A relação criativa entre o compositor e o encenador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Amalfi, Marcello
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-06032014-110609/
Resumo: Resumo Este trabalho tem por objetivo identificar e propor caminhos para aprimorar a relação criativa entre o compositor da música do teatro e o encenador. Em um primeiro momento ele ilustra o surgimento destes dois personagens, através de eventos que se entrelaçam, se contrapõe, ou mesmo se complementam. Em uma segunda parte, apresenta o estudo de uma relação criativa que permanece prolífica há mais de trinta e cinco anos em um dos mais destacados coletivos teatrais do século XX, o Théâtre Du Soleil: a parceria entre a encenadora Ariane Mnoucknine e o compositor Jean-Jacques Lemêtre (que colaborou pessoalmente e de maneira fundamental com este trabalho). Em uma terceira parte, apresenta a análise de quatro montagens teatrais nas quais tomei parte como compositor, provendo uma visão interna da relação criativa estabelecida com os diferentes encenadores em cada uma das ocasiões. Finalmente, introduz a hipótese da macro-harmonia da música do teatro - a ideia de considera-la um dos elementos integrantes e modificadores da encenação ao mesmo tempo em que é também integrada e modificada por ela - como uma possibilidade analítica e, consequentemente, representante de um possível campo no qual o compositor e o encenador possam dialogar durante o processo de criação teatral.
id USP_707012e05ef6e125c424b71a9e51f64f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06032014-110609
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling A relação criativa entre o compositor e o encenadorAriane MnouchkineAriane MnouchkineJean-Jacques LemêtreJean-Jacques LemêtreMacro-harmoniaMacro-harmonymúsica do teatrosonoplastiasound designsoundtracktheater musicThéâtre Du SoleilThéâtre Du Soleiltrilha sonoraResumo Este trabalho tem por objetivo identificar e propor caminhos para aprimorar a relação criativa entre o compositor da música do teatro e o encenador. Em um primeiro momento ele ilustra o surgimento destes dois personagens, através de eventos que se entrelaçam, se contrapõe, ou mesmo se complementam. Em uma segunda parte, apresenta o estudo de uma relação criativa que permanece prolífica há mais de trinta e cinco anos em um dos mais destacados coletivos teatrais do século XX, o Théâtre Du Soleil: a parceria entre a encenadora Ariane Mnoucknine e o compositor Jean-Jacques Lemêtre (que colaborou pessoalmente e de maneira fundamental com este trabalho). Em uma terceira parte, apresenta a análise de quatro montagens teatrais nas quais tomei parte como compositor, provendo uma visão interna da relação criativa estabelecida com os diferentes encenadores em cada uma das ocasiões. Finalmente, introduz a hipótese da macro-harmonia da música do teatro - a ideia de considera-la um dos elementos integrantes e modificadores da encenação ao mesmo tempo em que é também integrada e modificada por ela - como uma possibilidade analítica e, consequentemente, representante de um possível campo no qual o compositor e o encenador possam dialogar durante o processo de criação teatral.This study aims to identify and propose ways to enhance the creative relationship between music composer and stage director. At first it illustrates the emergence of these two characters, through events that intertwine, opposes, or even complement each other. In a second section discusses the study of a creative relationship that remains prolific for more than thirty-five years in one of the most theatrical collectives prominent in the twentieth century, the Théâtre Du Soleil: the partnership between stage director Ariane Mnoucknine and composer Jean-Jacques Lemêtre (who collaborated personally and in a fundamental way with this work). In a third section discusses the analysis of four stage productions in which I took part as a composer, providing insight into the creative relationship established with different directors on each occasion. Finally, we introduce the possibility of a macro-harmony of the theater music - the idea that it is one of the staging elements and modifiers at the same time is also integrated and modified by it - as an analytical possibility, and hence representative of a possible field in which the composer and the stage director can dialogue during the process of theater creation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, José Batista Dal FarraAmalfi, Marcello2013-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-06032014-110609/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:47Zoai:teses.usp.br:tde-06032014-110609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação criativa entre o compositor e o encenador
title A relação criativa entre o compositor e o encenador
spellingShingle A relação criativa entre o compositor e o encenador
Amalfi, Marcello
Ariane Mnouchkine
Ariane Mnouchkine
Jean-Jacques Lemêtre
Jean-Jacques Lemêtre
Macro-harmonia
Macro-harmony
música do teatro
sonoplastia
sound design
soundtrack
theater music
Théâtre Du Soleil
Théâtre Du Soleil
trilha sonora
title_short A relação criativa entre o compositor e o encenador
title_full A relação criativa entre o compositor e o encenador
title_fullStr A relação criativa entre o compositor e o encenador
title_full_unstemmed A relação criativa entre o compositor e o encenador
title_sort A relação criativa entre o compositor e o encenador
author Amalfi, Marcello
author_facet Amalfi, Marcello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Batista Dal Farra
dc.contributor.author.fl_str_mv Amalfi, Marcello
dc.subject.por.fl_str_mv Ariane Mnouchkine
Ariane Mnouchkine
Jean-Jacques Lemêtre
Jean-Jacques Lemêtre
Macro-harmonia
Macro-harmony
música do teatro
sonoplastia
sound design
soundtrack
theater music
Théâtre Du Soleil
Théâtre Du Soleil
trilha sonora
topic Ariane Mnouchkine
Ariane Mnouchkine
Jean-Jacques Lemêtre
Jean-Jacques Lemêtre
Macro-harmonia
Macro-harmony
música do teatro
sonoplastia
sound design
soundtrack
theater music
Théâtre Du Soleil
Théâtre Du Soleil
trilha sonora
description Resumo Este trabalho tem por objetivo identificar e propor caminhos para aprimorar a relação criativa entre o compositor da música do teatro e o encenador. Em um primeiro momento ele ilustra o surgimento destes dois personagens, através de eventos que se entrelaçam, se contrapõe, ou mesmo se complementam. Em uma segunda parte, apresenta o estudo de uma relação criativa que permanece prolífica há mais de trinta e cinco anos em um dos mais destacados coletivos teatrais do século XX, o Théâtre Du Soleil: a parceria entre a encenadora Ariane Mnoucknine e o compositor Jean-Jacques Lemêtre (que colaborou pessoalmente e de maneira fundamental com este trabalho). Em uma terceira parte, apresenta a análise de quatro montagens teatrais nas quais tomei parte como compositor, provendo uma visão interna da relação criativa estabelecida com os diferentes encenadores em cada uma das ocasiões. Finalmente, introduz a hipótese da macro-harmonia da música do teatro - a ideia de considera-la um dos elementos integrantes e modificadores da encenação ao mesmo tempo em que é também integrada e modificada por ela - como uma possibilidade analítica e, consequentemente, representante de um possível campo no qual o compositor e o encenador possam dialogar durante o processo de criação teatral.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-06032014-110609/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-06032014-110609/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091474851102720