Contribuição para o dimensionamento de áreas destinadas a pedestres em terminais metroferroviários considerando o nível de serviço.
Ano de defesa: | 1992 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Resumo: | O trabalho tem por objetivo padronizar e sistematizar a utilização da metodologia de dimensionamento de áreas de embarque e desembarque de passageiros em terminais metroferroviários, considerando o conceito de nível de serviço de pedestres. São analisados os princípios do fluxo de pedestres com base na fundamentação teórica do tráfego de veículos. O conceito de nível de serviço, inicialmente utilizado no campo da engenharia de tráfego para determinar graus relativos de conveniência em rodovias, é adotado para definir fatores de confôrto e segurança de equipamentos e áreas destinados a pedestres. São discutidos três métodos existentes de dimensionamento de terminais metroferroviários de passageiros, utilizados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU, pela ferrovia Paulista S.A.-Fepasa e pela Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metro. Propõe-se uma nova metodologia, que introduz o conceito de nível de serviço nos métodos de dimensionamento de plataformas de embarque e desembarque de passageiros em estações metroferroviárias, apresentada através de um único ábaco, que contém os parâmetros necessários ao dimensionamento, para diferentes tipos de sistemas de trasnporte de massa. Um estudo de caso exemplifica e valida o método proposto. |
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Contribuição para o dimensionamento de áreas destinadas a pedestres em terminais metroferroviários considerando o nível de serviço.Untitled in englishMetro rail terminalsPedestresPedestriansTerminais metroferroviáriosO trabalho tem por objetivo padronizar e sistematizar a utilização da metodologia de dimensionamento de áreas de embarque e desembarque de passageiros em terminais metroferroviários, considerando o conceito de nível de serviço de pedestres. São analisados os princípios do fluxo de pedestres com base na fundamentação teórica do tráfego de veículos. O conceito de nível de serviço, inicialmente utilizado no campo da engenharia de tráfego para determinar graus relativos de conveniência em rodovias, é adotado para definir fatores de confôrto e segurança de equipamentos e áreas destinados a pedestres. São discutidos três métodos existentes de dimensionamento de terminais metroferroviários de passageiros, utilizados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU, pela ferrovia Paulista S.A.-Fepasa e pela Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metro. Propõe-se uma nova metodologia, que introduz o conceito de nível de serviço nos métodos de dimensionamento de plataformas de embarque e desembarque de passageiros em estações metroferroviárias, apresentada através de um único ábaco, que contém os parâmetros necessários ao dimensionamento, para diferentes tipos de sistemas de trasnporte de massa. Um estudo de caso exemplifica e valida o método proposto.The purpose of this work is standardizing and systematizing the methodology for designing pedestrians \' arrival and departure plataforms on subway or railway terminals, considering the level-of-service concept. Pedestrian flow principles are analyzed and compared with the vehicle traffic theory. The level-of-service concept, that was first used on Traffic Engineering to define degrees of convenience on roadways, is adopted to determine safety and comfort indicators of pedestrians facilities. Three methods nowadays used in Brazil by \"Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU\", \"Ferrovia Paulista S.A. - FEPASA\" and Companhia do Metropolitano de São Paulo METRO\" are discussed. A new designing methodology is proposed, by adequating CBTU\'s criterion, introducing the level-of-service concept on the designing method to calculate transit plataforms width. The proposed methodology is presented on a single abacus, containing all the necessary parameters to dimension plataforms width, considering six levels-of-service zones for different kinds of transit systems. Finally, this new method is applied to a real situation, presenting satisfactory results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWaisman, JaimeFerreira, Thays Bard1992-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15012025-155315/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-15T17:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-15012025-155315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-15T17:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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