Significações sociais, culturais e simbólicas na trajetória da Banda de Pífanos de Caruaru e a problemática histórica do estudo da cultura de tradição oral no Brasil (1924-2006)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Velha, Cristina Eira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-25112009-154629/
Resumo: Esta pesquisa consiste no estudo da prática musical da Banda de Pífanos de Caruaru, em sua trajetória cultural, social e musical, buscando compreender os sentidos constitutivos de sua cultura no sertão nordestino e as relações sociais e culturais estabelecidas no contexto da cultura brasileira urbana a partir da década de 60. Em um primeiro momento, procuramos compreender as formas musicais e os significados simbólicos da música da banda de pífanos no contexto de origem, no sertão de Alagoas e Pernambuco, de 1924 a 1939, as suas relações culturais e a sua concepção de mundo marcada pela oralidade. Em um segundo momento, procuramos reconstituir as relações culturais a partir da residência em Caruaru, entre as décadas de 40 e 70, no contato com o contexto urbano, e a sua experiência social a partir da década de 70 no Rio de Janeiro e em São Paulo, quando a sua música foi inserida nos meios de comunicação e na indústria fonográfica. Com isso, temos como objetivo refletir sobre o processo de trocas culturais e as transformações e permanências construídas em sua prática e linguagem musical, a partir da sua interação particular com o mundo moderno, em um processo de circularidade, na cultura musical brasileira. Ao situarmos o objeto como uma prática social expressiva da cultura oral e diante de suas especificidades metodológicas, foi necessário desenvolver uma abordagem interdisciplinar baseada no diálogo entre a história da cultura, a etnografia e a etnomusicologia.
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