Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Freitas, Aparecido Valdemir de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-09102024-103819/
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo especificar e apresentar uma proposta de implementação de um ambiente que viabilize o emprego da programação multilinguagem, através do oferecimento de primitivas que facilitem a interface entre os diversos segmentos de linguagens que compõem a aplicação. Portanto, embora faça parte do trabalho um estudo dos paradigmas de programação e das linguagens multiparadigmas, nossa pesquisa básica estará enfocada no desenvolvimento dos ambientes de programação multilinguagem. O nosso projeto de ambientes multilinguagens de programação estará associado aos paradigmas de programação: imperativo, orientado-a-objetos, lógico e funcional. Para viabilizarmos a proposta do ponto de vista prático, nosso projeto estará se utilizando dos compiladores MS-VC++ 6.0 (imperativo), Java - JDK 1.14 (OOP), SWI-Prolog 3.2.8 (lógico) e NewLisp 5.74 (funcional). Para validarmos a nossa proposta de implementação de um ambiente multilinguagem, estaremos desenvolvendo uma simples aplicação que irá empregar as primitivas do ambiente multilinguagem. Esta aplicação será composta de quatro funções, sendo a função principal escrita em C, enquanto que as demais poderão ser escritas livremente em C, Prolog, Lisp ou Java. Se fizermos uma permutação das possíveis linguagens que poderiam compor a nossa aplicação exemplo, encontraríamos 64 formas de permutarmos as linguagens componentes. Assim, o desenvolvedor poderá cambiar quaisquer destas funções na linguagem mais apropriada ao problema, uma vez que o ambinte se encarregará do tratamento de todas as interfaces necessárias. Finalmente, a dissertação irá apresentar algumas recomendações, limitações e conclusões acerca do empregodos ambientes multilinguagens, bem como o desdobramento de trabalhos futuros que poderão ser implementados.
id USP_b28c4fb1ee509638c842e5c08b4b2bfe
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09102024-103819
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.Untitled in englishMultilinguagens de programaçãoMultilingual programmingEsta dissertação tem como objetivo especificar e apresentar uma proposta de implementação de um ambiente que viabilize o emprego da programação multilinguagem, através do oferecimento de primitivas que facilitem a interface entre os diversos segmentos de linguagens que compõem a aplicação. Portanto, embora faça parte do trabalho um estudo dos paradigmas de programação e das linguagens multiparadigmas, nossa pesquisa básica estará enfocada no desenvolvimento dos ambientes de programação multilinguagem. O nosso projeto de ambientes multilinguagens de programação estará associado aos paradigmas de programação: imperativo, orientado-a-objetos, lógico e funcional. Para viabilizarmos a proposta do ponto de vista prático, nosso projeto estará se utilizando dos compiladores MS-VC++ 6.0 (imperativo), Java - JDK 1.14 (OOP), SWI-Prolog 3.2.8 (lógico) e NewLisp 5.74 (funcional). Para validarmos a nossa proposta de implementação de um ambiente multilinguagem, estaremos desenvolvendo uma simples aplicação que irá empregar as primitivas do ambiente multilinguagem. Esta aplicação será composta de quatro funções, sendo a função principal escrita em C, enquanto que as demais poderão ser escritas livremente em C, Prolog, Lisp ou Java. Se fizermos uma permutação das possíveis linguagens que poderiam compor a nossa aplicação exemplo, encontraríamos 64 formas de permutarmos as linguagens componentes. Assim, o desenvolvedor poderá cambiar quaisquer destas funções na linguagem mais apropriada ao problema, uma vez que o ambinte se encarregará do tratamento de todas as interfaces necessárias. Finalmente, a dissertação irá apresentar algumas recomendações, limitações e conclusões acerca do empregodos ambientes multilinguagens, bem como o desdobramento de trabalhos futuros que poderão ser implementados.No AbstractBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJosé Neto, JoãoFreitas, Aparecido Valdemir de2000-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-09102024-103819/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:45:03Zoai:teses.usp.br:tde-09102024-103819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:45:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.
Untitled in english
title Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.
spellingShingle Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.
Freitas, Aparecido Valdemir de
Multilinguagens de programação
Multilingual programming
title_short Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.
title_full Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.
title_fullStr Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.
title_full_unstemmed Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.
title_sort Aspectos do projeto e implementação de ambientes multilinguagens de programação.
author Freitas, Aparecido Valdemir de
author_facet Freitas, Aparecido Valdemir de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Neto, João
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Aparecido Valdemir de
dc.subject.por.fl_str_mv Multilinguagens de programação
Multilingual programming
topic Multilinguagens de programação
Multilingual programming
description Esta dissertação tem como objetivo especificar e apresentar uma proposta de implementação de um ambiente que viabilize o emprego da programação multilinguagem, através do oferecimento de primitivas que facilitem a interface entre os diversos segmentos de linguagens que compõem a aplicação. Portanto, embora faça parte do trabalho um estudo dos paradigmas de programação e das linguagens multiparadigmas, nossa pesquisa básica estará enfocada no desenvolvimento dos ambientes de programação multilinguagem. O nosso projeto de ambientes multilinguagens de programação estará associado aos paradigmas de programação: imperativo, orientado-a-objetos, lógico e funcional. Para viabilizarmos a proposta do ponto de vista prático, nosso projeto estará se utilizando dos compiladores MS-VC++ 6.0 (imperativo), Java - JDK 1.14 (OOP), SWI-Prolog 3.2.8 (lógico) e NewLisp 5.74 (funcional). Para validarmos a nossa proposta de implementação de um ambiente multilinguagem, estaremos desenvolvendo uma simples aplicação que irá empregar as primitivas do ambiente multilinguagem. Esta aplicação será composta de quatro funções, sendo a função principal escrita em C, enquanto que as demais poderão ser escritas livremente em C, Prolog, Lisp ou Java. Se fizermos uma permutação das possíveis linguagens que poderiam compor a nossa aplicação exemplo, encontraríamos 64 formas de permutarmos as linguagens componentes. Assim, o desenvolvedor poderá cambiar quaisquer destas funções na linguagem mais apropriada ao problema, uma vez que o ambinte se encarregará do tratamento de todas as interfaces necessárias. Finalmente, a dissertação irá apresentar algumas recomendações, limitações e conclusões acerca do empregodos ambientes multilinguagens, bem como o desdobramento de trabalhos futuros que poderão ser implementados.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-09102024-103819/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-09102024-103819/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1818279183953952768