O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC)
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12022025-170350/ |
Resumo: | A realidade atual de internacionalização exige que os estudantes de pós-graduação no Brasil publiquem em inglês para obterem seu título (Leal, 2022). Na Universidade de São Paulo (USP), o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) oferece suporte aos estudantes na produção de textos em inglês, principalmente por meio de sessões de tutoria (Ferreira & Lousada, 2016). O presente trabalho tem como objetivo analisar as interações tutor e tutorado como meio de mediação para o desenvolvimento do Letramento acadêmico voltado à publicação científica internacional. O estudo está fundamentado na Teoria sócio-histórico cultural Vygotskiana (VSCT) e utiliza o quadro analítico proposto por van Compernolle (2015). Esse quadro envolve uma transcrição detalhada da interação combinada com a microanálise do discurso para identificar as sequências mediacionais dentro da interação. Evidências de desenvolvimento podem ser observadas através de mudanças na extensão, clareza e qualidade da negociação, bem como a transição de sequências mediacionais iniciadas pelo outro para sequências mediacionais iniciadas pelo próprio estudante (autoiniciadas) (van Compernolle, 2015). Dado que o conceito de desenvolvimento de Letramento acadêmico geralmente está associado à abordagem de Letramento acadêmico considerada (Fu & Wang, 2022), este estudo adotou a perspectiva vygotskiana de Letramento acadêmico desenvolvida por Ferreira (2015). Sob essa perspectiva, o Letramento acadêmico é a socialização crítica do uso da linguagem para a produção de conhecimento de acordo com as convenções linguísticas das comunidades discursivas, levando os aprendizes a um estágio de negociação onde podem atuar como agentes da mesma (Ferreira, 2015, p. 18). Os principais achados do estudo mostram uma mudança qualitativa de sequências mediacionais que parte de sequências iniciadas pelo tutor para sequências autoiniciadas pelos estudantes, indicativas de um processo de autorregulação e apropriação desses participantes da tutoria como uma ferramenta mediacional em seu processo de escrita |
id |
USP_2354ffe3d207f240f5385b5c332aa022 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12022025-170350 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC)Mediational role of tutor-tutee interactions in LLAC: Academic Literacy Development in English for Research Publication Purposes of Postgraduate Students from USPacademic literacy developmentacademic writingdesenvolvimento do letramento acadêmicoEnglish for research publication purposesescrita acadêmicaestudos de centros de escritaInglês para fins de publicação científicainterações tutor-alunotutor-tutee interactionswriting center studiesA realidade atual de internacionalização exige que os estudantes de pós-graduação no Brasil publiquem em inglês para obterem seu título (Leal, 2022). Na Universidade de São Paulo (USP), o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) oferece suporte aos estudantes na produção de textos em inglês, principalmente por meio de sessões de tutoria (Ferreira & Lousada, 2016). O presente trabalho tem como objetivo analisar as interações tutor e tutorado como meio de mediação para o desenvolvimento do Letramento acadêmico voltado à publicação científica internacional. O estudo está fundamentado na Teoria sócio-histórico cultural Vygotskiana (VSCT) e utiliza o quadro analítico proposto por van Compernolle (2015). Esse quadro envolve uma transcrição detalhada da interação combinada com a microanálise do discurso para identificar as sequências mediacionais dentro da interação. Evidências de desenvolvimento podem ser observadas através de mudanças na extensão, clareza e qualidade da negociação, bem como a transição de sequências mediacionais iniciadas pelo outro para sequências mediacionais iniciadas pelo próprio estudante (autoiniciadas) (van Compernolle, 2015). Dado que o conceito de desenvolvimento de Letramento acadêmico geralmente está associado à abordagem de Letramento acadêmico considerada (Fu & Wang, 2022), este estudo adotou a perspectiva vygotskiana de Letramento acadêmico desenvolvida por Ferreira (2015). Sob essa perspectiva, o Letramento acadêmico é a socialização crítica do uso da linguagem para a produção de conhecimento de acordo com as convenções linguísticas das comunidades discursivas, levando os aprendizes a um estágio de negociação onde podem atuar como agentes da mesma (Ferreira, 2015, p. 18). Os principais achados do estudo mostram uma mudança qualitativa de sequências mediacionais que parte de sequências iniciadas pelo tutor para sequências autoiniciadas pelos estudantes, indicativas de um processo de autorregulação e apropriação desses participantes da tutoria como uma ferramenta mediacional em seu processo de escritaThe current reality of internationalization demands postgraduate students in Brazil to publish in English to obtain a degree (Leal, 2022). At the University of São Paulo (Universidade de São Paulo), the Academic Literacy Lab (Laboratório de Letramento Acadêmico LLAC USP) offers support to students to write their texts in English, mainly through tutoring sessions (Ferreira & Lousada, 2016). The present work aims to analyze tutor-tutee interactions as a mediational means for the academic literacy development of two postgraduate students who went through two tutoring sessions each. The study is grounded in Vygotskian Sociocultural Theory (VSCT) and uses the analytical framework proposed by van Compernolle (2015). Such a framework involves a thorough transcription of the interaction combined with micro discourse analysis to identify the mediational sequences within the