A \"Linguagem das Formas\": ensaio sobre o estatuto do belo na filosofia de Shaftesbury

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Pedro Paulo Garrido Pimenta
Orientador(a): Maria Lucia Mello e Oliveira Cacciola
Banca de defesa: Laurent Jaffro, Franklin Leopoldo e Silva, Marcio Suzuki
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Filosofia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.8.2002.tde-02082022-130252
Resumo: O presente ensaio propõe uma interpretação sistemática da filosofia de Anthony Ashley Cooper, Terceiro Conde de Shaftesbury. Partindo do exame dos termos em que é possível falar num sistema a propósito de sua filosofia, o texto procede a um exame da articulação entre as noções de imanência e finalidade na compreensão que Shaftesbury apresenta do conceito de uma natureza como totalidade orgânica. Essa investigação permite, por seu turno, compreender a importância do conceito de arte enquanto potencialização da natureza, mostrando assim como o conceito do belo ocupa o lugar central na reflexão do filósofo
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A \"Linguagem das Formas\": ensaio sobre o estatuto do belo na filosofia de Shaftesbury Not available 2002-11-14Maria Lucia Mello e Oliveira CacciolaLaurent JaffroFranklin Leopoldo e SilvaMarcio SuzukiPedro Paulo Garrido PimentaUniversidade de São PauloFilosofiaUSPBR Art Arte Beautiful Belo Finalidade Finality Imanência lmmanence Nature Natureza O presente ensaio propõe uma interpretação sistemática da filosofia de Anthony Ashley Cooper, Terceiro Conde de Shaftesbury. Partindo do exame dos termos em que é possível falar num sistema a propósito de sua filosofia, o texto procede a um exame da articulação entre as noções de imanência e finalidade na compreensão que Shaftesbury apresenta do conceito de uma natureza como totalidade orgânica. Essa investigação permite, por seu turno, compreender a importância do conceito de arte enquanto potencialização da natureza, mostrando assim como o conceito do belo ocupa o lugar central na reflexão do filósofo This essay proposes a systematic interpretation of Shaftesbury\'s philosophy. Starting with the analysis of the conditions within which one can say that Shaftesbury\'s thought is systematic it proceeds to examine the articulation between the notions of immanence and finality in Shaftesbury\'s concept of nature as organic totality. This inquiry enables us to comprehend the role of the concept of art as nature redoubled so as to show the central position of the concept of beautiful in Shaftesbury\'s reflection. https://doi.org/10.11606/T.8.2002.tde-02082022-130252info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:05:30Zoai:teses.usp.br:tde-02082022-130252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-02T19:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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