O papel do transporte coletivo na expansão e estruturação urbana do município de São Paulo: o corredor Santo Amaro - 9 de Julho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Karine Murachco
Orientador(a): Regina Maria Prosperi Meyer
Banca de defesa: Andreina Nigriello, Eduardo Trani
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.16.2003.tde-20012023-163918
Resumo: Seria o transporte coletivo um elemento de construção da cidade? Do início do século XX até os anos 1930, São Paulo organizou-se em volta e ao longo das linhas férreas e do bonde. Posteriormente, a consolidação do ônibus como principal meio de transporte criou possibilidades de expansão urbana ilimitada e desordenada. A partir dos anos 1950 e mais fortemente na década seguinte, assiste-se ao processo de metropolização da cidade e o sistema de transportes metropolitanos tarda a organizar-se. O metrô tem a pretensão de ser o estruturador do sistema, contudo a lentidão de sua implantação não lhe permite desempenhar o seu papel. Diversos sistemas acabam concorrendo entre si, sem que haja um projeto comum que teria as dimensões da metrópole. É assim que o projeto de corredores aparece, mas, também é implantado de forma incompleta. A cidade e as necessidades relativas ao sistema de transportes crescem mais do que a capacidade do poder público em implantá-las. Atualmente assiste-se a novas tentativas de planejamento integrado como o Plano Integrado de Transportes Urbanos - PITU 2020 ou como os projetos de remodelação do sistema de transporte sobre pneus. Os corredores de ônibus pretendem, além de dar soluções para o transporte coletivo do ponto de vista operacional, desenhar a cidade, conferindo qualidade ao espaço público e às dinâmicas urbanas.
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