Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Raquel Diaz Degenszajn
Orientador(a): Alberto Olavo Advincula Reis
Banca de defesa: Augusta Thereza de Alvarenga, Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Saúde Pública
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.6.2005.tde-29112011-122639
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste na descrição e análise das avaliações realizadas por residentes da atividade de ensino Saúde Mental da criança, ocorridas durante o estágio de Pediatria Comunitária no Centro de Saúde-Escola do Butantã, no primeiro ano de Residência Médica em Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Para contextualizar a experiência em questão, foi construído um percurso histórico a fim de delimitar a conformação das áreas da saúde da criança Puericultura, Pediatria e Saúde Mental da criança no campo da Saúde Pública. Problematizou-se a noção de subjetividade da criança como ponto central do trabalho desenvolvido com os residentes ao questionar sua importância para a formação do pediatra. A investigação foi realizada a partir de 58 textos produzidos pelos residentes no final do estágio, como avaliação. Os conteúdos foram trabalhados com base na análise de discurso. O trabalho de análise permitiu demonstrar a relevância da reflexão sobre o papel e a prática profissional e o despertar do interesse por um campo pouco explorado durante a graduação e a residência, que contribui significativamente para o atendimento integral da criança, preconizada pela instituição em foco
id USP_862e78e0f12b0e6a6d404d68ec9da465
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29112011-122639
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica Pediatrics and children\' s mental health: an experiment on teaching at the medical internship 2005-09-20Alberto Olavo Advincula ReisAugusta Thereza de AlvarengaSandra Josefina Ferraz Ellero GrisiRaquel Diaz DegenszajnUniversidade de São PauloSaúde PúblicaUSPBR Children' s Mental Health Ensino em Pediatria Pediatrics' Internship Pediatrics' Teaching Residência Médica em Pediatria Saúde Mental da Criança Subjectivity Subjetividade O objetivo deste trabalho consiste na descrição e análise das avaliações realizadas por residentes da atividade de ensino Saúde Mental da criança, ocorridas durante o estágio de Pediatria Comunitária no Centro de Saúde-Escola do Butantã, no primeiro ano de Residência Médica em Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Para contextualizar a experiência em questão, foi construído um percurso histórico a fim de delimitar a conformação das áreas da saúde da criança Puericultura, Pediatria e Saúde Mental da criança no campo da Saúde Pública. Problematizou-se a noção de subjetividade da criança como ponto central do trabalho desenvolvido com os residentes ao questionar sua importância para a formação do pediatra. A investigação foi realizada a partir de 58 textos produzidos pelos residentes no final do estágio, como avaliação. Os conteúdos foram trabalhados com base na análise de discurso. O trabalho de análise permitiu demonstrar a relevância da reflexão sobre o papel e a prática profissional e o despertar do interesse por um campo pouco explorado durante a graduação e a residência, que contribui significativamente para o atendimento integral da criança, preconizada pela instituição em foco This paper describes and analyzes the internists´ evaluation of the teaching programme on Children´s Mental Health as part of the discipline of Community Pediatrics given at the Butantã Public Health Center during the first year of internship on Pediatrics at the Medical School of the São Paulo University. To give a proper context to the experiment, the author describes the historical process that helped to define the present situation of the disciplines involved with children´s health Puericulture, Pediatrics and Children´s Mental Health inside the larger field of Public Health. The concept of the child´s subjectivity is presented as the central point of the work with the internists and its´importance to their medical formation is discussed at length. This analysis is based on 58 texts written by the internists at the end of their period as part of their final exams. The texts´ contents were studied by means of discourse analysis. This work demonstrates the relevance of the reflection about the professional role and practice and the growing interest on a field most unexplored through graduation and internship´s years, with significant contributions to the global care of the children as postulated by the institute https://doi.org/10.11606/D.6.2005.tde-29112011-122639info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:25:02Zoai:teses.usp.br:tde-29112011-122639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pediatrics and children\' s mental health: an experiment on teaching at the medical internship
title Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica
spellingShingle Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica
Raquel Diaz Degenszajn
title_short Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica
title_full Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica
title_fullStr Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica
title_full_unstemmed Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica
title_sort Pediatria e saúde mental da criança: uma experiência de ensino na Residência Médica
author Raquel Diaz Degenszajn
author_facet Raquel Diaz Degenszajn
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alberto Olavo Advincula Reis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Augusta Thereza de Alvarenga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
dc.contributor.author.fl_str_mv Raquel Diaz Degenszajn
contributor_str_mv Alberto Olavo Advincula Reis
Augusta Thereza de Alvarenga
Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi
description O objetivo deste trabalho consiste na descrição e análise das avaliações realizadas por residentes da atividade de ensino Saúde Mental da criança, ocorridas durante o estágio de Pediatria Comunitária no Centro de Saúde-Escola do Butantã, no primeiro ano de Residência Médica em Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Para contextualizar a experiência em questão, foi construído um percurso histórico a fim de delimitar a conformação das áreas da saúde da criança Puericultura, Pediatria e Saúde Mental da criança no campo da Saúde Pública. Problematizou-se a noção de subjetividade da criança como ponto central do trabalho desenvolvido com os residentes ao questionar sua importância para a formação do pediatra. A investigação foi realizada a partir de 58 textos produzidos pelos residentes no final do estágio, como avaliação. Os conteúdos foram trabalhados com base na análise de discurso. O trabalho de análise permitiu demonstrar a relevância da reflexão sobre o papel e a prática profissional e o despertar do interesse por um campo pouco explorado durante a graduação e a residência, que contribui significativamente para o atendimento integral da criança, preconizada pela instituição em foco
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.6.2005.tde-29112011-122639
url https://doi.org/10.11606/D.6.2005.tde-29112011-122639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Saúde Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377240156569600