PIAGET: um ambiente de realidade virtual distribuída aplicado à aprendizagem colaborativa.
Ano de defesa: | 2003 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-27012025-094143/ |
Resumo: | Mesmo com a crescente evolução dos sistemas computacionais em geral, no que tange a diversos aspectos que vão do poder de processamento aos paradigmas de interface, as atuais aplicações baseadas na WWW cujo propósito é o de auxiliar o processo de aprendizagem, em sua grande maioria, tendem a transportar para esse meio estratégias de ensino a ele inadequadas, uma vez que raramente tiram proveito do aspecto colaborativo inerente a tais sistemas, fazendo com que o termo \"Ensino a Distância\" acabe se identificando com um modelo expositivo de apresentação de conteúdo didático de geração estática. Como a interação é a chave para a colaboração, novos paradigmas de interação, além dos costumeiramente suportados pelas ferramentas de suporte à aprendizagem, devem ser propostos de forma a se obter graus de colaboração maiores que os hoje verificados. Sabe-se, todavia, que não se trata somente de estabelecer novas formas de interação entre os agentes do processo educacional, nem tampouco de diversificar as formas de visualização de conteúdo hipermídia. A simples alteração do paradigma de interação leva a enormes mudanças na própria maneira com a qual o conteúdo didático deve ser elaborado. Ainda, sob uma estratégia pedagógica que seja centrada no aluno e que priorize a construção individual do conhecimento através de processos socio-interativistas, a própria noção de conteúdo didático deve ser revista, saindo de uma definição monolítica e ad hoc para uma nova abordagem queconsidera o conteúdo didático como um conjunto dinâmico de objetos de aprendizagem reutilizáveis. Assim, o presente trabalho apresenta uma proposta para um sistema de suporte a processos interacionistas de aprendizagem colaborativa sobre um ambiente de Realidade Virtual Distribuída. ) Tal proposta, denominada PIAGET (Platform-Independent, Adaptive Generic Environment for Teaching) consiste na determinação de uma arquitetura baseada em Objetos Distribuídos, originalmente sobre Java RMI, como suporte a uma interface de Realidade Virtual imersiva de manipulação direta, desenvolvida em Java3D/VRML. Em linhas gerais, PIAGET permite a agentes envolvidos em processos educacionais interagir entre si e com o próprio ambiente, como se estivessem em uma sala de aula presencial. |
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PIAGET: um ambiente de realidade virtual distribuída aplicado à aprendizagem colaborativa.Untitled in englishAmbiente colaborativoAprendizadoCollaborative environmentLearningRealidade virtualVirtual realityMesmo com a crescente evolução dos sistemas computacionais em geral, no que tange a diversos aspectos que vão do poder de processamento aos paradigmas de interface, as atuais aplicações baseadas na WWW cujo propósito é o de auxiliar o processo de aprendizagem, em sua grande maioria, tendem a transportar para esse meio estratégias de ensino a ele inadequadas, uma vez que raramente tiram proveito do aspecto colaborativo inerente a tais sistemas, fazendo com que o termo \"Ensino a Distância\" acabe se identificando com um modelo expositivo de apresentação de conteúdo didático de geração estática. Como a interação é a chave para a colaboração, novos paradigmas de interação, além dos costumeiramente suportados pelas ferramentas de suporte à aprendizagem, devem ser propostos de forma a se obter graus de colaboração maiores que os hoje verificados. Sabe-se, todavia, que não se trata somente de estabelecer novas formas de interação entre os agentes do processo educacional, nem tampouco de diversificar as formas de visualização de conteúdo hipermídia. A simples alteração do paradigma de interação leva a enormes mudanças na própria maneira com a qual o conteúdo didático deve ser elaborado. Ainda, sob uma estratégia pedagógica que seja centrada no aluno e que priorize a construção individual do conhecimento através de processos socio-interativistas, a própria noção de conteúdo didático deve ser revista, saindo de uma definição monolítica e ad hoc para uma nova abordagem queconsidera o conteúdo didático como um conjunto dinâmico de objetos de aprendizagem reutilizáveis. Assim, o presente trabalho apresenta uma proposta para um sistema de suporte a processos interacionistas de aprendizagem colaborativa sobre um ambiente de Realidade Virtual Distribuída. ) Tal proposta, denominada PIAGET (Platform-Independent, Adaptive Generic Environment for Teaching) consiste na determinação de uma arquitetura baseada em Objetos Distribuídos, originalmente sobre Java RMI, como suporte a uma interface de Realidade Virtual imersiva de manipulação direta, desenvolvida em Java3D/VRML. Em linhas gerais, PIAGET permite a agentes envolvidos em processos educacionais interagir entre si e com o próprio ambiente, como se estivessem em uma sala de aula presencial.Although the growing evolution of computer systems in general, when discussing about the wide range of aspects going from processing power to human-machine interface paradigms, most of web-based, computer-supported learning applications tend to simply transport to this new media inadequate pedagogical strategies, since they barely take advantage of their inherent collaborative trends, thus identifying the term \"Distance Learning\" with an expositive, instructor-driven model of presentation and deployment of statically built content. In the other hand, since interaction is the core for collaboration, new interaction paradigms - besides those that are commonly provided by computer-supported learning tools- should be proposed and tried in order to achieve higher levels of collaboration than those observed nowadays. Nonetheless, the matter of fact is not only to establish new kinds of interaction among learning agents, neither to diversify the ways for hypermedia visualization. Changing of paradigm leads to deeper changes even on the manner how pedagogical content should be designed. In addition, if a learner-centered pedagogical strategy is applied in order to allow apprentices\' knowledge building through socio-interactive processes, even the concepts for didactical content must be reviewed, going from a monolithic, ad-hoc definition for a renewed approach that consider it as a set of reusable, dynamic learning objects. Therefore, this thesis presents a proposal for aninteractive, collaborative learning supporting system built over a Distributed Virtual Reality basis. Such proposal, here named PIAGET (Platform-Independent, Adaptive Generic Environment for Teaching), consists on the establishment of a Distributed Objects-based architecture over Java RMI, as a support for a direct manipulation, immersive Virtual Reality-based interface, which was developed in Java3D, also supporting VRML worlds. ) Thus, PIAGET allows learning agents to interact among them and with the environment itself, as well as its learning objects, as if they were into a real classroom.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Maria Alice Grigas VarellaSilveira, Ismar Frango2003-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-27012025-094143/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-27T11:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-27012025-094143Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-27T11:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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