Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012025-132009/ |
Resumo: | O escopo central da pesquisa e discussão construídas nesta dissertação é o de dimensionar experiências e perspectivas de artistas negros na produção e circulação de histórias em quadrinhos no Brasil. Ao observarmos a historiografia da arte brasileira, notamos que a atenção e espaços atribuídos as produções e trajetórias de artistas negros, em diferentes linguagens e expressões, têm sido limitados. No campo das histórias em quadrinhos não é diferente: o cenário nacional é composto por diferentes contextos de criação e circulação, com intersecções de dinâmicas diversas de um país continental e de história colonial, tendo assim suas vicissitudes e incongruências. São muitas as experiências de negritude no país, assim como os/as quadrinistas negros/as atuantes na cena brasileira e suas criações, muito além de estereótipos que tentam lhes impor. Este trabalho se estrutura a partir da convergência de estudo documental com leitura crítica da bibliografia do campo, construção de dados por meio de formulário de pesquisa e de entrevistas individuais. São discutidos os contextos, encontros, estratégias de criação e acesso aos mercados, assim como modos de organização de espaços de troca e demais movimentos coletivos. As análises e vivências desses/as quadrinistas figuram a perspectiva pela qual o fazer quadrinhos no Brasil é analisada neste trabalho, observando consequências e trajetórias de criação que necessitam se constituir e se afirmar no campo dos quadrinhos, estruturalmente branco e masculino. Aponta-se, na análise, tanto para o direito de autodefinição de suas criações quanto os atravessamentos que impactam diretamente suas expressividades e realizações profissionais, vinculadas a gênero, a questões regionais e demais variáveis que constituem suas identidades, não só enquanto artistas, mas enquanto pessoas. Observou-se que as experiências de artistas negros constituem elemento múltiplo e essencial para uma compreensão e análise efetivas dos quadrinhos brasileiros, bem como em demais contextos das artes brasileiras, para além desta dissertação |
id |
USP_d1c3fe6af75c4bd983b2049fb64aead7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29012025-132009 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhosBlack Comic Artists in Brazil: Black Brazilian experiences and perspectives in comics productionArtistas NegrosAutoria NegraBlack artistsBlack authorshipBlack comic artistsBrazilian comicsComicsHistórias em QuadrinhosQuadrinhos brasileirosQuadrinistas negros/asO escopo central da pesquisa e discussão construídas nesta dissertação é o de dimensionar experiências e perspectivas de artistas negros na produção e circulação de histórias em quadrinhos no Brasil. Ao observarmos a historiografia da arte brasileira, notamos que a atenção e espaços atribuídos as produções e trajetórias de artistas negros, em diferentes linguagens e expressões, têm sido limitados. No campo das histórias em quadrinhos não é diferente: o cenário nacional é composto por diferentes contextos de criação e circulação, com intersecções de dinâmicas diversas de um país continental e de história colonial, tendo assim suas vicissitudes e incongruências. São muitas as experiências de negritude no país, assim como os/as quadrinistas negros/as atuantes na cena brasileira e suas criações, muito além de estereótipos que tentam lhes impor. Este trabalho se estrutura a partir da convergência de estudo documental com leitura crítica da bibliografia do campo, construção de dados por meio de formulário de pesquisa e de entrevistas individuais. São discutidos os contextos, encontros, estratégias de criação e acesso aos mercados, assim como modos de organização de espaços de troca e demais movimentos coletivos. As análises e vivências desses/as quadrinistas figuram a perspectiva pela qual o fazer quadrinhos no Brasil é analisada neste trabalho, observando consequências e trajetórias de criação que necessitam se constituir e se afirmar no campo dos quadrinhos, estruturalmente branco e masculino. Aponta-se, na análise, tanto para o direito de autodefinição de suas criações quanto os atravessamentos que impactam diretamente suas expressividades e realizações profissionais, vinculadas a gênero, a questões regionais e demais variáveis que constituem suas identidades, não só enquanto artistas, mas enquanto pessoas. Observou-se que as experiências de artistas negros constituem elemento múltiplo e essencial para uma compreensão e análise efetivas dos quadrinhos brasileiros, bem como em demais contextos das artes brasileiras, para além desta dissertaçãoThe central scope of the research and discussion constructed in this dissertation is to measure the experiences and perspectives of Black artists in the production and circulation of comics in Brazil. When observing the historiography of Brazilian art, it`s notable that he attention and spaces attributed to the works and trajectories of Black artists across different languages and expressions have been limited. In the field of comics, it is no different: the Brazilian comics scene is composed of various contexts of creation and circulation, intersecting with diverse dynamics from a continental country with a colonial history, thus having its own vicissitudes and incongruities. There are many Black experiences in the country, as well as