interaction. Evidence of development can be observed through changes in the extent, clarity, and quality of negotiation, as well as the shift from other-initiated to self-initiated mediational sequences (van Compernolle, 2015, p. 76). Since the concept of academic literacy development is usually connected to the academic literacy approach considered (Fu & Wang, 2022), this study adopted the Vygotskian view of academic literacy developed by Ferreira (2015). From this perspective, academic literacy is the critical socialization of language use for reading, writing, or speaking texts aimed at the production, dissemination, and support of knowledge production according to the linguistic conventions of discourse communities, leading apprentices to a negotiation stage where they can be agents of the discursive community (Ferreira, 2015, p. 18). The main findings of the study show a qualitative shift from other-initiated sequences to self-initiated sequences, which are indicative of a process of self-regulation and appropriation by students of the tutoring as a mediational tool for writing processBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Marilia MendesMedeiros, Beatriz Torres de2024-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12022025-170350/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-02-12T19:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-12022025-170350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-02-12T19:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) Mediational role of tutor-tutee interactions in LLAC: Academic Literacy Development in English for Research Publication Purposes of Postgraduate Students from USP |
title |
O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) |
spellingShingle |
O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) Medeiros, Beatriz Torres de academic literacy development academic writing desenvolvimento do letramento acadêmico English for research publication purposes escrita acadêmica estudos de centros de escrita Inglês para fins de publicação científica interações tutor-aluno tutor-tutee interactions writing center studies |
title_short |
O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) |
title_full |
O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) |
title_fullStr |
O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) |
title_sort |
O desenvolvimento do letramento acadêmico para publicação internacional de pós-graduandos USP através de interações em tutorias no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) |
author |
Medeiros, Beatriz Torres de |
author_facet |
Medeiros, Beatriz Torres de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Marilia Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Beatriz Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
academic literacy development academic writing desenvolvimento do letramento acadêmico English for research publication purposes escrita acadêmica estudos de centros de escrita Inglês para fins de publicação científica interações tutor-aluno tutor-tutee interactions writing center studies |
topic |
academic literacy development academic writing desenvolvimento do letramento acadêmico English for research publication purposes escrita acadêmica estudos de centros de escrita Inglês para fins de publicação científica interações tutor-aluno tutor-tutee interactions writing center studies |
description |
A realidade atual de internacionalização exige que os estudantes de pós-graduação no Brasil publiquem em inglês para obterem seu título (Leal, 2022). Na Universidade de São Paulo (USP), o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) oferece suporte aos estudantes na produção de textos em inglês, principalmente por meio de sessões de tutoria (Ferreira & Lousada, 2016). O presente trabalho tem como objetivo analisar as interações tutor e tutorado como meio de mediação para o desenvolvimento do Letramento acadêmico voltado à publicação científica internacional. O estudo está fundamentado na Teoria sócio-histórico cultural Vygotskiana (VSCT) e utiliza o quadro analítico proposto por van Compernolle (2015). Esse quadro envolve uma transcrição detalhada da interação combinada com a microanálise do discurso para identificar as sequências mediacionais dentro da interação. Evidências de desenvolvimento podem ser observadas através de mudanças na extensão, clareza e qualidade da negociação, bem como a transição de sequências mediacionais iniciadas pelo outro para sequências mediacionais iniciadas pelo próprio estudante (autoiniciadas) (van Compernolle, 2015). Dado que o conceito de desenvolvimento de Letramento acadêmico geralmente está associado à abordagem de Letramento acadêmico considerada (Fu & Wang, 2022), este estudo adotou a perspectiva vygotskiana de Letramento acadêmico desenvolvida por Ferreira (2015). Sob essa perspectiva, o Letramento acadêmico é a socialização crítica do uso da linguagem para a produção de conhecimento de acordo com as convenções linguísticas das comunidades discursivas, levando os aprendizes a um estágio de negociação onde podem atuar como agentes da mesma (Ferreira, 2015, p. 18). Os principais achados do estudo mostram uma mudança qualitativa de sequências mediacionais que parte de sequências iniciadas pelo tutor para sequências autoiniciadas pelos estudantes, indicativas de um processo de autorregulação e apropriação desses participantes da tutoria como uma ferramenta mediacional em seu processo de escrita |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-11-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12022025-170350/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12022025-170350/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1831214768836313088 |