Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Motta, Bruna Seibert
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26022015-163707/
Resumo: Este estudo busca o entendimento da personagem que vem modificando as práticas de consumo na era da informação: o prossumidor. Ao longo desta dissertação foi construída a teorização e adaptação deste termo ­ prossumidor - na busca por um entendimento das relações mantidas entre consumidores, seus hábitos, motivações e características a fim de entender como esta personagem modifica os hábitos de consumo, se enraíza no ritual pré-compra proposto ao longo deste trabalho. Para isso, utilizou-se ferramentas como o ConsumerBarometer, análise de comentários em ambientes de prossumerizacão, questionário e entrevista em profundidade. Além disso, foi feita a comparação da influência da publicidade tradicional e o boca a boca (online e offline) onde os resultados dessa contraposição demonstram a notoriedade adquirida pela prática da prossumerização.
id USP_365dd2e171775f5aaa805cfcdc176352
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26022015-163707
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra-advertisinggatekeepinggatekeepinggatewatchinggatewatchingpropagandaprossumidorprosumerredes sociaissocial networkEste estudo busca o entendimento da personagem que vem modificando as práticas de consumo na era da informação: o prossumidor. Ao longo desta dissertação foi construída a teorização e adaptação deste termo ­ prossumidor - na busca por um entendimento das relações mantidas entre consumidores, seus hábitos, motivações e características a fim de entender como esta personagem modifica os hábitos de consumo, se enraíza no ritual pré-compra proposto ao longo deste trabalho. Para isso, utilizou-se ferramentas como o ConsumerBarometer, análise de comentários em ambientes de prossumerizacão, questionário e entrevista em profundidade. Além disso, foi feita a comparação da influência da publicidade tradicional e o boca a boca (online e offline) onde os resultados dessa contraposição demonstram a notoriedade adquirida pela prática da prossumerização.This study threats about the understandment of a new character that has been changing consumption practices in this information age: the prosumer. The Prosumer theorizing and adaptation was built throughout this dissertation to achieve a clear understanding of relationships between consumers, their habits, motivation and characteristics, in order to comprehend how this personage changes the consumer habits and how such a practice is rooted in \"pre-ritual purchase\", proposed in this work. In this regard, were used the tools such as ConsumerBarometer, analysis of comments on prosumption, questionnaire and in-depth interview. Besides, we oppose the range of traditional advertising to realize how their influence can be compared to online or offline word of mouth, and the achieved results of those contraposition proves that this practice is gaining notoriety.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBatista, Leandro LeonardoMotta, Bruna Seibert2014-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26022015-163707/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-26022015-163707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra
-
title Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra
spellingShingle Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra
Motta, Bruna Seibert
advertising
gatekeeping
gatekeeping
gatewatching
gatewatching
propaganda
prossumidor
prosumer
redes sociais
social network
title_short Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra
title_full Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra
title_fullStr Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra
title_full_unstemmed Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra
title_sort Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra
author Motta, Bruna Seibert
author_facet Motta, Bruna Seibert
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Leandro Leonardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Bruna Seibert
dc.subject.por.fl_str_mv advertising
gatekeeping
gatekeeping
gatewatching
gatewatching
propaganda
prossumidor
prosumer
redes sociais
social network
topic advertising
gatekeeping
gatekeeping
gatewatching
gatewatching
propaganda
prossumidor
prosumer
redes sociais
social network
description Este estudo busca o entendimento da personagem que vem modificando as práticas de consumo na era da informação: o prossumidor. Ao longo desta dissertação foi construída a teorização e adaptação deste termo ­ prossumidor - na busca por um entendimento das relações mantidas entre consumidores, seus hábitos, motivações e características a fim de entender como esta personagem modifica os hábitos de consumo, se enraíza no ritual pré-compra proposto ao longo deste trabalho. Para isso, utilizou-se ferramentas como o ConsumerBarometer, análise de comentários em ambientes de prossumerizacão, questionário e entrevista em profundidade. Além disso, foi feita a comparação da influência da publicidade tradicional e o boca a boca (online e offline) onde os resultados dessa contraposição demonstram a notoriedade adquirida pela prática da prossumerização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26022015-163707/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26022015-163707/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809092140363415552