Inventário Júnior de Temperamento e Caráter de Cloninger (JTCI) para crianças de 9 a 13 anos: um estudo de validade e uma proposta de versão adaptada para o português
Ano de defesa: | 2010 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Link de acesso: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-16072010-103754/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivos um estudo de validade e a proposta de uma versão adaptada para o Português do Inventário de Temperamento e Caráter, desenvolvido por Cloninger para crianças (JTCI). Este instrumento avalia a personalidade da criança sob o ponto de vista do modelo dimensional de Cloninger, que propõe quatro dimensões para temperamento (busca de novidades, evitação de danos, dependência de recompensa e persistência) e três dimensões para caráter (auto-diretividade, cooperatividade e auto-transcendência). O JTCI é um instrumento de auto-preenchimento e que contém 128 perguntas, adaptadas à faixa etária de 9 a 13 anos. População estudada: crianças entre 9 e 13 anos (n = 188), regularmente matriculadas no ensino fundamental dos setores público e privado de ensino do Estado de São Paulo. Análise dos dados: Análise da estrutura interna do teste, através da verificação da consistência interna dos traços de temperamento e de caráter com as questões que compõem o instrumento, através do cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach e da análise fatorial (pacote estatístico SPSS 12.0 for Windows). Resultados: após a análise estatística, verificou-se que muitos itens apresentavam baixas correlações com suas variáveis, o que interferia no poder do teste. A retirada de 36 itens que apresentavam baixa correlação com suas respectivas variáveis possibilitou que novos valores de correlação fossem obtidos, aumentando-se assim a consistência interna dos domínios avaliados e confirmando o poder do teste. Conclusão: uma versão válida e adaptada para o Português é proposta, com 92 itens |
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Inventário Júnior de Temperamento e Caráter de Cloninger (JTCI) para crianças de 9 a 13 anos: um estudo de validade e uma proposta de versão adaptada para o portuguêsChildrenCriançasInventário de temperamento e caráterPersonalidadePersonalityTemperament inventoryTest validityValidade do testeO presente trabalho tem como objetivos um estudo de validade e a proposta de uma versão adaptada para o Português do Inventário de Temperamento e Caráter, desenvolvido por Cloninger para crianças (JTCI). Este instrumento avalia a personalidade da criança sob o ponto de vista do modelo dimensional de Cloninger, que propõe quatro dimensões para temperamento (busca de novidades, evitação de danos, dependência de recompensa e persistência) e três dimensões para caráter (auto-diretividade, cooperatividade e auto-transcendência). O JTCI é um instrumento de auto-preenchimento e que contém 128 perguntas, adaptadas à faixa etária de 9 a 13 anos. População estudada: crianças entre 9 e 13 anos (n = 188), regularmente matriculadas no ensino fundamental dos setores público e privado de ensino do Estado de São Paulo. Análise dos dados: Análise da estrutura interna do teste, através da verificação da consistência interna dos traços de temperamento e de caráter com as questões que compõem o instrumento, através do cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach e da análise fatorial (pacote estatístico SPSS 12.0 for Windows). Resultados: após a análise estatística, verificou-se que muitos itens apresentavam baixas correlações com suas variáveis, o que interferia no poder do teste. A retirada de 36 itens que apresentavam baixa correlação com suas respectivas variáveis possibilitou que novos valores de correlação fossem obtidos, aumentando-se assim a consistência interna dos domínios avaliados e confirmando o poder do teste. Conclusão: uma versão válida e adaptada para o Português é proposta, com 92 itensThe current work focuses on a validity study and the proposal for an adapted version to Portuguese of the Junior Character and Temperament Inventory, developed by Cloninger for children. This instrument evaluates the childs personality through Clonigers dimensional model, which proposes four temperament dimensions (novelty seeking, harm avoidance, reward dependence and persistence) and three character dimensions (self-directedness, cooperativeness, and self-transcendence). The Inventory is a self-report document containing 128 questions adapted to children aged 9-13 years. Sample: children aged 9-13 years (n=188), regularly enrolled in the State of São Paulos private and public primary and secondary schools. Data analysis: Tests internal structure analysis, through internal consistency check of temperament and character traits using the questions within the document by the Cronbach alphas and the factorial analysis (statistical analysis software SPSS 12.0 for Windows). Results: After statistical analysis, it was verified that several items showed low correlations with their respective variables, which interfered with the tests power. After removing 36 items which presented low correlation with their variables, new correlation values were obtained, enhancing the internal consistency of evaluated domains and confirming the tests power. Conclusion: a valid and adapted version to Portuguese is proposed, with 92 itemsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAssumpcao Junior, Francisco BaptistaMondoni, Susan Meire2010-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-16072010-103754/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-16072010-103754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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