Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Mamani, Juan Daniel Copacondo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45132/tde-11092025-121732/
Resumo: A condição do posto tem sido amplamente estudada nos últimos anos pois ela garante condições de otimalidade utilizadas para a implementação de algoritmos convergentes a pontos que satisfazem tais condições, como por exemplo WSOC. A conjetura formulada por Nino em [RA07], que logo de varias tentativas de demonstração, foi finalmente provada por Mascarenhas em [Mas19] e apresentou uma propriedade algébrica que até tal data, nunca tinha sido estudada no contexto da otimização: a dependência linear local, teoria que ainda é campo de pesquisa. Em este trabalho desenvolvemos tal teoria com carácter introdutório, descrevemos suas aplicações no contexto das matrizes simétricas e assim, utilizamos os resultados obtidos na demonstração de condições de otimalidade novas, estreitamente relacionadas com a conjetura mencionada antes.
id USP_d11d3517e5a97e757c63ea89dcf55917
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11092025-121732
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexaLocal linear dependence and optimality conditions in nonconvex optimizationCondição do postoCondições de otimalidadeDependência linear localLocal linear dependenceOptimality conditionsRank conditionA condição do posto tem sido amplamente estudada nos últimos anos pois ela garante condições de otimalidade utilizadas para a implementação de algoritmos convergentes a pontos que satisfazem tais condições, como por exemplo WSOC. A conjetura formulada por Nino em [RA07], que logo de varias tentativas de demonstração, foi finalmente provada por Mascarenhas em [Mas19] e apresentou uma propriedade algébrica que até tal data, nunca tinha sido estudada no contexto da otimização: a dependência linear local, teoria que ainda é campo de pesquisa. Em este trabalho desenvolvemos tal teoria com carácter introdutório, descrevemos suas aplicações no contexto das matrizes simétricas e assim, utilizamos os resultados obtidos na demonstração de condições de otimalidade novas, estreitamente relacionadas com a conjetura mencionada antes.The rank condition has been extensively studied in recent years because it guarantees optimality conditions used for the implementation of algorithms convergent to points that satisfy these conditions, such as WSOC. A conjecture formulated by Nino in [RA07], that after of several demonstration attempts, was finally proven by Mascarenhas in [Mas19] and it revealed an algebraic property that has never been studied in the context of optimization: local linear dependence, a theory with a wide field of research. In this work we develop such theory in an introductory way, we describe its applications in the context of symmetric matrices and also, we use the results obtained in the proof of new conditions, closely related to the conjecture mentioned above.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHaeser, GabrielMamani, Juan Daniel Copacondo2021-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45132/tde-11092025-121732/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-10-02T09:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-11092025-121732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-10-02T09:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexa
Local linear dependence and optimality conditions in nonconvex optimization
title Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexa
spellingShingle Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexa
Mamani, Juan Daniel Copacondo
Condição do posto
Condições de otimalidade
Dependência linear local
Local linear dependence
Optimality conditions
Rank condition
title_short Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexa
title_full Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexa
title_fullStr Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexa
title_full_unstemmed Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexa
title_sort Dependência linear local e condições de otimalidade em otimização não convexa
author Mamani, Juan Daniel Copacondo
author_facet Mamani, Juan Daniel Copacondo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Haeser, Gabriel
dc.contributor.author.fl_str_mv Mamani, Juan Daniel Copacondo
dc.subject.por.fl_str_mv Condição do posto
Condições de otimalidade
Dependência linear local
Local linear dependence
Optimality conditions
Rank condition
topic Condição do posto
Condições de otimalidade
Dependência linear local
Local linear dependence
Optimality conditions
Rank condition
description A condição do posto tem sido amplamente estudada nos últimos anos pois ela garante condições de otimalidade utilizadas para a implementação de algoritmos convergentes a pontos que satisfazem tais condições, como por exemplo WSOC. A conjetura formulada por Nino em [RA07], que logo de varias tentativas de demonstração, foi finalmente provada por Mascarenhas em [Mas19] e apresentou uma propriedade algébrica que até tal data, nunca tinha sido estudada no contexto da otimização: a dependência linear local, teoria que ainda é campo de pesquisa. Em este trabalho desenvolvemos tal teoria com carácter introdutório, descrevemos suas aplicações no contexto das matrizes simétricas e assim, utilizamos os resultados obtidos na demonstração de condições de otimalidade novas, estreitamente relacionadas com a conjetura mencionada antes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45132/tde-11092025-121732/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45132/tde-11092025-121732/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492350440046592