Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1997
Autor(a) principal: Piccini, Andrea
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-19032025-101055/
Resumo: Nesse trabalho estuda-se a problemática das habitações precárias coletivas de aluguel, cortiços localizados nas áreas centrais da cidade de São Paulo. Defendemos a tese de que a melhoria das condições de vida dos cortiços, passa pela ação do município. E necessário que a administração ública municipal se torne o carro chefe assumindo o seu papel de promotor para promover a reestruturação urbana e renovação dos cortiços do centro da cidade. Salienta-se que essas funções da administração municipal são justificadas pelo fato de que sem essas ações desencadeadoras de processos de reestruturação, o centro da cidade não voltará a exercer um papel de atração dos investimentos privados. Investimentos e novos instrumentos urbanísticos, deverão enfatizar a participação dos setores públicos para reverter o interesse da iniciativa privada na promoção de soluções que melhorem a qualidade de vida da população de menor renda residente nas áreas centrais.
id USP_455d10112dfbb1f271199f6408f0384d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19032025-101055
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.Untitled in englishCortiçosHabitaçãoHousingTenementsNesse trabalho estuda-se a problemática das habitações precárias coletivas de aluguel, cortiços localizados nas áreas centrais da cidade de São Paulo. Defendemos a tese de que a melhoria das condições de vida dos cortiços, passa pela ação do município. E necessário que a administração ública municipal se torne o carro chefe assumindo o seu papel de promotor para promover a reestruturação urbana e renovação dos cortiços do centro da cidade. Salienta-se que essas funções da administração municipal são justificadas pelo fato de que sem essas ações desencadeadoras de processos de reestruturação, o centro da cidade não voltará a exercer um papel de atração dos investimentos privados. Investimentos e novos instrumentos urbanísticos, deverão enfatizar a participação dos setores públicos para reverter o interesse da iniciativa privada na promoção de soluções que melhorem a qualidade de vida da população de menor renda residente nas áreas centrais.This dissertation presents problems of the poor collective habitations: rented, slums, found localized in the centre of São Paulo city. The thesis we defend is that the improvement of the life conditions at the slums, depends on the action of the municipal governament. It is necessary that the municipal public administration assume its function of promoter of the urban restructuration and renewal of the slums in the Center of the city. It is emphasized that whithout the Municipal Administrations action that permits the reestructuration process the centre of the city Will not perform its function of an attractor of privated investiments. Investiments and new urbanistic instruments, Will emphasise the participation of public sectors to change the interest of private enterprises to promote solutions that improve lifes quality to the less proceed people that lives at central areas.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZmitrowicz, WitoldPiccini, Andrea1997-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-19032025-101055/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-03-19T13:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-19032025-101055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-03-19T13:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.
Untitled in english
title Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.
spellingShingle Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.
Piccini, Andrea
Cortiços
Habitação
Housing
Tenements
title_short Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.
title_full Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.
title_fullStr Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.
title_full_unstemmed Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.
title_sort Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: habitação e instrumentos urbanísticos.
author Piccini, Andrea
author_facet Piccini, Andrea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zmitrowicz, Witold
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccini, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Cortiços
Habitação
Housing
Tenements
topic Cortiços
Habitação
Housing
Tenements
description Nesse trabalho estuda-se a problemática das habitações precárias coletivas de aluguel, cortiços localizados nas áreas centrais da cidade de São Paulo. Defendemos a tese de que a melhoria das condições de vida dos cortiços, passa pela ação do município. E necessário que a administração ública municipal se torne o carro chefe assumindo o seu papel de promotor para promover a reestruturação urbana e renovação dos cortiços do centro da cidade. Salienta-se que essas funções da administração municipal são justificadas pelo fato de que sem essas ações desencadeadoras de processos de reestruturação, o centro da cidade não voltará a exercer um papel de atração dos investimentos privados. Investimentos e novos instrumentos urbanísticos, deverão enfatizar a participação dos setores públicos para reverter o interesse da iniciativa privada na promoção de soluções que melhorem a qualidade de vida da população de menor renda residente nas áreas centrais.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-19032025-101055/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-19032025-101055/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492243680329728