O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Medeiros, Beatriz Torres de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12022025-170350/
Resumo: A realidade atual de internacionalização exige que os estudantes de pós-graduação no Brasil publiquem em inglês para obterem seu título (Leal, 2022). Na Universidade de São Paulo (USP), o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) oferece suporte aos estudantes na produção de textos em inglês, principalmente por meio de sessões de tutoria (Ferreira & Lousada, 2016). O presente trabalho tem como objetivo analisar as interações tutor e tutorado como meio de mediação para o desenvolvimento do Letramento acadêmico voltado à publicação científica internacional. O estudo está fundamentado na Teoria sócio-histórico cultural Vygotskiana (VSCT) e utiliza o quadro analítico proposto por van Compernolle (2015). Esse quadro envolve uma transcrição detalhada da interação combinada com a microanálise do discurso para identificar as sequências mediacionais dentro da interação. Evidências de desenvolvimento podem ser observadas através de mudanças na extensão, clareza e qualidade da negociação, bem como a transição de sequências mediacionais iniciadas pelo outro para sequências mediacionais iniciadas pelo próprio estudante (autoiniciadas) (van Compernolle, 2015). Dado que o conceito de desenvolvimento de Letramento acadêmico geralmente está associado à abordagem de Letramento acadêmico considerada (Fu & Wang, 2022), este estudo adotou a perspectiva vygotskiana de Letramento acadêmico desenvolvida por Ferreira (2015). Sob essa perspectiva, o Letramento acadêmico é a socialização crítica do uso da linguagem para a produção de conhecimento de acordo com as convenções linguísticas das comunidades discursivas, levando os aprendizes a um estágio de negociação onde podem atuar como agentes da mesma (Ferreira, 2015, p. 18). Os principais achados do estudo mostram uma mudança qualitativa de sequências mediacionais que parte de sequências iniciadas pelo tutor para sequências autoiniciadas pelos estudantes, indicativas de um processo de autorregulação e apropriação desses participantes da tutoria como uma ferramenta mediacional em seu processo de escrita
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O presente trabalho tem como objetivo analisar as interações tutor e tutorado como meio de mediação para o desenvolvimento do Letramento acadêmico voltado à publicação científica internacional. O estudo está fundamentado na Teoria sócio-histórico cultural Vygotskiana (VSCT) e utiliza o quadro analítico proposto por van Compernolle (2015). Esse quadro envolve uma transcrição detalhada da interação combinada com a microanálise do discurso para identificar as sequências mediacionais dentro da interação. Evidências de desenvolvimento podem ser observadas através de mudanças na extensão, clareza e qualidade da negociação, bem como a transição de sequências mediacionais iniciadas pelo outro para sequências mediacionais iniciadas pelo próprio estudante (autoiniciadas) (van Compernolle, 2015). Dado que o conceito de desenvolvimento de Letramento acadêmico geralmente está associado à abordagem de Letramento acadêmico considerada (Fu & Wang, 2022), este estudo adotou a perspectiva vygotskiana de Letramento acadêmico desenvolvida por Ferreira (2015). Sob essa perspectiva, o Letramento acadêmico é a socialização crítica do uso da linguagem para a produção de conhecimento de acordo com as convenções linguísticas das comunidades discursivas, levando os aprendizes a um estágio de negociação onde podem atuar como agentes da mesma (Ferreira, 2015, p. 18). Os principais achados do estudo mostram uma mudança qualitativa de sequências mediacionais que parte de sequências iniciadas pelo tutor para sequências autoiniciadas pelos estudantes, indicativas de um processo de autorregulação e apropriação desses participantes da tutoria como uma ferramenta mediacional em seu processo de escritaThe current reality of internationalization demands postgraduate students in Brazil to publish in English to obtain a degree (Leal, 2022). At the University of São Paulo (Universidade de São Paulo), the Academic Literacy Lab (Laboratório de Letramento Acadêmico LLAC USP) offers support to students to write their texts in English, mainly through tutoring sessions (Ferreira & Lousada, 2016). The present work aims to analyze tutor-tutee interactions as a mediational means for the academic literacy development of two postgraduate students who went through two tutoring sessions each. The study is grounded in Vygotskian Sociocultural Theory (VSCT) and uses the analytical framework proposed by van Compernolle (2015). Such a framework involves a thorough transcription of the interaction combined with micro discourse analysis to identify the mediational sequences within the interaction. Evidence of development can be observed through changes in the extent, clarity, and quality of negotiation, as well as the shift from other-initiated to self-initiated mediational sequences (van Compernolle, 2015, p. 76). Since the concept of academic literacy development is usually connected to the academic literacy approach considered (Fu & Wang, 2022), this study adopted the Vygotskian view of academic literacy developed by Ferreira (2015). From this perspective, academic literacy is the critical socialization of language use for reading, writing, or speaking texts aimed at the production, dissemination, and support of knowledge production according to the linguistic conventions of discourse communities, leading apprentices to a negotiation stage where they can be agents of the discursive community (Ferreira, 2015, p. 18). The main findings of the study show a qualitative shift from other-initiated sequences to self-initiated sequences, which are indicative of a process of self-regulation and appropriation by students of the tutoring as a mediational tool for writing processBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Marilia MendesMedeiros, Beatriz Torres de2024-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12022025-170350/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-02-12T19:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-12022025-170350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-02-12T19:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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