Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Fortes, Laís Regina Ghelere Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-03022025-145214/
Resumo: Modelos de Dados são utilizados no desenvolvimento e na manutenção de qualquer sistema informatizado, em particular nos Sistemas de Informação Geográfica. O trabalho aborda os Modelos de Dados Conceituais Entidade-Relacionamento (E-R) e Orientado a Objetos (O-O). Porém, estes modelos não contemplam ferramentas para o tratamento específico de dados espaciais, presentes nos Sistemas de Informação Geográfica - SIG. Então, são apresentadas diretrizes de Modelo de Dados Conceituais para SIG, formuladas por órgãos internacionais de padronização, bem como propostas de Modelo de Dados Espaciais, que são extensões dos Modelos E-R e O-O, formuladas pelo meio acadêmico ou empresarial, sanando a deficiência dos modelos tradicionais no tratamento de dados espaciais. Portanto, extensões de Modelos de Dados Conceituais foram apresentadas e utilizadas em exemplos, revelando que, com o acréscimo de poucas primitivas e, por vezes, com um incremento na notação, é possível estender, de maneira plenamente satisfatória, os Modelos de Dados Conceituais conhecidos para serem utilizados em SIG.
id USP_b725396fa91b6535e28af75e5d841739
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03022025-145214
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.Untitled in englishGeographic Information SystemGeoprocessamentoGeoprocessingSistema de Informação GeográgicaModelos de Dados são utilizados no desenvolvimento e na manutenção de qualquer sistema informatizado, em particular nos Sistemas de Informação Geográfica. O trabalho aborda os Modelos de Dados Conceituais Entidade-Relacionamento (E-R) e Orientado a Objetos (O-O). Porém, estes modelos não contemplam ferramentas para o tratamento específico de dados espaciais, presentes nos Sistemas de Informação Geográfica - SIG. Então, são apresentadas diretrizes de Modelo de Dados Conceituais para SIG, formuladas por órgãos internacionais de padronização, bem como propostas de Modelo de Dados Espaciais, que são extensões dos Modelos E-R e O-O, formuladas pelo meio acadêmico ou empresarial, sanando a deficiência dos modelos tradicionais no tratamento de dados espaciais. Portanto, extensões de Modelos de Dados Conceituais foram apresentadas e utilizadas em exemplos, revelando que, com o acréscimo de poucas primitivas e, por vezes, com um incremento na notação, é possível estender, de maneira plenamente satisfatória, os Modelos de Dados Conceituais conhecidos para serem utilizados em SIG.Data models are used in the development and maintenance of any computerized system, particularly those of Geographic Information Systems. This study presents Conceptual Data Models like Entity- Relationship (E-R) and Object-Oriented (0-0) do not foresee tools for the specific treatment of spacial data present on Geographic Information Systems- GIS. Thus Conceptual Data Models for GIS formulated by International Standardizing, as well as proposals of Spacial Data Models formulated by academics or enterprises are presented. These models eliminate the deficiencies found on usual models dealing with spacial data. Hence, extensions of Conceptual Data Models were presented and used in examples, revealing that it\'s possible to extend satisfactorily the known Conceptual Data Models to be used in GIS with an addition of a few primitives and, sometimes, with an increase in the notation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, MarcosFortes, Laís Regina Ghelere Martins1998-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-03022025-145214/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-02-03T16:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-03022025-145214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-02-03T16:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.
Untitled in english
title Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.
spellingShingle Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.
Fortes, Laís Regina Ghelere Martins
Geographic Information System
Geoprocessamento
Geoprocessing
Sistema de Informação Geográgica
title_short Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.
title_full Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.
title_fullStr Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.
title_full_unstemmed Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.
title_sort Processo de modelagem de dados em sistemas de informação geográfica.
author Fortes, Laís Regina Ghelere Martins
author_facet Fortes, Laís Regina Ghelere Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Marcos
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Laís Regina Ghelere Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Geographic Information System
Geoprocessamento
Geoprocessing
Sistema de Informação Geográgica
topic Geographic Information System
Geoprocessamento
Geoprocessing
Sistema de Informação Geográgica
description Modelos de Dados são utilizados no desenvolvimento e na manutenção de qualquer sistema informatizado, em particular nos Sistemas de Informação Geográfica. O trabalho aborda os Modelos de Dados Conceituais Entidade-Relacionamento (E-R) e Orientado a Objetos (O-O). Porém, estes modelos não contemplam ferramentas para o tratamento específico de dados espaciais, presentes nos Sistemas de Informação Geográfica - SIG. Então, são apresentadas diretrizes de Modelo de Dados Conceituais para SIG, formuladas por órgãos internacionais de padronização, bem como propostas de Modelo de Dados Espaciais, que são extensões dos Modelos E-R e O-O, formuladas pelo meio acadêmico ou empresarial, sanando a deficiência dos modelos tradicionais no tratamento de dados espaciais. Portanto, extensões de Modelos de Dados Conceituais foram apresentadas e utilizadas em exemplos, revelando que, com o acréscimo de poucas primitivas e, por vezes, com um incremento na notação, é possível estender, de maneira plenamente satisfatória, os Modelos de Dados Conceituais conhecidos para serem utilizados em SIG.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-03022025-145214/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-03022025-145214/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492218430619648