Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1991
Autor(a) principal: Stucchi, Fernando Rebouças
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-26052025-091456/
Resumo: Apresentam-se, neste trabalho, alguns aspectos do estudo da flexão oblíqua, composta com força normal e torção, de perfis delgados abertos de concreto armado. Inicialmente, ainda em regime elástico linear, estuda-se a matriz de rigidez de um perfil delgado aberto, parte de um pórtico espacial. Analisam-se as condições de compatibilidade de empenamentos e equilíbrio de bimomentos. Entendem-se esses resultados lineares ao caso do concreto armado, discutindo as curvas força normal-momentos-curvaturas e propondo critérios aproximados para a verificação dos estados limites últimos. Finalmente, apresenta-se uma série de ensaios de laboratório realizados em um perfil I de concreto armado.
id USP_903ee18525018d9885732f1b962d435f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26052025-091456
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.Untitled in englishConcreto armadoReinforced concreteApresentam-se, neste trabalho, alguns aspectos do estudo da flexão oblíqua, composta com força normal e torção, de perfis delgados abertos de concreto armado. Inicialmente, ainda em regime elástico linear, estuda-se a matriz de rigidez de um perfil delgado aberto, parte de um pórtico espacial. Analisam-se as condições de compatibilidade de empenamentos e equilíbrio de bimomentos. Entendem-se esses resultados lineares ao caso do concreto armado, discutindo as curvas força normal-momentos-curvaturas e propondo critérios aproximados para a verificação dos estados limites últimos. Finalmente, apresenta-se uma série de ensaios de laboratório realizados em um perfil I de concreto armado.This work presents some aspects of the study of reinforced concrete thin-walled open profiles, under bi-axial bending composed with axial force and torsion. Firstly, still in the linear elastic range, the stiffness matrix of a thin-walled open profile of a three-dimensional frame, is examined. Compatibility conditions of warping and equilibrium of bimoments are analysed. Linear results are extended to the case of reinforced concrete, discussing the curves axial force-moments-curvatures and proposing aproximate criteria for the ultimate limite state verification. Finally, a series of laboratory tests, made in a reinforced concrete I profile, is presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFusco, Pericles BrasilienseStucchi, Fernando Rebouças1991-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-26052025-091456/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-05-26T12:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-26052025-091456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-05-26T12:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.
Untitled in english
title Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.
spellingShingle Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.
Stucchi, Fernando Rebouças
Concreto armado
Reinforced concrete
title_short Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.
title_full Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.
title_fullStr Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.
title_full_unstemmed Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.
title_sort Torção composta em peças delgadas abertas de concreto armado.
author Stucchi, Fernando Rebouças
author_facet Stucchi, Fernando Rebouças
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fusco, Pericles Brasiliense
dc.contributor.author.fl_str_mv Stucchi, Fernando Rebouças
dc.subject.por.fl_str_mv Concreto armado
Reinforced concrete
topic Concreto armado
Reinforced concrete
description Apresentam-se, neste trabalho, alguns aspectos do estudo da flexão oblíqua, composta com força normal e torção, de perfis delgados abertos de concreto armado. Inicialmente, ainda em regime elástico linear, estuda-se a matriz de rigidez de um perfil delgado aberto, parte de um pórtico espacial. Analisam-se as condições de compatibilidade de empenamentos e equilíbrio de bimomentos. Entendem-se esses resultados lineares ao caso do concreto armado, discutindo as curvas força normal-momentos-curvaturas e propondo critérios aproximados para a verificação dos estados limites últimos. Finalmente, apresenta-se uma série de ensaios de laboratório realizados em um perfil I de concreto armado.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-26052025-091456/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-26052025-091456/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1844786347530780672