Comunicação, alimentação e saúde: diretrizes para uma nova abordagem midiática e promoção da cidadania a partir da análise temática do material didático do Projeto Educando com a horta escolar (PEHE)
Ano de defesa: | 2013 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Ciências da Comunicação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-07022014-155134 |
Resumo: | A pesquisa objetiva fornecer diretrizes na abordagem da alimentação, de forma que se disponibilizem subsídios práticos a quem se propõe a tratar do tema e a ampliar o debate acerca do assunto. Pode-se afirmar que as mídias que abordam dieta e nutrição baseiam-se no nutricionismo - a ideologia oficial da dieta ocidental - cujo foco é tratar o alimento como se ele fosse somente a soma de seus nutrientes, sempre sob aval do saber científico. A mídia também dispõe a alimentação como campo predominantemente voltado à dieta e nutrição, e constrói o discurso de que a alimentação do indivíduo e, por consequência, sua saúde, é uma responsabilidade individual e pouco vinculada a aspectos como à cultura e à política. Na ausência de um veículo midiático que contrastasse com essa abordagem, foi adotado como objeto de estudo o material didático do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE), que surgiu em 2005 e foi realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A metodologia do PEHE consiste em uma estratégia em Segurança Alimentar e Nutricional, de maneira que se efetivem os princípios do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Soberania Alimentar. De caráter transdisciplinar, seu material comunicativo propõe a execução de uma horta comunitária, bem como um laboratório para abordar temas como saúde, nutrição e economia. Como resultados são fornecidas 32 diretrizes na abordagem da alimentação, divididas em quatro temas centrais. No que concerne à análise do PEHE, foram detectadas seis temáticas centrais. E, tanto as diretrizes quanto a apreciação crítica do objeto se deram pelo método da análise temática, em conjunção com a pesquisa documental. Pode-se afirmar que as diretrizes trazem à tona quanto o questionamento do tema alimento é intersetorial, político e, por consequência, de interesse público. E, ao tornarem públicas tais questões, os diversos setores envolvidos - sobretudo o Estado, a indústria alimentícia e o jornalismo - deverão rever suas políticas e estratégias em torno do alimento |
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Pode-se afirmar que as mídias que abordam dieta e nutrição baseiam-se no nutricionismo - a ideologia oficial da dieta ocidental - cujo foco é tratar o alimento como se ele fosse somente a soma de seus nutrientes, sempre sob aval do saber científico. A mídia também dispõe a alimentação como campo predominantemente voltado à dieta e nutrição, e constrói o discurso de que a alimentação do indivíduo e, por consequência, sua saúde, é uma responsabilidade individual e pouco vinculada a aspectos como à cultura e à política. Na ausência de um veículo midiático que contrastasse com essa abordagem, foi adotado como objeto de estudo o material didático do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE), que surgiu em 2005 e foi realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A metodologia do PEHE consiste em uma estratégia em Segurança Alimentar e Nutricional, de maneira que se efetivem os princípios do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Soberania Alimentar. De caráter transdisciplinar, seu material comunicativo propõe a execução de uma horta comunitária, bem como um laboratório para abordar temas como saúde, nutrição e economia. Como resultados são fornecidas 32 diretrizes na abordagem da alimentação, divididas em quatro temas centrais. No que concerne à análise do PEHE, foram detectadas seis temáticas centrais. E, tanto as diretrizes quanto a apreciação crítica do objeto se deram pelo método da análise temática, em conjunção com a pesquisa documental. Pode-se afirmar que as diretrizes trazem à tona quanto o questionamento do tema alimento é intersetorial, político e, por consequência, de interesse público. E, ao tornarem públicas tais questões, os diversos setores envolvidos - sobretudo o Estado, a indústria alimentícia e o jornalismo - deverão rever suas políticas e estratégias em torno do alimento The research aims to provide guidelines for food, in a way that provides practical subsidies to those who intends to address the issue as well as broaden the debate on the subject. It can be stated that the media addressing diet and nutrition are based on nutritionism, the official ideology of the Western diet, which focuses on treating food as if it were only the sum of its nutrients, always under endorsement of scientific knowledge. The media also treat the subject as a field predominantly turned to diet and nutrition, based on the idea that the individual\'s food choices and, consequently, their health is an individual responsibility and less linked to other aspects, such as culture and politics. In the absence of knowledge of a media vehicle that contrasted with that approach, it was adopted as object of study the Educating with School Garden Project (Pehe), which was released in 2005 and conducted by the National Fund for Education Development (FNDE) in partnership with the Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). The methodology consists in a strategy in Food Safety, in a way that maintain the principles of the Right to Food and Food Sovereignty. This Project is trans disciplinary and proposes the implementation of a school garden as well as a laboratory to issues such as health, nutrition and economy. As a result are provided 32 guidelines on food, divided into four main themes. Regarding the analysis of the Educating with School Garden Project, were detected six central themes. Both the guidelines and critical appreciation of the object is given by the method of thematic analysis, in conjunction with the documentary research. The guidelines bring up the question of how much the theme food is intersectoral, political and therefore, public interest. And to make such issues public the various involved sectors - especially government, food industry and journalism - should review their policies and strategies around food. https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-07022014-155134info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:22:18Zoai:teses.usp.br:tde-07022014-155134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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