Um olhar por meio de - máscaras, uma possibilidade pedagógica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Renata Ferreira Kamla
Orientador(a): Armando Sérgio da Silva
Banca de defesa: Mario Fernando Bolognesi, Eduardo Tessari Coutinho
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-22092015-112003
Resumo: Esta pesquisa investigou a possibilidade da utilização de máscaras como um caminho pedagógico, facilitador e fomentador para o processo criativo do ator, propiciando a percepção do seu próprio processo de criação e os caminhos metodológicos adquiridos. Os estudos se apoiaram nas pesquisas pedagógicas de Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Armando Sérgio da Silva, estabelecendo identificações e fusões, ressignificando e ampliando - tudo o que pudesse vir a ser máscaras. Utilizando-se do jogo entre as \"máscaras\", a presente pesquisa teve como intuito promover improvisações e descobertas, que pudessem contribuir com a maneira de compreender e utilizar a ideia de \"máscaras\" na pedagogia teatral contemporânea. Além de amplificar e ressignificar o conceito de \"máscara\", também apresenta a ideia de se institucionalizar esses procedimentos como ferramenta pedagógica para qualquer prática teatral - seja ela o treinamento do ator, a construção de personagens ou a criação de um espetáculo teatral -, tanto para o autoconhecimento e evolução artística, como para a expansão da visão de mundo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Um olhar por meio de - máscaras, uma possibilidade pedagógica \"A look Through\" - Masks, a pedagogical possibility 2012-09-20Armando Sérgio da SilvaMario Fernando BolognesiEduardo Tessari CoutinhoRenata Ferreira KamlaUniversidade de São PauloArtes CênicasUSPBR actor ator creation criação máscara mask pedagogia pedagogy Esta pesquisa investigou a possibilidade da utilização de máscaras como um caminho pedagógico, facilitador e fomentador para o processo criativo do ator, propiciando a percepção do seu próprio processo de criação e os caminhos metodológicos adquiridos. Os estudos se apoiaram nas pesquisas pedagógicas de Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Armando Sérgio da Silva, estabelecendo identificações e fusões, ressignificando e ampliando - tudo o que pudesse vir a ser máscaras. Utilizando-se do jogo entre as \"máscaras\", a presente pesquisa teve como intuito promover improvisações e descobertas, que pudessem contribuir com a maneira de compreender e utilizar a ideia de \"máscaras\" na pedagogia teatral contemporânea. Além de amplificar e ressignificar o conceito de \"máscara\", também apresenta a ideia de se institucionalizar esses procedimentos como ferramenta pedagógica para qualquer prática teatral - seja ela o treinamento do ator, a construção de personagens ou a criação de um espetáculo teatral -, tanto para o autoconhecimento e evolução artística, como para a expansão da visão de mundo. This research has investigated the possibility of the use of masks as a pedagogical, facilitator and stimulating way, for the actor\'s creative process, providing the perception of his own process of creation and the methodological approaches acquired. The studies were supported in pedagogical researches developed by Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jacques Lecoq and Armando Sérgio da Silva, establishing identifications and mergers, resignifying and expanding - everything that could turn out to be a mask. Using the play provided by the \"masks\", the present study was aimed to promote improvisation and discoveries that could contribute with the way of understanding and using the idea of \"masks\" in contemporary theater pedagogy. In addition to amplify and resignify the concept of \"mask\", this research also presents the idea of institutionalizing these procedures as a pedagogical tool for any theatrical practice - be it for the actor´s training, characters\' building or creation of theatrical performance -, to self and artistic evolution and for the expansion of world view. https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-22092015-112003info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:54:23Zoai:teses.usp.br:tde-22092015-112003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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