Profundidade mínima disponível para navegação em rios de planície.
| Ano de defesa: | 1982 |
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| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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| Departamento: |
Não Informado pela instituição
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| País: |
Não Informado pela instituição
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| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-01042025-090427/ |
Resumo: | Neste trabalho se disserta a respeito da profundidade mínima disponível, como dado de interesse para a navegação fluvial, em rios ou trechos de rios de planície. Dessa forma, as profundidades mínimas são abordadas, especificamente quando a sua determinação é influenciada pelo comportamento de leitos móveis. A caracterização da profundidade mínima disponível, como parâmetro de importância para a navegação, é feita no capítulo 2. Segue-se a análise de interrelações entre o parâmetro em questão e fatores hidráulicos, de transporte de sedimentos e geométricos da via fluvial. Essa análise, realizada no capítulo 3, objetivou a obtenção de conceitos a respeito do comportamento das profundidades mínimas disponíveis, em particular, face ao fenômeno de autodragagem verificado nas épocas de vazante. No capítulo 4 se faz considerações sobre a previsão e o uso do parâmetro profundidade mínima disponível, levando-se em conta diversos estágios da navegação e diferentes formas de interesse correspondentes. No último capítulo analítico, o de número 5, se discorre a respeito de modelos físicos matemáticos, com a finalidade de se verificar as suas possibilidades, e limitações como instrumentos auxiliares na previsão das profundidades mínimas. Por fim, conclui-se a dissertação, através do destaque de conceitos, que puderam ser verificados a respeito do comportamento das profundidades mínimas disponíveis em leitos móveis e das formas de estudos e acompanhamento desse parâmetro. |
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Profundidade mínima disponível para navegação em rios de planície.Untitled in englishNavegação fluvialRiver navigationNeste trabalho se disserta a respeito da profundidade mínima disponível, como dado de interesse para a navegação fluvial, em rios ou trechos de rios de planície. Dessa forma, as profundidades mínimas são abordadas, especificamente quando a sua determinação é influenciada pelo comportamento de leitos móveis. A caracterização da profundidade mínima disponível, como parâmetro de importância para a navegação, é feita no capítulo 2. Segue-se a análise de interrelações entre o parâmetro em questão e fatores hidráulicos, de transporte de sedimentos e geométricos da via fluvial. Essa análise, realizada no capítulo 3, objetivou a obtenção de conceitos a respeito do comportamento das profundidades mínimas disponíveis, em particular, face ao fenômeno de autodragagem verificado nas épocas de vazante. No capítulo 4 se faz considerações sobre a previsão e o uso do parâmetro profundidade mínima disponível, levando-se em conta diversos estágios da navegação e diferentes formas de interesse correspondentes. No último capítulo analítico, o de número 5, se discorre a respeito de modelos físicos matemáticos, com a finalidade de se verificar as suas possibilidades, e limitações como instrumentos auxiliares na previsão das profundidades mínimas. Por fim, conclui-se a dissertação, através do destaque de conceitos, que puderam ser verificados a respeito do comportamento das profundidades mínimas disponíveis em leitos móveis e das formas de estudos e acompanhamento desse parâmetro.The availability of minimum depth, as an input data for fluvial navigation, is covered and described in this work, considering rivers or river stretches.situated on topographic plaines. Therefore the minimum depths to be dealt with are those specifically influenced by the bed behaviour. The importance of minimum depth availability as a navigation parameter can be distinguished in chapter two. An analysis of the interrelationship, of this parameter and sediment transportation hydraulic aspects as well asw river channel geometric features, has been carried out in chapter three. The aim of this analysis is to establish well defined characteristics related to minimum depth availability, resulted from bed scouring during low flow periods. Chapter four delas with forecastings and with the minimum depth availability parameter aplicability, talking into acccount several navigation stages and related importante aspects. Chapter five the last one, describes physical and mathematical simulation models, having in mind their aplicability and limitations as auxiliary tools for minimum depth focecastings. Finally this dissertation is concluded by emphasizing concepts that were derived with respect to the behaviour of the minimum depth availability on movable beds as well as the studies that are to be performed to achieve an understanding of this parameter.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPD'Almeida, Carlos EduardoSantos, Sergio Rocha1982-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-01042025-090427/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-04-01T12:08:02Zoai:teses.usp.br:tde-01042025-090427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-04-01T12:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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