A técnica Meisner e as sementes do Sistema stanislavskiano plantadas em solo americano
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-31072019-103026/ |
Resumo: | A técnica Meisner e as sementes do Sistema stanislavskiano plantadas em solo americano. 2019. 183f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Esta tese propôs o estudo teórico da técnica Meisner, observando suas origens e as relações com o Sistema de Stanislavski. O objetivo dessa pesquisa foi analisar passo-apasso a técnica meisneriana para esclarecer quais são os procedimentos criados por ela e qual a sua filiação com o Sistema. O estudo questionou as possíveis origens dos seguintes procedimentos meisnerianos: o exercício da repetição, a atividade, o bater na porta, a preparação emocional, as imitações, impedimentos e o trabalho com cenas. Após esse panorama foi feita uma análise que estabelece paralelismos e distinções da técnica Meisner com alguns procedimentos do Sistema, apontando pontos de contato e inflexão entre eles, tais como: comunhão, círculo de atenção, memória afetiva, as circunstâncias propostas, o \"se mágico\" e o étude, mas constatou também diferenças significativas. Concluimos que dois elementos da técnica, apesar de inspirados em Stanislavski, foram criados por Meisner: o exercício da repetição e a preparação emocional. |
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A técnica Meisner e as sementes do Sistema stanislavskiano plantadas em solo americano-ActingAtuaçãoGroup TheatreGroup TheatreKonstantin StanislavskiKonstantin StanislavskiMeisner TechniquePedagogia do teatroSanford MeisnerSanford MeisnerSistema de StanislavskiStanislavski's SistemTécnica MeisnerTheater EducationA técnica Meisner e as sementes do Sistema stanislavskiano plantadas em solo americano. 2019. 183f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Esta tese propôs o estudo teórico da técnica Meisner, observando suas origens e as relações com o Sistema de Stanislavski. O objetivo dessa pesquisa foi analisar passo-apasso a técnica meisneriana para esclarecer quais são os procedimentos criados por ela e qual a sua filiação com o Sistema. O estudo questionou as possíveis origens dos seguintes procedimentos meisnerianos: o exercício da repetição, a atividade, o bater na porta, a preparação emocional, as imitações, impedimentos e o trabalho com cenas. Após esse panorama foi feita uma análise que estabelece paralelismos e distinções da técnica Meisner com alguns procedimentos do Sistema, apontando pontos de contato e inflexão entre eles, tais como: comunhão, círculo de atenção, memória afetiva, as circunstâncias propostas, o \"se mágico\" e o étude, mas constatou também diferenças significativas. Concluimos que dois elementos da técnica, apesar de inspirados em Stanislavski, foram criados por Meisner: o exercício da repetição e a preparação emocional.The Meisner Technique and the Seeds on American Soil Planted by the Stanislavskian Sistem. 2019. 183p. Thesis (Doctorate in Theater) - School of Comunications and Arts, University of São Paulo, São Paulo, 2019. This thesis proposes the theorical study of the Meisner technique, observing its origins and relations with the Stanislavski\'s Sistem. The goal of this research was to analyse step by step the meisnerian technique and clarify which are the procedures created by it, and how is it related to the Sistem. The study questioned the possible origins of the following meisnerian procedures: the repetition exercise, the activity, the knocking on the door, the emotional preparation, imitation, impediments and the work with scenes. After this panorama, was made an analysis that stablished distinctions and paralelisms between the Meisner technique and some procedures of the Sistem, pointing spots of contact and inflexion between them, such as: communion, circle of attention, affective memory, given circunstances, the \"magic if\" and the étude, but found also significative differences. This theses concludes that two elements of the Meisner technique, besides being inspired by Stanislavski, were created by Meisner: the repetition exercise and the emotional preparation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Maria Thais LimaCanton, Luciana Giannini2019-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-31072019-103026/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-08-20T23:15:36Zoai:teses.usp.br:tde-31072019-103026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-08-20T23:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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