numerous Black comic artists active in the Brazilian scene and their creations, far beyond the stereotypes imposed on them. This work is structured around the convergence of documentary study with a critical reading of the field\'s bibliography, data collection through research forms, and individual interviews. The contexts, encounters, creation strategies, and access to markets are discussed, along with the organization of spaces for exchange and other collective movements. The analyses and lived experiences of these comic artists represent the perspective from which the act of making comics in Brazil is analyzed in this work, observing the consequences and creative trajectories that need to establish and assert themselves in a predominantly white and male-dominated comic field. The analysis highlights both the right to self-definition in their creations and the challenges that directly impact their expressiveness and professional achievements, linked to gender, regional issues, and other variables that shape their identities, not only as artists but also as individuals. It was observed that the experiences of Black artists constitute a multifaceted and essential element for an effective understanding and analysis of Brazilian comics, as well as in other contexts of Brazilian art, beyond the scope of this dissertationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarros, Denise DiasSantos, Leonardo Rodrigues dos2024-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012025-132009/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-29T15:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-29012025-132009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-29T15:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos Black Comic Artists in Brazil: Black Brazilian experiences and perspectives in comics production |
title |
Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos |
spellingShingle |
Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos Santos, Leonardo Rodrigues dos Artistas Negros Autoria Negra Black artists Black authorship Black comic artists Brazilian comics Comics Histórias em Quadrinhos Quadrinhos brasileiros Quadrinistas negros/as |
title_short |
Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos |
title_full |
Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos |
title_fullStr |
Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos |
title_sort |
Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos |
author |
Santos, Leonardo Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Leonardo Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Denise Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leonardo Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artistas Negros Autoria Negra Black artists Black authorship Black comic artists Brazilian comics Comics Histórias em Quadrinhos Quadrinhos brasileiros Quadrinistas negros/as |
topic |
Artistas Negros Autoria Negra Black artists Black authorship Black comic artists Brazilian comics Comics Histórias em Quadrinhos Quadrinhos brasileiros Quadrinistas negros/as |
description |
O escopo central da pesquisa e discussão construídas nesta dissertação é o de dimensionar experiências e perspectivas de artistas negros na produção e circulação de histórias em quadrinhos no Brasil. Ao observarmos a historiografia da arte brasileira, notamos que a atenção e espaços atribuídos as produções e trajetórias de artistas negros, em diferentes linguagens e expressões, têm sido limitados. No campo das histórias em quadrinhos não é diferente: o cenário nacional é composto por diferentes contextos de criação e circulação, com intersecções de dinâmicas diversas de um país continental e de história colonial, tendo assim suas vicissitudes e incongruências. São muitas as experiências de negritude no país, assim como os/as quadrinistas negros/as atuantes na cena brasileira e suas criações, muito além de estereótipos que tentam lhes impor. Este trabalho se estrutura a partir da convergência de estudo documental com leitura crítica da bibliografia do campo, construção de dados por meio de formulário de pesquisa e de entrevistas individuais. São discutidos os contextos, encontros, estratégias de criação e acesso aos mercados, assim como modos de organização de espaços de troca e demais movimentos coletivos. As análises e vivências desses/as quadrinistas figuram a perspectiva pela qual o fazer quadrinhos no Brasil é analisada neste trabalho, observando consequências e trajetórias de criação que necessitam se constituir e se afirmar no campo dos quadrinhos, estruturalmente branco e masculino. Aponta-se, na análise, tanto para o direito de autodefinição de suas criações quanto os atravessamentos que impactam diretamente suas expressividades e realizações profissionais, vinculadas a gênero, a questões regionais e demais variáveis que constituem suas identidades, não só enquanto artistas, mas enquanto pessoas. Observou-se que as experiências de artistas negros constituem elemento múltiplo e essencial para uma compreensão e análise efetivas dos quadrinhos brasileiros, bem como em demais contextos das artes brasileiras, para além desta dissertação |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012025-132009/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012025-132009/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1831214819577954304 |