Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Rodrigues dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012025-132009/
Resumo: O escopo central da pesquisa e discussão construídas nesta dissertação é o de dimensionar experiências e perspectivas de artistas negros na produção e circulação de histórias em quadrinhos no Brasil. Ao observarmos a historiografia da arte brasileira, notamos que a atenção e espaços atribuídos as produções e trajetórias de artistas negros, em diferentes linguagens e expressões, têm sido limitados. No campo das histórias em quadrinhos não é diferente: o cenário nacional é composto por diferentes contextos de criação e circulação, com intersecções de dinâmicas diversas de um país continental e de história colonial, tendo assim suas vicissitudes e incongruências. São muitas as experiências de negritude no país, assim como os/as quadrinistas negros/as atuantes na cena brasileira e suas criações, muito além de estereótipos que tentam lhes impor. Este trabalho se estrutura a partir da convergência de estudo documental com leitura crítica da bibliografia do campo, construção de dados por meio de formulário de pesquisa e de entrevistas individuais. São discutidos os contextos, encontros, estratégias de criação e acesso aos mercados, assim como modos de organização de espaços de troca e demais movimentos coletivos. As análises e vivências desses/as quadrinistas figuram a perspectiva pela qual o fazer quadrinhos no Brasil é analisada neste trabalho, observando consequências e trajetórias de criação que necessitam se constituir e se afirmar no campo dos quadrinhos, estruturalmente branco e masculino. Aponta-se, na análise, tanto para o direito de autodefinição de suas criações quanto os atravessamentos que impactam diretamente suas expressividades e realizações profissionais, vinculadas a gênero, a questões regionais e demais variáveis que constituem suas identidades, não só enquanto artistas, mas enquanto pessoas. Observou-se que as experiências de artistas negros constituem elemento múltiplo e essencial para uma compreensão e análise efetivas dos quadrinhos brasileiros, bem como em demais contextos das artes brasileiras, para além desta dissertação
id USP_d1c3fe6af75c4bd983b2049fb64aead7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29012025-132009
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhosBlack Comic Artists in Brazil: Black Brazilian experiences and perspectives in comics productionArtistas NegrosAutoria NegraBlack artistsBlack authorshipBlack comic artistsBrazilian comicsComicsHistórias em QuadrinhosQuadrinhos brasileirosQuadrinistas negros/asO escopo central da pesquisa e discussão construídas nesta dissertação é o de dimensionar experiências e perspectivas de artistas negros na produção e circulação de histórias em quadrinhos no Brasil. Ao observarmos a historiografia da arte brasileira, notamos que a atenção e espaços atribuídos as produções e trajetórias de artistas negros, em diferentes linguagens e expressões, têm sido limitados. No campo das histórias em quadrinhos não é diferente: o cenário nacional é composto por diferentes contextos de criação e circulação, com intersecções de dinâmicas diversas de um país continental e de história colonial, tendo assim suas vicissitudes e incongruências. São muitas as experiências de negritude no país, assim como os/as quadrinistas negros/as atuantes na cena brasileira e suas criações, muito além de estereótipos que tentam lhes impor. Este trabalho se estrutura a partir da convergência de estudo documental com leitura crítica da bibliografia do campo, construção de dados por meio de formulário de pesquisa e de entrevistas individuais. São discutidos os contextos, encontros, estratégias de criação e acesso aos mercados, assim como modos de organização de espaços de troca e demais movimentos coletivos. As análises e vivências desses/as quadrinistas figuram a perspectiva pela qual o fazer quadrinhos no Brasil é analisada neste trabalho, observando consequências e trajetórias de criação que necessitam se constituir e se afirmar no campo dos quadrinhos, estruturalmente branco e masculino. Aponta-se, na análise, tanto para o direito de autodefinição de suas criações quanto os atravessamentos que impactam diretamente suas expressividades e realizações profissionais, vinculadas a gênero, a questões regionais e demais variáveis que constituem suas identidades, não só enquanto artistas, mas enquanto pessoas. Observou-se que as experiências de artistas negros constituem elemento múltiplo e essencial para uma compreensão e análise efetivas dos quadrinhos brasileiros, bem como em demais contextos das artes brasileiras, para além desta dissertaçãoThe central scope of the research and discussion constructed in this dissertation is to measure the experiences and perspectives of Black artists in the production and circulation of comics in Brazil. When observing the historiography of Brazilian art, it`s notable that he attention and spaces attributed to the works and trajectories of Black artists across different languages and expressions have been limited. In the field of comics, it is no different: the Brazilian comics scene is composed of various contexts of creation and circulation, intersecting with diverse dynamics from a continental country with a colonial history, thus having its own vicissitudes and incongruities. There