Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
| Ano de defesa: | 1999 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-15092022-095356/ |
Resumo: | A competitividade é essencial para o crescimento e mesmo para a sobrevivência das empresas, num mercado cada vez mais mutável e concorrido. Este trabalho faz uma revisão das diversas visões de competitividade, através dos tempos e, a partir da teoria desenvolve um método para avaliar a posição competitiva de empresas componentes de um setor industrial. O método foi testado através de uma pesquisa conduzida em âmbito nacional, com 136 empresas compradoras de aços planos, com a finalidade de avaliar a competitividade dos fabricantes desses produtos, tendo sido constatada uma relação muito próxima entre a posição competitiva obtida por cada empresa, sua participação nos setores avaliados e sua rentabilidade. O estudo sugere pesquisas similares, a fim de verificar a validade do método, para setores com um número maior de produtos e clientes, e a introdução de ativos de marketing internos na avaliação da posição competitiva. |
| id |
USP_fc3aa4ca33432e211a9f800064634d6a |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15092022-095356 |
| network_acronym_str |
USP |
| network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
| repository_id_str |
|
| spelling |
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comunsCompetitiveness of organizations: a method for evaluating the competitive position in industrial marketing: application of the method to the common flat steel sectorIndustrial marketingMarketingMarketingMarketing industrialA competitividade é essencial para o crescimento e mesmo para a sobrevivência das empresas, num mercado cada vez mais mutável e concorrido. Este trabalho faz uma revisão das diversas visões de competitividade, através dos tempos e, a partir da teoria desenvolve um método para avaliar a posição competitiva de empresas componentes de um setor industrial. O método foi testado através de uma pesquisa conduzida em âmbito nacional, com 136 empresas compradoras de aços planos, com a finalidade de avaliar a competitividade dos fabricantes desses produtos, tendo sido constatada uma relação muito próxima entre a posição competitiva obtida por cada empresa, sua participação nos setores avaliados e sua rentabilidade. O estudo sugere pesquisas similares, a fim de verificar a validade do método, para setores com um número maior de produtos e clientes, e a introdução de ativos de marketing internos na avaliação da posição competitiva.Competitiveness is essential to the growing or even to the survival of organizations, in a market, each day, more competitive and in constant change. The study makes a review of the several views of competitiveness since the beginning of the century and, from theory, develops a method to measure the competitive positioning of companies, in a given industrial sector. The method was tested by means of a research, with 136 companies, buyers of plain carbon steel. The objective was to measure the competitiveness of the producers, being observed a near relation among the measured competitiveness of each company and its market share - general and by sector - and its profitability. The study suggests similar researches, in order to verify the validity of the method, in sectors with a great number of products and customers, and the introduction of internal market assets in the evaluation of competitiveness.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToledo, Geraldo LucianoCampanhole, Helcio Lobo1999-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-15092022-095356/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-15T12:59:00Zoai:teses.usp.br:tde-15092022-095356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-15T12:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
| dc.title.none.fl_str_mv |
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns Competitiveness of organizations: a method for evaluating the competitive position in industrial marketing: application of the method to the common flat steel sector |
| title |
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns |
| spellingShingle |
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns Campanhole, Helcio Lobo Industrial marketing Marketing Marketing Marketing industrial |
| title_short |
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns |
| title_full |
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns |
| title_fullStr |
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns |
| title_full_unstemmed |
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns |
| title_sort |
Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns |
| author |
Campanhole, Helcio Lobo |
| author_facet |
Campanhole, Helcio Lobo |
| author_role |
author |
| dc.contributor.none.fl_str_mv |
Toledo, Geraldo Luciano |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campanhole, Helcio Lobo |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
Industrial marketing Marketing Marketing Marketing industrial |
| topic |
Industrial marketing Marketing Marketing Marketing industrial |
| description |
A competitividade é essencial para o crescimento e mesmo para a sobrevivência das empresas, num mercado cada vez mais mutável e concorrido. Este trabalho faz uma revisão das diversas visões de competitividade, através dos tempos e, a partir da teoria desenvolve um método para avaliar a posição competitiva de empresas componentes de um setor industrial. O método foi testado através de uma pesquisa conduzida em âmbito nacional, com 136 empresas compradoras de aços planos, com a finalidade de avaliar a competitividade dos fabricantes desses produtos, tendo sido constatada uma relação muito próxima entre a posição competitiva obtida por cada empresa, sua participação nos setores avaliados e sua rentabilidade. O estudo sugere pesquisas similares, a fim de verificar a validade do método, para setores com um número maior de produtos e clientes, e a introdução de ativos de marketing internos na avaliação da posição competitiva. |
| publishDate |
1999 |
| dc.date.none.fl_str_mv |
1999-08-11 |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
| format |
masterThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-15092022-095356/ |
| url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-15092022-095356/ |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.relation.none.fl_str_mv |
|
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
| rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
| dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
| publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
| instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
| instacron_str |
USP |
| institution |
USP |
| reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
| collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
| repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
| repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
| _version_ |
1815258181785354240 |