O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1989
Autor(a) principal: Sakamoto, Felicio Hissaaki
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15012025-081135/
Resumo: O tratamento preferencial para 0 transporte coletivo por ônibus e feito através da implantação de esquemas prioritários de operação, tais como: faixas exclusivas, vias exclusivas, priorização em semáforos e acessos epeciais. A escolha destes esguemas não obedece a uma metodologia única, mas baseada nos conhecimentos empíricos de técnicos, acumulados ao longo de implantações realizadas em corredores de tráfego. Estes conhecimentos não são difundidos adequadamente e muitos projetos implantados são ainda verdadeiros laboratórios de testes. Este trabalho propõe um sistema computacional de apoio a escolha de esguemas de priorização para a minimização deste problema. Para tanto, são utilizados conceitos da Inteligência Artificial e sistemas especialistas, para modelar as questões de decisão envolvidas e para representar adequadamente 0 conhecimento e a experiência dos técnicos habilitados para a resolução de problemas de priorização de ônibus. 0 sistema é aplicado para um exemplo real para teste e avaliação da metodologia desenvolvida. Um dos tópicos importantes do trabalho refere-se a utilização da teoria dos conjuntos nebulosos (\"fuzzy sets\") e do paradigma de representação baseado em regras de produção para modelar o conhecimento dos especialistas.
id USP_a059a6e582173f6363926fb230cbfde2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15012025-081135
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.The use of artificial intelligence techniques for bus priority problem.Artificial intelligencebusesInteligencia artificialônibusPublic transportTransporte coletivoO tratamento preferencial para 0 transporte coletivo por ônibus e feito através da implantação de esquemas prioritários de operação, tais como: faixas exclusivas, vias exclusivas, priorização em semáforos e acessos epeciais. A escolha destes esguemas não obedece a uma metodologia única, mas baseada nos conhecimentos empíricos de técnicos, acumulados ao longo de implantações realizadas em corredores de tráfego. Estes conhecimentos não são difundidos adequadamente e muitos projetos implantados são ainda verdadeiros laboratórios de testes. Este trabalho propõe um sistema computacional de apoio a escolha de esguemas de priorização para a minimização deste problema. Para tanto, são utilizados conceitos da Inteligência Artificial e sistemas especialistas, para modelar as questões de decisão envolvidas e para representar adequadamente 0 conhecimento e a experiência dos técnicos habilitados para a resolução de problemas de priorização de ônibus. 0 sistema é aplicado para um exemplo real para teste e avaliação da metodologia desenvolvida. Um dos tópicos importantes do trabalho refere-se a utilização da teoria dos conjuntos nebulosos (\"fuzzy sets\") e do paradigma de representação baseado em regras de produção para modelar o conhecimento dos especialistas.Bus priori ty systems can be implemented by reserving lanes and streets for bus exclusive use, giving priority to buses on traffic signals and providing special access in corridors. The decision process about possible alternatives is not based in a well defined methodology. Instead, the choice is strongly based on experts opinions that may show different visions about the best system to adopt. Furthermore, the expertise involved is not easily avaiable, so, most new projects cannot profit from past experience. This thesis describes a decision making system to define bus priori ty schemes to minimize this problem. Therefore, Artificial Intelligence and expert systems concept are used to model the decision process and to represent the knowledge and experience of bus priority experts. This system is applied in a real example, to test and evaluate the methodology. An important issue concerns the use of fuzzy sets theory and the production rules paradigm of knowledge representation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, MarcosSakamoto, Felicio Hissaaki1989-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15012025-081135/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-15T10:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-15012025-081135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-15T10:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.
The use of artificial intelligence techniques for bus priority problem.
title O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.
spellingShingle O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.
Sakamoto, Felicio Hissaaki
Artificial intelligence
buses
Inteligencia artificial
ônibus
Public transport
Transporte coletivo
title_short O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.
title_full O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.
title_fullStr O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.
title_full_unstemmed O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.
title_sort O tratamento preferencial do transporte coletivo por ônibus empregando técnicas de inteligência artificial.
author Sakamoto, Felicio Hissaaki
author_facet Sakamoto, Felicio Hissaaki
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Marcos
dc.contributor.author.fl_str_mv Sakamoto, Felicio Hissaaki
dc.subject.por.fl_str_mv Artificial intelligence
buses
Inteligencia artificial
ônibus
Public transport
Transporte coletivo
topic Artificial intelligence
buses
Inteligencia artificial
ônibus
Public transport
Transporte coletivo
description O tratamento preferencial para 0 transporte coletivo por ônibus e feito através da implantação de esquemas prioritários de operação, tais como: faixas exclusivas, vias exclusivas, priorização em semáforos e acessos epeciais. A escolha destes esguemas não obedece a uma metodologia única, mas baseada nos conhecimentos empíricos de técnicos, acumulados ao longo de implantações realizadas em corredores de tráfego. Estes conhecimentos não são difundidos adequadamente e muitos projetos implantados são ainda verdadeiros laboratórios de testes. Este trabalho propõe um sistema computacional de apoio a escolha de esguemas de priorização para a minimização deste problema. Para tanto, são utilizados conceitos da Inteligência Artificial e sistemas especialistas, para modelar as questões de decisão envolvidas e para representar adequadamente 0 conhecimento e a experiência dos técnicos habilitados para a resolução de problemas de priorização de ônibus. 0 sistema é aplicado para um exemplo real para teste e avaliação da metodologia desenvolvida. Um dos tópicos importantes do trabalho refere-se a utilização da teoria dos conjuntos nebulosos (\"fuzzy sets\") e do paradigma de representação baseado em regras de produção para modelar o conhecimento dos especialistas.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15012025-081135/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15012025-081135/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1831214830654062592