Contribuição ao dimensionamento e à avaliação operacional de terminais urbanos de passageiros metroviários e ferroviários.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Cauê Sauter Guazzelli
Orientador(a): Nicolau Dionísio Fares Gualda
Banca de defesa: Felipe Issa Kabbach Júnior, Orlando Fontes Lima Júnior
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia de Transportes
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-05082011-153908
Resumo: Esta pesquisa objetivou contribuir para o dimensionamento e a análise operacional de terminais metroviários e ferroviários brasileiros. Para tanto, iniciou-se com um levantamento bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se procedeu à conceituação sistêmica do terminal, do seu dimensionamento operacional e do comportamento de pedestres no mesmo. Com base nesses conceitos, foi desenvolvido um modelo de simulação capaz de fornecer suporte aos processos de dimensionamento e avaliação operacional de terminais urbanos de passageiros ferroviários e metroviários. A pesquisa bibliográfica e uma pesquisa em campo suportaram a concepção do modelo, voltado para a realidade brasileira. A modelagem desenvolvida representa os passageiros ao passarem pelos processos envolvidos no embarque e desembarque do terminal. Devido à dificuldade de obtenção de dados operacionais, foi feita uma calibração do modelo por meio da comparação entre dados medidos em terminais durante sua operação e os resultados do modelo. Foram simulados cenários por meio do modelo e seus resultados analisados, o que permitiu sua comparação e a identificação de soluções que se adequam melhor aos requisitos do terminal. Os testes mostraram que o modelo é adequado para dar suporte à tomada de decisão ao planejador durante o planejamento e avaliação operacional desse tipo de terminal e representa um passo significativo para o desenvolvimento de um modelo mais completo, capaz de permitir sua aplicação a terminais mais complexos, incluindo o tratamento de componentes não operacionais.
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