Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis
| Ano de defesa: | 2004 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05122024-092744/ |
Resumo: | O conceito de relacionamento tem sido largamente aplicado no ambiente empresarial como uma abordagem capaz de garantir competitividade às empresas. Clientes fiéis possuem alto valor e os relacionamentos estabelecidos com eles são frequentemente vistos como fontes para alcançar uma posição de vantagem competitiva sustentável. para explicar melhor o tema desta pesquisa - relacionamento com os clientes e seus impactos nos negócios - diversos assuntos foram abordados por meio de uma revisão bibliográfica. Entre os principais, destacam-se estratégia e competitividade, marketing industrial, marketing de relacionamento, especificidades do marketing de relacionamento no mercado empresarial, entre outros. O estudo contém a descrição, a análise e os resultados obtidos com base em pesquisa de campo desenvolvida em uma empresa do setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo, que pratica o marketing de relacionamento com seus clientes no mercado industrial. As conclusões resultantes do desenvolvimento deste estudo exploratório contribuem para as atividades de pesquisa acadêmica que visam ao preenchimento das lacunas do conhecimento sobre estratégias de marketing de relacionamento e sua contribuição para o desempenho das organizações |
| id |
USP_d59bfb4174156c6d54a72b3c4259ca71 |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05122024-092744 |
| network_acronym_str |
USP |
| network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
| repository_id_str |
|
| spelling |
Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveisContribution of relationship marketing in the industrial market: a case study in the fuel distribution sectorIndustrial marketingMarketing de relacionamentoMarketing industrialRelationship marketingO conceito de relacionamento tem sido largamente aplicado no ambiente empresarial como uma abordagem capaz de garantir competitividade às empresas. Clientes fiéis possuem alto valor e os relacionamentos estabelecidos com eles são frequentemente vistos como fontes para alcançar uma posição de vantagem competitiva sustentável. para explicar melhor o tema desta pesquisa - relacionamento com os clientes e seus impactos nos negócios - diversos assuntos foram abordados por meio de uma revisão bibliográfica. Entre os principais, destacam-se estratégia e competitividade, marketing industrial, marketing de relacionamento, especificidades do marketing de relacionamento no mercado empresarial, entre outros. O estudo contém a descrição, a análise e os resultados obtidos com base em pesquisa de campo desenvolvida em uma empresa do setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo, que pratica o marketing de relacionamento com seus clientes no mercado industrial. As conclusões resultantes do desenvolvimento deste estudo exploratório contribuem para as atividades de pesquisa acadêmica que visam ao preenchimento das lacunas do conhecimento sobre estratégias de marketing de relacionamento e sua contribuição para o desempenho das organizaçõesThe concept of relationship has been largely applied in the entrepreneurial environment as an approach that is able to guarantee competitivity to conipanies. Faithful clients are highly valuable and relationships established with them are often seen as sources to reach a sustainable competitive advantage position. Several topics have been dealt with by means of bibliographic review in order to elucidate the theme of this research relationship with clients and their impacts on businesses. Amongst these main topics, one can point out strategy and competitivity, industrial marketing, relationship marketing and marketing specificities in the relationship with the enterpreneurial market, amongst others. This study contains the description, analysis and the results which were obtained based on field research which was developed in a company in the petroleum liquified gas distribution sector which practices relationship marketing with its clients on the industrial market. The conclusions resulting from this exploratory study contribute to academic research activities which airn at filling in the blanks of knowledge on strategies regarding relationship marketing and its contribution to organizations performanceBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues Filho, Lino NogueiraCosta, Tabajara Bertelli2004-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05122024-092744/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-12-05T11:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-05122024-092744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-12-05T11:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
| dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis Contribution of relationship marketing in the industrial market: a case study in the fuel distribution sector |
| title |
Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis |
| spellingShingle |
Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis Costa, Tabajara Bertelli Industrial marketing Marketing de relacionamento Marketing industrial Relationship marketing |
| title_short |
Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis |
| title_full |
Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis |
| title_fullStr |
Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis |
| title_full_unstemmed |
Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis |
| title_sort |
Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis |
| author |
Costa, Tabajara Bertelli |
| author_facet |
Costa, Tabajara Bertelli |
| author_role |
author |
| dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues Filho, Lino Nogueira |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Tabajara Bertelli |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
Industrial marketing Marketing de relacionamento Marketing industrial Relationship marketing |
| topic |
Industrial marketing Marketing de relacionamento Marketing industrial Relationship marketing |
| description |
O conceito de relacionamento tem sido largamente aplicado no ambiente empresarial como uma abordagem capaz de garantir competitividade às empresas. Clientes fiéis possuem alto valor e os relacionamentos estabelecidos com eles são frequentemente vistos como fontes para alcançar uma posição de vantagem competitiva sustentável. para explicar melhor o tema desta pesquisa - relacionamento com os clientes e seus impactos nos negócios - diversos assuntos foram abordados por meio de uma revisão bibliográfica. Entre os principais, destacam-se estratégia e competitividade, marketing industrial, marketing de relacionamento, especificidades do marketing de relacionamento no mercado empresarial, entre outros. O estudo contém a descrição, a análise e os resultados obtidos com base em pesquisa de campo desenvolvida em uma empresa do setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo, que pratica o marketing de relacionamento com seus clientes no mercado industrial. As conclusões resultantes do desenvolvimento deste estudo exploratório contribuem para as atividades de pesquisa acadêmica que visam ao preenchimento das lacunas do conhecimento sobre estratégias de marketing de relacionamento e sua contribuição para o desempenho das organizações |
| publishDate |
2004 |
| dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-06 |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
| format |
masterThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05122024-092744/ |
| url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05122024-092744/ |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.relation.none.fl_str_mv |
|
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
| rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
| dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
| publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
| instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
| instacron_str |
USP |
| institution |
USP |
| reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
| collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
| repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
| repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
| _version_ |
1818598502093029376 |