Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquiteto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1987
Autor(a) principal: Abbud, Benedito
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-19112024-184959/
Resumo: Esse trabalho é uma introdução ao processo de uso e escolha da vegetação em projetos de paisagismo de escala local. Abor da a vegetação do ponto de vista do arquiteto como um dos elementos organizadores dos espaços, da paisagem urbana. Considera o vegetal em todo o processo do projeto, procurando tirar partido de suas potencialidades plásticas e arquitetônicas. Examina as várias fases desse processo, tendo como referência estudos de caso onde a organização dos espaços e subespaços através da vegetação é questão central. São três os estudos de caso, de dimensões e condicionantes variadas, de uso público e particular, relacionados com espaços internos ou não, para mostrar as diferenças no processo do projeto, que vão desde o levantamento dos dados iniciais até a escolha das espécies e sua manutenção. O desenho da paisagem pela organização dos espaços - e parte da formação do arquiteto; assim esse trabalho destina-se principalmente a alunos de escolas de arquitetura. Procura utilizar uma redação sem jargões, que seja compatível com o mundo dos estudantes, privilegiando a linguagem gráfica sempre que possível.
id USP_752497ef0a08e45cef2551b2933d05b4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19112024-184959
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquitetoNot availableARQUITETURA PAISAGÍSTICANot availableEsse trabalho é uma introdução ao processo de uso e escolha da vegetação em projetos de paisagismo de escala local. Abor da a vegetação do ponto de vista do arquiteto como um dos elementos organizadores dos espaços, da paisagem urbana. Considera o vegetal em todo o processo do projeto, procurando tirar partido de suas potencialidades plásticas e arquitetônicas. Examina as várias fases desse processo, tendo como referência estudos de caso onde a organização dos espaços e subespaços através da vegetação é questão central. São três os estudos de caso, de dimensões e condicionantes variadas, de uso público e particular, relacionados com espaços internos ou não, para mostrar as diferenças no processo do projeto, que vão desde o levantamento dos dados iniciais até a escolha das espécies e sua manutenção. O desenho da paisagem pela organização dos espaços - e parte da formação do arquiteto; assim esse trabalho destina-se principalmente a alunos de escolas de arquitetura. Procura utilizar uma redação sem jargões, que seja compatível com o mundo dos estudantes, privilegiando a linguagem gráfica sempre que possível.Not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGasperini, Gian CarloAbbud, Benedito1987-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-19112024-184959/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-28T12:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-19112024-184959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-28T12:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquiteto
Not available
title Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquiteto
spellingShingle Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquiteto
Abbud, Benedito
ARQUITETURA PAISAGÍSTICA
Not available
title_short Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquiteto
title_full Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquiteto
title_fullStr Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquiteto
title_full_unstemmed Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquiteto
title_sort Vegetação e projeto: estudos de caso em São Paulo, com as reflexões de um arquiteto
author Abbud, Benedito
author_facet Abbud, Benedito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gasperini, Gian Carlo
dc.contributor.author.fl_str_mv Abbud, Benedito
dc.subject.por.fl_str_mv ARQUITETURA PAISAGÍSTICA
Not available
topic ARQUITETURA PAISAGÍSTICA
Not available
description Esse trabalho é uma introdução ao processo de uso e escolha da vegetação em projetos de paisagismo de escala local. Abor da a vegetação do ponto de vista do arquiteto como um dos elementos organizadores dos espaços, da paisagem urbana. Considera o vegetal em todo o processo do projeto, procurando tirar partido de suas potencialidades plásticas e arquitetônicas. Examina as várias fases desse processo, tendo como referência estudos de caso onde a organização dos espaços e subespaços através da vegetação é questão central. São três os estudos de caso, de dimensões e condicionantes variadas, de uso público e particular, relacionados com espaços internos ou não, para mostrar as diferenças no processo do projeto, que vão desde o levantamento dos dados iniciais até a escolha das espécies e sua manutenção. O desenho da paisagem pela organização dos espaços - e parte da formação do arquiteto; assim esse trabalho destina-se principalmente a alunos de escolas de arquitetura. Procura utilizar uma redação sem jargões, que seja compatível com o mundo dos estudantes, privilegiando a linguagem gráfica sempre que possível.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-19112024-184959/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-19112024-184959/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865491680640106496