Menor: um problema para sociedade disciplinar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Karina de Oliveira Lima
Orientador(a): Paulo César Endo
Banca de defesa: Marcos Cesar Alvarez, Maria Cristina Gonçalves Vicentin
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.47.2011.tde-05102011-114106
Resumo: A presente pesquisa investigou sobre e emergência do menor no período de 1889-1927. Utilizou-se como métodos de pesquisa a revisão bibliográfica sobre o tema e a pesquisa de fontes primárias. As ideias de Foucault sobre sociedade disciplinar, poder, saber governamentalidade, arqueologia e genealogia permitiram a análise dos autos encontrados sobre o menor evidenciando-se relações de poder e o processo de sujeição do menor pelo trabalho e pela educação. Constatamos, assim, como já apontado por autores estudiosos do tema que o trabalho e a educação constituíram-se elementos centrais nas políticas públicas dirigidas para o menor desde o período estudado até os dias de hoje
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Menor: um problema para sociedade disciplinar 2011-06-29Paulo César EndoMarcos Cesar AlvarezMaria Cristina Gonçalves VicentinKarina de Oliveira LimaUniversidade de São PauloPsicologia Escolar e do Desenvolvimento HumanoUSPBR Disciplina Discipline Educação Education Labour Menor Minor Poder Power Trabalho A presente pesquisa investigou sobre e emergência do menor no período de 1889-1927. Utilizou-se como métodos de pesquisa a revisão bibliográfica sobre o tema e a pesquisa de fontes primárias. As ideias de Foucault sobre sociedade disciplinar, poder, saber governamentalidade, arqueologia e genealogia permitiram a análise dos autos encontrados sobre o menor evidenciando-se relações de poder e o processo de sujeição do menor pelo trabalho e pela educação. Constatamos, assim, como já apontado por autores estudiosos do tema que o trabalho e a educação constituíram-se elementos centrais nas políticas públicas dirigidas para o menor desde o período estudado até os dias de hoje This research investigated and on the child emergency in the period 1889-1927. Was used as the research methods literature review on the subject and the research of primary sources. Foucault\'s ideas about society disciplinary power, governmentality know, archeology and genealogy allowed the analysis of the case found on the child evidencing power relations and the process of placing the child for the work and education. We have thus found, as pointed out by authors writing on this topic that work and education constituted the central elements in public policies directed to the child since the study period until the present day https://doi.org/10.11606/D.47.2011.tde-05102011-114106info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:58Zoai:teses.usp.br:tde-05102011-114106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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