Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Araujo, Dennys Eduardo Rossetto Alves de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-18042008-091521/
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de aquisição de informação para exportação, realizando a aplicação de um modelo desenvolvido por Souchon & Diamantopoulos (1999). O trabalho utiliza tem uma abordagem descritiva conclusiva por meio de uma amostragem não-probabilística e a seleção de sua amostra foi por conveniência. Além da aplicação do modelo que indica três modos de aquisição de informações, sendo (1) pesquisa de marketing em mercados externos; (2) serviços de apoio à exportação; e (3) inteligência de mercado para exportação, é realizada uma avaliação de como as empresas exportadoras da região de Ribeirão Preto/SP utilizam estes diferentes modos de aquisição de informação. Também é realizada uma avaliação da aplicação do modelo teórico e uma avaliação da intercambiabilidade dos modos de aquisição de informação para exportação. Os resultados obtidos indicam a predominância da inteligência de mercado para exportação como modo de aquisição de informação preferencial. São indicadas as formas que as empresas entrevistadas utilizam como lidam com os modos de aquisição e qual é a importância de cada modo de informação. Ao final, são apresentadas as conclusões dos estudos realizados, indicando que outros estudos podem ser desenvolvidos para melhor compreender a inteligência de mercado com um todo.
id USP_925bc87e7c98158fa338deb906dfeb4d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18042008-091521
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SPExport information acquisition modes: An Aplication of Souchoun\'s and Diamantopoulos\' model in export firm\'s from Ribeirão Preto/SPDecision makeExportExportaçãoInformaçãoInformationInteligência de marketing internacionalInternational marketingInternational marketing intelligenceMarketing internacionalTomada de decisãoEste trabalho tem por objetivo compreender os modos de aquisição de informação para exportação, realizando a aplicação de um modelo desenvolvido por Souchon & Diamantopoulos (1999). O trabalho utiliza tem uma abordagem descritiva conclusiva por meio de uma amostragem não-probabilística e a seleção de sua amostra foi por conveniência. Além da aplicação do modelo que indica três modos de aquisição de informações, sendo (1) pesquisa de marketing em mercados externos; (2) serviços de apoio à exportação; e (3) inteligência de mercado para exportação, é realizada uma avaliação de como as empresas exportadoras da região de Ribeirão Preto/SP utilizam estes diferentes modos de aquisição de informação. Também é realizada uma avaliação da aplicação do modelo teórico e uma avaliação da intercambiabilidade dos modos de aquisição de informação para exportação. Os resultados obtidos indicam a predominância da inteligência de mercado para exportação como modo de aquisição de informação preferencial. São indicadas as formas que as empresas entrevistadas utilizam como lidam com os modos de aquisição e qual é a importância de cada modo de informação. Ao final, são apresentadas as conclusões dos estudos realizados, indicando que outros estudos podem ser desenvolvidos para melhor compreender a inteligência de mercado com um todo.This work has for objective to understand export information acquisition modes, accomplishing the application of Souchon & Diamantopoulos\' model (1999). The work uses has a conclusive descriptive approach through a sampling no-probabilistic and the selection of sample was for convenience. Besides the application of the model that indicates three export information acquisition modes, being (1) export marketing research; (2) export assistance; And (3) export marketing intelligence, an evaluation is accomplished of as the companies exporters of the area Ribeirão Preto / SP they use these different export information acquisition modes. It is also accomplished an evaluation of the application of the theoretical model and an evaluation of the interexchangeable of the export information acquisition modes. The obtained results indicate the predominance of the market intelligence for export as way of acquisition of preferential information. They are suitable the forms that the companies interviewees use how they work with the acquisition manners and which is the importance in each way of information. At the end, the conclusions of the accomplished studies are presented, indicating that other studies can be developed for best to understand the market intelligence with a whole.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Dirceu Tornavoi deAraujo, Dennys Eduardo Rossetto Alves de2007-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-18042008-091521/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-18042008-091521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SP
Export information acquisition modes: An Aplication of Souchoun\'s and Diamantopoulos\' model in export firm\'s from Ribeirão Preto/SP
title Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SP
spellingShingle Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SP
Araujo, Dennys Eduardo Rossetto Alves de
Decision make
Export
Exportação
Informação
Information
Inteligência de marketing internacional
International marketing
International marketing intelligence
Marketing internacional
Tomada de decisão
title_short Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SP
title_full Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SP
title_fullStr Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SP
title_full_unstemmed Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SP
title_sort Modos de aquisição de informação para exportação: uma aplicação do Modelo de Souchon e Diamantopoulos em empresas exportadoras de Ribeirão Preto/SP
author Araujo, Dennys Eduardo Rossetto Alves de
author_facet Araujo, Dennys Eduardo Rossetto Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dirceu Tornavoi de
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Dennys Eduardo Rossetto Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Decision make
Export
Exportação
Informação
Information
Inteligência de marketing internacional
International marketing
International marketing intelligence
Marketing internacional
Tomada de decisão
topic Decision make
Export
Exportação
Informação
Information
Inteligência de marketing internacional
International marketing
International marketing intelligence
Marketing internacional
Tomada de decisão
description Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de aquisição de informação para exportação, realizando a aplicação de um modelo desenvolvido por Souchon & Diamantopoulos (1999). O trabalho utiliza tem uma abordagem descritiva conclusiva por meio de uma amostragem não-probabilística e a seleção de sua amostra foi por conveniência. Além da aplicação do modelo que indica três modos de aquisição de informações, sendo (1) pesquisa de marketing em mercados externos; (2) serviços de apoio à exportação; e (3) inteligência de mercado para exportação, é realizada uma avaliação de como as empresas exportadoras da região de Ribeirão Preto/SP utilizam estes diferentes modos de aquisição de informação. Também é realizada uma avaliação da aplicação do modelo teórico e uma avaliação da intercambiabilidade dos modos de aquisição de informação para exportação. Os resultados obtidos indicam a predominância da inteligência de mercado para exportação como modo de aquisição de informação preferencial. São indicadas as formas que as empresas entrevistadas utilizam como lidam com os modos de aquisição e qual é a importância de cada modo de informação. Ao final, são apresentadas as conclusões dos estudos realizados, indicando que outros estudos podem ser desenvolvidos para melhor compreender a inteligência de mercado com um todo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-18042008-091521/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-18042008-091521/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258211024896000