Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no México

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Jacobo, Galia Xuen Lan Sandoval
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16032017-031521/
Resumo: Este trabalho surge da preocupação que tem adquirido a acelerada dinâmica de mercantilização das economias a nível internacional neste século XXI, mediante a aplicação de reformas econômicas, políticas e sociais que favorecem a abertura da economia e das instituições públicas ao setor privado, em detrimento dos direitos sociais e da qualidade de vida da maioria da população mundial. No caso da educação, este processo de descentralização para o mercado é evidenciado por vários autores (BALL, 2008; HILL, 2003; ROBERTSON, VERGER, 2012; PERONI, OLIVEIRA, FERNANDES, 2009; KRAWCZYK, 2005, entre outros), assim como as graves consequências de grande exclusão social, de inequidade, de homogeneização e empobrecimento da educação (ver ROBERTSON; VERGER, 2012), e da submissão internacional a uma ideologia hegemónica: a lógica neoliberal do lucro, da competitividade, da individualidade, da liberdade de seleção, e da supremacia do mercado sobre o social. A administração e organização, das práticas educacionais estão reconfigurando-se sob esses eixos neoliberais. Neste trabalho se estuda esse processo neoliberal na educação, analisando a experiência do México, que nos anos noventa principalmente, inicia com políticas de descentralização educacional e de gestão de qualidade nas escolas, promovidas por grandes organismos internacionais, que levaram à promulgação e implementação de grandes reformas nos decênios seguintes. A última grande mudança constitucional, conhecida como a Reforma Educativa 2013, é nosso objeto de estudo. Partindo do princípio da totalidade da teoria marxista, pretende-se compreender a articulação do movimento capitalista do século XXI a nível internacional, com as mudanças econômicas da economia mexicana (a reforma laboral) e por sua vez, destas com a educação. Retomando a Marx (1977), parte-se da tese de que as relações sociais de produção condicionam as práticas sociais (à educação), assim como a consciência dos homens. Desde a perspectiva marxista a educação é vista nesta pesquisa, como um processo histórico de produção e apropriação da cultura pelo homem (LEONTIEV, 1978; VIGOTSKI, 2004) que possibilita a formação do homem ciente e revolucionário, que contribui na sua emancipação para a construção de um sistema econômico mais justo (VIGOTSKI, 2015).
id USP_51006fdaefd6d2b3db899e11c2f7a8c1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16032017-031521
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no MéxicoNaturaleza económica y política de la reforma educativa 2013 en MéxicoAlienação do trabalhoAlienación del trabajoEducaçãoEducaciónHombreHomemEste trabalho surge da preocupação que tem adquirido a acelerada dinâmica de mercantilização das economias a nível internacional neste século XXI, mediante a aplicação de reformas econômicas, políticas e sociais que favorecem a abertura da economia e das instituições públicas ao setor privado, em detrimento dos direitos sociais e da qualidade de vida da maioria da população mundial. No caso da educação, este processo de descentralização para o mercado é evidenciado por vários autores (BALL, 2008; HILL, 2003; ROBERTSON, VERGER, 2012; PERONI, OLIVEIRA, FERNANDES, 2009; KRAWCZYK, 2005, entre outros), assim como as graves consequências de grande exclusão social, de inequidade, de homogeneização e empobrecimento da educação (ver ROBERTSON; VERGER, 2012), e da submissão internacional a uma ideologia hegemónica: a lógica neoliberal do lucro, da competitividade, da individualidade, da liberdade de seleção, e da supremacia do mercado sobre o social. A administração e organização, das práticas educacionais estão reconfigurando-se sob esses eixos neoliberais. Neste trabalho se estuda esse processo neoliberal na educação, analisando a experiência do México, que nos anos noventa principalmente, inicia com políticas de descentralização educacional e de gestão de qualidade nas escolas, promovidas por grandes organismos internacionais, que levaram à promulgação e implementação de grandes reformas nos decênios seguintes. A última grande mudança constitucional, conhecida como a Reforma Educativa 2013, é nosso objeto de estudo. Partindo do princípio da totalidade da teoria marxista, pretende-se compreender a articulação do movimento capitalista do século XXI a nível internacional, com as mudanças econômicas da economia mexicana (a reforma laboral) e por sua vez, destas com a educação. Retomando a Marx (1977), parte-se da tese de que as relações sociais de produção condicionam as práticas sociais (à educação), assim como a consciência dos homens. Desde a perspectiva marxista a educação é vista nesta pesquisa, como um processo histórico de produção e apropriação da cultura pelo homem (LEONTIEV, 1978; VIGOTSKI, 2004) que possibilita a formação do homem ciente e revolucionário, que contribui na sua emancipação para a construção de um sistema econômico mais justo (VIGOTSKI, 2015).Este trabajo surge de la preocupación que ha adquirido la acelerada dinámica de mercantilización de las economías a nivel internacional en este siglo XXI, con la aplicación de reformas económicas, políticas y sociales, que favorecen la apertura de la economía y de las instituciones públicas al sector privado, en detrimento de los derechos sociales y de la calidad de vida de la mayoría de la población mundial. En el caso de la educación, este proceso de descentralización para el mercado es evidenciado por varios autores (BALL, 2008; HILL, 2003; ROBERTSON, VERGER, 2012; PERONI, OLIVEIRA, FERNANDES, 2009; KRAWCZYK, 2005, entre otros), así