework encompasses the fundamentals of the relationship between education and technology (SILVA, 2010; SANTOS, 2019; 2020), communication and media interactions (THOMPSON, 1998; 2018; HJARVARD, 2014; MARTÍN-BARBERO, 1997; 2008) and in everyday life studies (CERTEAU, 2014). The results pointed to a reinvention of school routine from the actions of school subjects in the face of dilemmas and impositions faced, seeking to dialogue with contemporary digital culture through the autonomy of their pedagogical practices and interacting with the digital network in different ways. However, the study also brings the digital contexts and the difficulties of cybercultural access, showing the difficulties and impediments in enhancing the teaching-learning process articulated with technological artifacts. It is concluded that the investigated scenario, in times of a pandemic, presents an experience of education mediated by the digital network, in which practitioners, even without specific training, developed mechanisms to seek to mitigate the problems permeated by the context. The study points out important elements for the understanding of education and the relationships strained by the digital network, especially in the cybercultural context that is permeated by processes of mediatization of everyday life.110 p.Alves, Walcéa BarretoAlves, Walcéa BarretoFarbiarz, AlexandreSantos, Edméa Oliveira dosOliva, Caio Vinicius de Souza2022-08-02T14:07:26Z2022-08-02T14:07:26Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25944CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-02T14:07:30Zoai:app.uff.br:1/25944Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:31.127950Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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