Vórtice.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1992
Autor(a) principal: Casamassa Neto, Jose
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-15012025-092831/
Resumo: Este trabalho pretende analisar a atual fase de conhecimento das condições de formação, predição e prevenção do vórtice. Vários estudos e desenvolvimento de estruturas hidráulicas, em modelos, mostram a grande dificuldade de interpretar, as característícas, a origem da sua formação e a prevenção, para eliminar ou diminuir seus efeitos. Este estudo tenta também interpretar a formação do vórtice em modelos e relacionar seu comportamento com 0 prot6tlpo. Podemos resumir as causas de ocorrência de vórtices em: as condições de aproximação da tomada d\'agua e a submergência crítica. O modelismo físico e necessário quando se requer a garantia que o vórtice não ocorrera. O desempenho de bomba pode ser diminuído pela ação do vórtice, principalmente quando ocorrer arraste de ar. Este trabalho analisa vários estudos, sobre o assunto e apresenta conclusões no final.
id USP_3b2101dc22b9e42c32eab1df64d0505d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15012025-092831
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Vórtice.Untitled in englishVorticesVórticesEste trabalho pretende analisar a atual fase de conhecimento das condições de formação, predição e prevenção do vórtice. Vários estudos e desenvolvimento de estruturas hidráulicas, em modelos, mostram a grande dificuldade de interpretar, as característícas, a origem da sua formação e a prevenção, para eliminar ou diminuir seus efeitos. Este estudo tenta também interpretar a formação do vórtice em modelos e relacionar seu comportamento com 0 prot6tlpo. Podemos resumir as causas de ocorrência de vórtices em: as condições de aproximação da tomada d\'agua e a submergência crítica. O modelismo físico e necessário quando se requer a garantia que o vórtice não ocorrera. O desempenho de bomba pode ser diminuído pela ação do vórtice, principalmente quando ocorrer arraste de ar. Este trabalho analisa vários estudos, sobre o assunto e apresenta conclusões no final.This work intends to analyse the actual knowledge fase of the condictions of formation, prediction and prevencion of vortex. Many studies about vortex and development in models of hydraulic structures, show the great difficulty to interpret the characteristics, the origin of this formation and the prevention to avoid or reduce its effects. These studies also try to interpret, the formation of vortex in models and to relate its conduct in the prototypes. We can resume the causes of vortex occurrency in: the condictions of intake approaches and to the critical submergence. The psysical modelism is necessary when one must have to garantie that the vortex will not be formed. The performance of a pump may be a lot decreases because of the vortex action, mainly when it occures air entrainment. So vortex are not convenient into a sump pump. This work analyses several studies about the subject, offering conclusions at the end.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTamada, KikuoCasamassa Neto, Jose1992-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-15012025-092831/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-15T11:32:02Zoai:teses.usp.br:tde-15012025-092831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-15T11:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vórtice.
Untitled in english
title Vórtice.
spellingShingle Vórtice.
Casamassa Neto, Jose
Vortices
Vórtices
title_short Vórtice.
title_full Vórtice.
title_fullStr Vórtice.
title_full_unstemmed Vórtice.
title_sort Vórtice.
author Casamassa Neto, Jose
author_facet Casamassa Neto, Jose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tamada, Kikuo
dc.contributor.author.fl_str_mv Casamassa Neto, Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Vortices
Vórtices
topic Vortices
Vórtices
description Este trabalho pretende analisar a atual fase de conhecimento das condições de formação, predição e prevenção do vórtice. Vários estudos e desenvolvimento de estruturas hidráulicas, em modelos, mostram a grande dificuldade de interpretar, as característícas, a origem da sua formação e a prevenção, para eliminar ou diminuir seus efeitos. Este estudo tenta também interpretar a formação do vórtice em modelos e relacionar seu comportamento com 0 prot6tlpo. Podemos resumir as causas de ocorrência de vórtices em: as condições de aproximação da tomada d\'agua e a submergência crítica. O modelismo físico e necessário quando se requer a garantia que o vórtice não ocorrera. O desempenho de bomba pode ser diminuído pela ação do vórtice, principalmente quando ocorrer arraste de ar. Este trabalho analisa vários estudos, sobre o assunto e apresenta conclusões no final.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-15012025-092831/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-15012025-092831/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1831214830672936960