Capacidade de corrente (ampacidade) em linhas de transmissão aéreas: enfoque probabilístico.
| Ano de defesa: | 1992 |
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| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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| Departamento: |
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| País: |
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| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-06012025-122749/ |
Resumo: | Neste trabalho é apresentada uma metodologia para o cálculo de limites térmicos de carregamento de linhas aéreas de transmissão, utilizando para tanto um enfoque genuinamente probabilístico. Duas verificações básicas são também levadas a termo nesta metodologia, ou seja: a verificação de riscos de descarga considerando a variação das distâncias condutor-solo com a temperatura do condutor; a verificação das perdas de características mecânicas do condutor, quando exposto a altas temperaturas, ao longo da vida útil do mesmo. Além das anteriores, são feitas análises do comportamento térmico dos condutores da linha aérea na ocasião de variações bruscas na corrente circulante nos mesmos (resposta transitória). A adoção de filosofias probabilísticas na avaliação da ampacidade de linhas aéreas fornece informações mais precisas e abrangentes do comportamento delas, pois tais filosofias trabalham com grupos de dados aleatórios, ao contrário de filosofias determinísticas, que consideram valores fixos, geralmente conservativos. Observou-se, ao se processar um caso baseado em dados reais, que valores de temperatura de condutor muito acima da chamada temperatura de emergência (90 °C, segundo o critério determinístico) foram atingidos e, por outro lado, a temperatura média obtida foi muito inferior aquela definida como de projeto (60 °C). Além disso, a quase totalidade dos valores obtidos (cerca de 94% foi inferior a 60 °C. Para o mesmo caso processado verificou-se que, mesmo o condutor atingindo temperaturas da ordem de 137 °C por alguns instantes, não foram verificadas violações às características elétricas e mecânicas dos cabos condutores, para as condições e solicitações impostas. Outro fato que se mostrouevidente nos casos estudados, é a importância da análise do comportamento transitório das linhas aéreas em função de mudanças abruptas na corrente circulante. Um exemplo disso, é a possibilidade de se poder ter em mãos tabelas associando sobrecorrentes a períodos transitórios, nos quais poder-se-ia utilizar a linha sem que uma dada temperatura fosse atingida. Para o engenheiro de operação, num caso extremo, isto pode significar a possibilidade de se poder evitar cortes de carga ou redespachos de geração. |
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Capacidade de corrente (ampacidade) em linhas de transmissão aéreas: enfoque probabilístico.Untitled in englishLinhas aéreas de transmissão de energia elétricaOverhead electrical power transmission linesNeste trabalho é apresentada uma metodologia para o cálculo de limites térmicos de carregamento de linhas aéreas de transmissão, utilizando para tanto um enfoque genuinamente probabilístico. Duas verificações básicas são também levadas a termo nesta metodologia, ou seja: a verificação de riscos de descarga considerando a variação das distâncias condutor-solo com a temperatura do condutor; a verificação das perdas de características mecânicas do condutor, quando exposto a altas temperaturas, ao longo da vida útil do mesmo. Além das anteriores, são feitas análises do comportamento térmico dos condutores da linha aérea na ocasião de variações bruscas na corrente circulante nos mesmos (resposta transitória). A adoção de filosofias probabilísticas na avaliação da ampacidade de linhas aéreas fornece informações mais precisas e abrangentes do comportamento delas, pois tais filosofias trabalham com grupos de dados aleatórios, ao contrário de filosofias determinísticas, que consideram valores fixos, geralmente conservativos. Observou-se, ao se processar um caso baseado em dados reais, que valores de temperatura de condutor muito acima da chamada temperatura de emergência (90 °C, segundo o critério determinístico) foram atingidos e, por outro lado, a temperatura média obtida foi muito inferior aquela definida como de projeto (60 °C). Além disso, a quase totalidade dos valores obtidos (cerca de 94% foi inferior a 60 °C. Para o mesmo caso processado verificou-se que, mesmo o condutor atingindo temperaturas da ordem de 137 °C por alguns instantes, não foram verificadas violações às características elétricas e mecânicas dos cabos condutores, para as condições e solicitações impostas. Outro fato que se mostrouevidente nos casos estudados, é a importância da análise do comportamento transitório das linhas aéreas em função de mudanças abruptas na corrente circulante. Um exemplo disso, é a possibilidade de se poder ter em mãos tabelas associando sobrecorrentes a períodos transitórios, nos quais poder-se-ia utilizar a linha sem que uma dada temperatura fosse atingida. Para o engenheiro de operação, num caso extremo, isto pode significar a possibilidade de se poder evitar cortes de carga ou redespachos de geração.This work presents a methodology for ampacity calculation of overhead transmission lines with a genuine probabilistic focusing. In this methodology two methods of analysis are addressed: discharge risk considering variations of clearance according to conductor temperature and conductor mechanical characteristic losses when exposed to elevated temperatures. Furthermore, thermal behavior of overhead line conductors is analyzed in cases of abrupt variations of current (transient behavior). Adopting probabilistic philosophy on ampacity evaluation provides comprising and accurate information regarding their behavior, due to the fact it deal with uncertain data against deterministic ones witch usually lead to conservatory values. A case based on real data was processed and emergency temperature values of conductor (90 °C according to deterministic criteria) were reached. On the other hand, the average temperature obtained was lower than the project temperature (60 °C). Besides, almost the complete set of values obtained (about 94% was lower than 60 °C. Considering conditions and imposed solicitations, no electrical and mechanical characteristics constraints occured on conductor cables, though reaching occasionally temperatures of approximately 137 °C. During the process another point clearly noticed was the analysis of overhead lines transient behavior according to abrupt changes on current. As an example theres the probability of easy access to tables combining over-currents with transient periods, making possible the use of a line without reaching the established temperature. In extreme cases, this analysis can represent, to an operation engineer, the possibility of avoiding load cuts or generation redispatches.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Fernando SellesBianchi Junior, Alberto1992-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-06012025-122749/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-06T14:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-06012025-122749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-06T14:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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