Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1992
Autor(a) principal: Soares, Mario Eduardo Senatore
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-08012026-082119/
Resumo: Uma excitação e dita paramétrica quando aparece nas equações de movimento do sistema na forma de coeficientes variáveis com o tempo geralmente periódicos, e não como uma não homogeneidade. Neste trabalho, formulam-se com um grau de liberdade as equações de movimento não-lineares de três sistemas submetidos a esse tipo de solicitação: um pêndulo rígido com excitação de suporte, uma coluna elástica biarticulada com carregamento pulsante e um modelo simplificado de uma plataforma oceânica do tipoTLP (tension-leg platform) sob a ação de um trem de ondas unidirecional. Essas equações são integradas de forma aproximada pelo método das múltiplas escalas, revelando a possibilidade de instabilização da posição de equilíbrio quando a frequência da excitação for da ordem de duas vezes a frequência natural do sistema. As oscilações resultantes são, de modo geral, de grande amplitude. Na vibração forçada da plataforma TLP, manifestam-se também outras condições de ressonância tipicamente não-lineares, que foram analisadas paralelamente.
id USP_8a73aba12af725e45d24cf424e7b0b1f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08012026-082119
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.Untitled in englishDinâmica das estruturasDynamics of structuresEstabilidade estruturalStructural stabilityUma excitação e dita paramétrica quando aparece nas equações de movimento do sistema na forma de coeficientes variáveis com o tempo geralmente periódicos, e não como uma não homogeneidade. Neste trabalho, formulam-se com um grau de liberdade as equações de movimento não-lineares de três sistemas submetidos a esse tipo de solicitação: um pêndulo rígido com excitação de suporte, uma coluna elástica biarticulada com carregamento pulsante e um modelo simplificado de uma plataforma oceânica do tipoTLP (tension-leg platform) sob a ação de um trem de ondas unidirecional. Essas equações são integradas de forma aproximada pelo método das múltiplas escalas, revelando a possibilidade de instabilização da posição de equilíbrio quando a frequência da excitação for da ordem de duas vezes a frequência natural do sistema. As oscilações resultantes são, de modo geral, de grande amplitude. Na vibração forçada da plataforma TLP, manifestam-se também outras condições de ressonância tipicamente não-lineares, que foram analisadas paralelamente.An excitation is said to be parametric if it appears as time-dependent often periodic coefficients in the equations governing the motion of the system, and not as an inhomogeneous term. Non-linear single-degree-of-freedom equations of motion concerning three different systems submitted to this kind of action are formulated: a rigid pendulum under support excitation, a simply supported elastic bar loaded by a periodic longitudinal force and a simplified model representing a tension leg platform under the action of unidirectional waves. These equations are integrated in an approximate way using multiple scales techniques, revealing the possibility of destabilizing the static equilibrium position when the excitation frequency is close to twice the natural frequency of the system. The resulting steady-state amplitudes are often large. During TLP forced vibrations, alternative non-linear resonance conditions may come into play, which were also examined.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzilli, Carlos Eduardo NigroSoares, Mario Eduardo Senatore1992-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-08012026-082119/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2026-01-08T10:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-08012026-082119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212026-01-08T10:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.
Untitled in english
title Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.
spellingShingle Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.
Soares, Mario Eduardo Senatore
Dinâmica das estruturas
Dynamics of structures
Estabilidade estrutural
Structural stability
title_short Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.
title_full Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.
title_fullStr Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.
title_full_unstemmed Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.
title_sort Excitação paramétrica em sistemas com um grau de liberdade.
author Soares, Mario Eduardo Senatore
author_facet Soares, Mario Eduardo Senatore
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mazzilli, Carlos Eduardo Nigro
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mario Eduardo Senatore
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica das estruturas
Dynamics of structures
Estabilidade estrutural
Structural stability
topic Dinâmica das estruturas
Dynamics of structures
Estabilidade estrutural
Structural stability
description Uma excitação e dita paramétrica quando aparece nas equações de movimento do sistema na forma de coeficientes variáveis com o tempo geralmente periódicos, e não como uma não homogeneidade. Neste trabalho, formulam-se com um grau de liberdade as equações de movimento não-lineares de três sistemas submetidos a esse tipo de solicitação: um pêndulo rígido com excitação de suporte, uma coluna elástica biarticulada com carregamento pulsante e um modelo simplificado de uma plataforma oceânica do tipoTLP (tension-leg platform) sob a ação de um trem de ondas unidirecional. Essas equações são integradas de forma aproximada pelo método das múltiplas escalas, revelando a possibilidade de instabilização da posição de equilíbrio quando a frequência da excitação for da ordem de duas vezes a frequência natural do sistema. As oscilações resultantes são, de modo geral, de grande amplitude. Na vibração forçada da plataforma TLP, manifestam-se também outras condições de ressonância tipicamente não-lineares, que foram analisadas paralelamente.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-08012026-082119/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-08012026-082119/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1857669976042766336