como las graves consecuencias de gran exclusión social, de inequidad, de homogeneización y empobrecimiento de la educación (ver ROBERTSON; VERGER, 2012), y del sometimiento internacional a una ideología hegemónica: la lógica neoliberal del lucro, de la competitividad, de la individualidad, de la libertad de selección y de la supremacía del mercado sobre lo social. La administración y organización de las prácticas educativas están reconfigurándose sobre esos ejes neoliberales. Este trabajo estudia ese proceso neoliberal en la educación, a partir de la experiencia de México, que en los años noventa principalmente, pone en marcha políticas de descentralización educativa y de gestión de calidad en las escuelas, promovidas por grandes organismos internacionales y que han llevado a la promulgación e implementación de grandes reformas en los siguientes decenios. La última modificación constitucional, conocida como la Reforma Educativa 2013, es nuestro objeto de estudio. Partiendo del principio de totalidad de la teoría marxista, se pretende comprender la articulación del movimiento capitalista del siglo XXI a nivel internacional, con los cambios económicos de la economía mexicana (la reforma laboral) y a su vez, de éstos con la educación. Retomando a Marx (1977), se parte de la tesis de que las relaciones sociales de producción determinan las prácticas sociales (entre ellas a la educación), así como la consciencia de los hombres. Desde la perspectiva marxista, la educación es vista en esta investigación como un proceso histórico de producción y apropiación de la cultura por el hombre (LEONTIEV, 1978; VIGOTSKI, 2004), que posibilita la formación del hombre consciente y revolucionario, que contribuye a su emancipación para la construcción de un sistema más justo (VIGOTSKI, 2015).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGarcia, Teise de Oliveira GuaranhaJacobo, Galia Xuen Lan Sandoval2016-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16032017-031521/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-16032017-031521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no México
Naturaleza económica y política de la reforma educativa 2013 en México
title Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no México
spellingShingle Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no México
Jacobo, Galia Xuen Lan Sandoval
Alienação do trabalho
Alienación del trabajo
Educação
Educación
Hombre
Homem
title_short Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no México
title_full Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no México
title_fullStr Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no México
title_full_unstemmed Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no México
title_sort Natureza econômica e política da reforma educativa 2013 no México
author Jacobo, Galia Xuen Lan Sandoval
author_facet Jacobo, Galia Xuen Lan Sandoval
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Teise de Oliveira Guaranha
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobo, Galia Xuen Lan Sandoval
dc.subject.por.fl_str_mv Alienação do trabalho
Alienación del trabajo
Educação
Educación
Hombre
Homem
topic Alienação do trabalho
Alienación del trabajo
Educação
Educación
Hombre
Homem
description Este trabalho surge da preocupação que tem adquirido a acelerada dinâmica de mercantilização das economias a nível internacional neste século XXI, mediante a aplicação de reformas econômicas, políticas e sociais que favorecem a abertura da economia e das instituições públicas ao setor privado, em detrimento dos direitos sociais e da qualidade de vida da maioria da população mundial. No caso da educação, este processo de descentralização para o mercado é evidenciado por vários autores (BALL, 2008; HILL, 2003; ROBERTSON, VERGER, 2012; PERONI, OLIVEIRA, FERNANDES, 2009; KRAWCZYK, 2005, entre outros), assim como as graves consequências de grande exclusão social, de inequidade, de homogeneização e empobrecimento da educação (ver ROBERTSON; VERGER, 2012), e da submissão internacional a uma ideologia hegemónica: a lógica neoliberal do lucro, da competitividade, da individualidade, da liberdade de seleção, e da supremacia do mercado sobre o social. A administração e organização, das práticas educacionais estão reconfigurando-se sob esses eixos neoliberais. Neste trabalho se estuda esse processo neoliberal na educação, analisando a experiência do México, que nos anos noventa principalmente, inicia com políticas de descentralização educacional e de gestão de qualidade nas escolas, promovidas por grandes organismos internacionais, que levaram à promulgação e implementação de grandes reformas nos decênios seguintes. A última grande mudança constitucional, conhecida como a Reforma Educativa 2013, é nosso objeto de estudo. Partindo do princípio da totalidade da teoria marxista, pretende-se compreender a articulação do movimento capitalista do século XXI a nível internacional, com as mudanças econômicas da economia mexicana (a reforma laboral) e por sua vez, destas com a educação. Retomando a Marx (1977), parte-se da tese de que as relações sociais de produção condicionam as práticas sociais (à educação), assim como a consciência dos homens. Desde a perspectiva marxista a educação é vista nesta pesquisa, como um processo histórico de produção e apropriação da cultura pelo homem (LEONTIEV, 1978; VIGOTSKI, 2004) que possibilita a formação do homem ciente e revolucionário, que contribui na sua emancipação para a construção de um sistema econômico mais justo (VIGOTSKI, 2015).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16032017-031521/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16032017-031521/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091806670880768