O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.
Ano de defesa: | 1989 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Resumo: | O tratamento preferencial para 0 transporte coletivo por ônibus e feito através da implantação de esquemas prioritários de operação, tais como: faixas exclusivas, vias exclusivas, priorização em semáforos e acessos epeciais. A escolha destes esguemas não obedece a uma metodologia única, mas baseada nos conhecimentos empíricos de técnicos, acumulados ao longo de implantações realizadas em corredores de tráfego. Estes conhecimentos não são difundidos adequadamente e muitos projetos implantados são ainda verdadeiros laboratórios de testes. Este trabalho propõe um sistema computacional de apoio a escolha de esguemas de priorização para a minimização deste problema. Para tanto, são utilizados conceitos da Inteligência Artificial e sistemas especialistas, para modelar as questões de decisão envolvidas e para representar adequadamente 0 conhecimento e a experiência dos técnicos habilitados para a resolução de problemas de priorização de ônibus. 0 sistema é aplicado para um exemplo real para teste e avaliação da metodologia desenvolvida. Um dos tópicos importantes do trabalho refere-se a utilização da teoria dos conjuntos nebulosos (\"fuzzy sets\") e do paradigma de representação baseado em regras de produção para modelar o conhecimento dos especialistas. |
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O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.The use of artificial intelligence techniques for bus priority problem.Artificial intelligencebusesInteligencia artificialônibusPublic transportTransporte coletivoO tratamento preferencial para 0 transporte coletivo por ônibus e feito através da implantação de esquemas prioritários de operação, tais como: faixas exclusivas, vias exclusivas, priorização em semáforos e acessos epeciais. A escolha destes esguemas não obedece a uma metodologia única, mas baseada nos conhecimentos empíricos de técnicos, acumulados ao longo de implantações realizadas em corredores de tráfego. Estes conhecimentos não são difundidos adequadamente e muitos projetos implantados são ainda verdadeiros laboratórios de testes. Este trabalho propõe um sistema computacional de apoio a escolha de esguemas de priorização para a minimização deste problema. Para tanto, são utilizados conceitos da Inteligência Artificial e sistemas especialistas, para modelar as questões de decisão envolvidas e para representar adequadamente 0 conhecimento e a experiência dos técnicos habilitados para a resolução de problemas de priorização de ônibus. 0 sistema é aplicado para um exemplo real para teste e avaliação da metodologia desenvolvida. Um dos tópicos importantes do trabalho refere-se a utilização da teoria dos conjuntos nebulosos (\"fuzzy sets\") e do paradigma de representação baseado em regras de produção para modelar o conhecimento dos especialistas.Bus priori ty systems can be implemented by reserving lanes and streets for bus exclusive use, giving priority to buses on traffic signals and providing special access in corridors. The decision process about possible alternatives is not based in a well defined methodology. Instead, the choice is strongly based on experts opinions that may show different visions about the best system to adopt. Furthermore, the expertise involved is not easily avaiable, so, most new projects cannot profit from past experience. This thesis describes a decision making system to define bus priori ty schemes to minimize this problem. Therefore, Artificial Intelligence and expert systems concept are used to model the decision process and to represent the knowledge and experience of bus priority experts. This system is applied in a real example, to test and evaluate the methodology. An important issue concerns the use of fuzzy sets theory and the production rules paradigm of knowledge representation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, MarcosSakamoto, Felicio Hissaaki1989-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15012025-081135/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-15T10:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-15012025-081135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-15T10:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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