are many Black experiences in the country, as well as numerous Black comic artists active in the Brazilian scene and their creations, far beyond the stereotypes imposed on them. This work is structured around the convergence of documentary study with a critical reading of the field\'s bibliography, data collection through research forms, and individual interviews. The contexts, encounters, creation strategies, and access to markets are discussed, along with the organization of spaces for exchange and other collective movements. The analyses and lived experiences of these comic artists represent the perspective from which the act of making comics in Brazil is analyzed in this work, observing the consequences and creative trajectories that need to establish and assert themselves in a predominantly white and male-dominated comic field. The analysis highlights both the right to self-definition in their creations and the challenges that directly impact their expressiveness and professional achievements, linked to gender, regional issues, and other variables that shape their identities, not only as artists but also as individuals. It was observed that the experiences of Black artists constitute a multifaceted and essential element for an effective understanding and analysis of Brazilian comics, as well as in other contexts of Brazilian art, beyond the scope of this dissertationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarros, Denise DiasSantos, Leonardo Rodrigues dos2024-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012025-132009/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-29T15:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-29012025-132009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-29T15:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos
Black Comic Artists in Brazil: Black Brazilian experiences and perspectives in comics production
title Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos
spellingShingle Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos
Santos, Leonardo Rodrigues dos
Artistas Negros
Autoria Negra
Black artists
Black authorship
Black comic artists
Brazilian comics
Comics
Histórias em Quadrinhos
Quadrinhos brasileiros
Quadrinistas negros/as
title_short Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos
title_full Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos
title_fullStr Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos
title_sort Quadrinistas negros no Brasil: experiências e perspectivas negro-brasileiras na produção de histórias em quadrinhos
author Santos, Leonardo Rodrigues dos
author_facet Santos, Leonardo Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Denise Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Artistas Negros
Autoria Negra
Black artists
Black authorship
Black comic artists
Brazilian comics
Comics
Histórias em Quadrinhos
Quadrinhos brasileiros
Quadrinistas negros/as
topic Artistas Negros
Autoria Negra
Black artists
Black authorship
Black comic artists
Brazilian comics
Comics
Histórias em Quadrinhos
Quadrinhos brasileiros
Quadrinistas negros/as
description O escopo central da pesquisa e discussão construídas nesta dissertação é o de dimensionar experiências e perspectivas de artistas negros na produção e circulação de histórias em quadrinhos no Brasil. Ao observarmos a historiografia da arte brasileira, notamos que a atenção e espaços atribuídos as produções e trajetórias de artistas negros, em diferentes linguagens e expressões, têm sido limitados. No campo das histórias em quadrinhos não é diferente: o cenário nacional é composto por diferentes contextos de criação e circulação, com intersecções de dinâmicas diversas de um país continental e de história colonial, tendo assim suas vicissitudes e incongruências. São muitas as experiências de negritude no país, assim como os/as quadrinistas negros/as atuantes na cena brasileira e suas criações, muito além de estereótipos que tentam lhes impor. Este trabalho se estrutura a partir da convergência de estudo documental com leitura crítica da bibliografia do campo, construção de dados por meio de formulário de pesquisa e de entrevistas individuais. São discutidos os contextos, encontros, estratégias de criação e acesso aos mercados, assim como modos de organização de espaços de troca e demais movimentos coletivos. As análises e vivências desses/as quadrinistas figuram a perspectiva pela qual o fazer quadrinhos no Brasil é analisada neste trabalho, observando consequências e trajetórias de criação que necessitam se constituir e se afirmar no campo dos quadrinhos, estruturalmente branco e masculino. Aponta-se, na análise, tanto para o direito de autodefinição de suas criações quanto os atravessamentos que impactam diretamente suas expressividades e realizações profissionais, vinculadas a gênero, a questões regionais e demais variáveis que constituem suas identidades, não só enquanto artistas, mas enquanto pessoas. Observou-se que as experiências de artistas negros constituem elemento múltiplo e essencial para uma compreensão e análise efetivas dos quadrinhos brasileiros, bem como em demais contextos das artes brasileiras, para além desta dissertação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012025-132009/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29012025-132009/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1831214819577954304