Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Menezes, Carlos Eduardo Dantas de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-02102024-152621/
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor um método de construção de um analisador morfológico, treinável com o uso de corpus anotado, que é independente de língua, mas que foi aqui testado com textos da língua portuguesa. Trata-se de um sistema de aprendizado automático, que infere informações linguísticas, relativas a aspectos lexicais e contextuais de todo um corpus de treinamento. Estas informações são armazenadas, codificadas com base em autômatos adaptativos, e posteriormente utilizadas para a tarefa de classificação ou etiquetação morfológica. Os autômatos adaptativos mostraram-se adequados tanto para o fluxo de controle da heurística de aprendizado, como também para nele codificar todos os dados necessários.
id USP_2eee39088cc8bce6d0561664d9149ae5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02102024-152621
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.Untitled in englishAprendizagem automáticoAutomataAutômatosMachine learningNatural language processingProcessamento de linguagens naturaisEste trabalho tem por objetivo propor um método de construção de um analisador morfológico, treinável com o uso de corpus anotado, que é independente de língua, mas que foi aqui testado com textos da língua portuguesa. Trata-se de um sistema de aprendizado automático, que infere informações linguísticas, relativas a aspectos lexicais e contextuais de todo um corpus de treinamento. Estas informações são armazenadas, codificadas com base em autômatos adaptativos, e posteriormente utilizadas para a tarefa de classificação ou etiquetação morfológica. Os autômatos adaptativos mostraram-se adequados tanto para o fluxo de controle da heurística de aprendizado, como também para nele codificar todos os dados necessários.The present work is intended to propose a new method for the construction of a morphological tagger for natural languages. This tagger is, in a large extent, language-independent and trainable with an annotated corpus, and has been tested, inthis work, with texts in Portuguese language. This project is based on automatic learning principles, and has been develop for automatically acquiring and inferring linguistic knowledge related to lexical and contextual aspects of a trainingcorpus. Collected and inferred information are coded into an structure based on adaptive automata. This device is used later as a basis for tagging of other texts. In this project, adaptive automata had proven their adequacy for both therepresentation and the acquisition of knowledge on the mentioned aspects of the natural language and the logic of the heuristics employed to collect that information.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJosé Neto, JoãoMenezes, Carlos Eduardo Dantas de2000-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-02102024-152621/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-02T18:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-02102024-152621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-02T18:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.
Untitled in english
title Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.
spellingShingle Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.
Menezes, Carlos Eduardo Dantas de
Aprendizagem automático
Automata
Autômatos
Machine learning
Natural language processing
Processamento de linguagens naturais
title_short Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.
title_full Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.
title_fullStr Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.
title_full_unstemmed Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.
title_sort Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos.
author Menezes, Carlos Eduardo Dantas de
author_facet Menezes, Carlos Eduardo Dantas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Neto, João
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Carlos Eduardo Dantas de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem automático
Automata
Autômatos
Machine learning
Natural language processing
Processamento de linguagens naturais
topic Aprendizagem automático
Automata
Autômatos
Machine learning
Natural language processing
Processamento de linguagens naturais
description Este trabalho tem por objetivo propor um método de construção de um analisador morfológico, treinável com o uso de corpus anotado, que é independente de língua, mas que foi aqui testado com textos da língua portuguesa. Trata-se de um sistema de aprendizado automático, que infere informações linguísticas, relativas a aspectos lexicais e contextuais de todo um corpus de treinamento. Estas informações são armazenadas, codificadas com base em autômatos adaptativos, e posteriormente utilizadas para a tarefa de classificação ou etiquetação morfológica. Os autômatos adaptativos mostraram-se adequados tanto para o fluxo de controle da heurística de aprendizado, como também para nele codificar todos os dados necessários.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-02102024-152621/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-02102024-152621/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1818279164557393920