Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Costa, Tabajara Bertelli
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05122024-092744/
Resumo: O conceito de relacionamento tem sido largamente aplicado no ambiente empresarial como uma abordagem capaz de garantir competitividade às empresas. Clientes fiéis possuem alto valor e os relacionamentos estabelecidos com eles são frequentemente vistos como fontes para alcançar uma posição de vantagem competitiva sustentável. para explicar melhor o tema desta pesquisa - relacionamento com os clientes e seus impactos nos negócios - diversos assuntos foram abordados por meio de uma revisão bibliográfica. Entre os principais, destacam-se estratégia e competitividade, marketing industrial, marketing de relacionamento, especificidades do marketing de relacionamento no mercado empresarial, entre outros. O estudo contém a descrição, a análise e os resultados obtidos com base em pesquisa de campo desenvolvida em uma empresa do setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo, que pratica o marketing de relacionamento com seus clientes no mercado industrial. As conclusões resultantes do desenvolvimento deste estudo exploratório contribuem para as atividades de pesquisa acadêmica que visam ao preenchimento das lacunas do conhecimento sobre estratégias de marketing de relacionamento e sua contribuição para o desempenho das organizações
id USP_d59bfb4174156c6d54a72b3c4259ca71
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05122024-092744
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveisContribution of relationship marketing in the industrial market: a case study in the fuel distribution sectorIndustrial marketingMarketing de relacionamentoMarketing industrialRelationship marketingO conceito de relacionamento tem sido largamente aplicado no ambiente empresarial como uma abordagem capaz de garantir competitividade às empresas. Clientes fiéis possuem alto valor e os relacionamentos estabelecidos com eles são frequentemente vistos como fontes para alcançar uma posição de vantagem competitiva sustentável. para explicar melhor o tema desta pesquisa - relacionamento com os clientes e seus impactos nos negócios - diversos assuntos foram abordados por meio de uma revisão bibliográfica. Entre os principais, destacam-se estratégia e competitividade, marketing industrial, marketing de relacionamento, especificidades do marketing de relacionamento no mercado empresarial, entre outros. O estudo contém a descrição, a análise e os resultados obtidos com base em pesquisa de campo desenvolvida em uma empresa do setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo, que pratica o marketing de relacionamento com seus clientes no mercado industrial. As conclusões resultantes do desenvolvimento deste estudo exploratório contribuem para as atividades de pesquisa acadêmica que visam ao preenchimento das lacunas do conhecimento sobre estratégias de marketing de relacionamento e sua contribuição para o desempenho das organizaçõesThe concept of relationship has been largely applied in the entrepreneurial environment as an approach that is able to guarantee competitivity to conipanies. Faithful clients are highly valuable and relationships established with them are often seen as sources to reach a sustainable competitive advantage position. Several topics have been dealt with by means of bibliographic review in order to elucidate the theme of this research relationship with clients and their impacts on businesses. Amongst these main topics, one can point out strategy and competitivity, industrial marketing, relationship marketing and marketing specificities in the relationship with the enterpreneurial market, amongst others. This study contains the description, analysis and the results which were obtained based on field research which was developed in a company in the petroleum liquified gas distribution sector which practices relationship marketing with its clients on the industrial market. The conclusions resulting from this exploratory study contribute to academic research activities which airn at filling in the blanks of knowledge on strategies regarding relationship marketing and its contribution to organizations performanceBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues Filho, Lino NogueiraCosta, Tabajara Bertelli2004-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05122024-092744/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-12-05T11:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-05122024-092744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-12-05T11:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis
Contribution of relationship marketing in the industrial market: a case study in the fuel distribution sector
title Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis
spellingShingle Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis
Costa, Tabajara Bertelli
Industrial marketing
Marketing de relacionamento
Marketing industrial
Relationship marketing
title_short Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis
title_full Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis
title_fullStr Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis
title_full_unstemmed Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis
title_sort Contribuição do marketing de relacionamento no mercado industrial: um estudo de caso no setor de distribuição de combustíveis
author Costa, Tabajara Bertelli
author_facet Costa, Tabajara Bertelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues Filho, Lino Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Tabajara Bertelli
dc.subject.por.fl_str_mv Industrial marketing
Marketing de relacionamento
Marketing industrial
Relationship marketing
topic Industrial marketing
Marketing de relacionamento
Marketing industrial
Relationship marketing
description O conceito de relacionamento tem sido largamente aplicado no ambiente empresarial como uma abordagem capaz de garantir competitividade às empresas. Clientes fiéis possuem alto valor e os relacionamentos estabelecidos com eles são frequentemente vistos como fontes para alcançar uma posição de vantagem competitiva sustentável. para explicar melhor o tema desta pesquisa - relacionamento com os clientes e seus impactos nos negócios - diversos assuntos foram abordados por meio de uma revisão bibliográfica. Entre os principais, destacam-se estratégia e competitividade, marketing industrial, marketing de relacionamento, especificidades do marketing de relacionamento no mercado empresarial, entre outros. O estudo contém a descrição, a análise e os resultados obtidos com base em pesquisa de campo desenvolvida em uma empresa do setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo, que pratica o marketing de relacionamento com seus clientes no mercado industrial. As conclusões resultantes do desenvolvimento deste estudo exploratório contribuem para as atividades de pesquisa acadêmica que visam ao preenchimento das lacunas do conhecimento sobre estratégias de marketing de relacionamento e sua contribuição para o desempenho das organizações
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05122024-092744/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05122024-092744/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1818598502093029376