\"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Genta, Alda Maria Arrivabene
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-21082007-150859/
Resumo: O presente trabalho tem por intuito demonstrar a solidão, a incomunicabilidade e a precariedade dos relacionamentos no mundo moderno. Para tanto fizemos um estudo detalhado das personagens e da linguagem simbólica presentes em A gata e a fábula, de Fernanda Botelho e Exílio, de Lya Luft. Coincidentemente, o contexto histórico das duas obras consiste na ditadura, que ocorreu em Portugal e no Brasil, porém não aparece explicitamente nos romances, mesmo porque o enfoque de ambos é o de mostrar a situação da mulher numa sociedade conservadora e patriarcal. Ambos os romances mostram a mulher à procura de sua identidade numa sociedade na qual ela sempre ocupou uma posição inferior.
id USP_e43d0f9cab88088c1f54819a85e61b5a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21082007-150859
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling \"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno\"A gata e a fábula\" and \"Exílio\": demonstration of the solitude, the lack of comunication and the uncertainty of the relationships in our contemporary worldDesamorDislikeIncommunicabilityIncomunicabilidadeModernidadeNowadays worldProcura de identidadeSolidãoSolitudeSurch for identityO presente trabalho tem por intuito demonstrar a solidão, a incomunicabilidade e a precariedade dos relacionamentos no mundo moderno. Para tanto fizemos um estudo detalhado das personagens e da linguagem simbólica presentes em A gata e a fábula, de Fernanda Botelho e Exílio, de Lya Luft. Coincidentemente, o contexto histórico das duas obras consiste na ditadura, que ocorreu em Portugal e no Brasil, porém não aparece explicitamente nos romances, mesmo porque o enfoque de ambos é o de mostrar a situação da mulher numa sociedade conservadora e patriarcal. Ambos os romances mostram a mulher à procura de sua identidade numa sociedade na qual ela sempre ocupou uma posição inferior.The aim of the present research is to demonstrate the solitude, the lack of comunication and the uncertainty of the relationships in our contemporary world. In order to show this, we did a detailed study of the characters and of the symbolic speech presented in A gata e a fábula written by Fernanda Botelho and Exílio, written by Lya Luft. The historical context of the novels is, coincidently, the dictatorship which happened in Portugal and in Brazil, but this fact does not appear clearly in these novels, because their main focus is to show the woman\'s situation facing a strict and patriarchal society. Both novels show the woman in search of ber identity in a society in which she always had a lower position.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaniato, Benilde Justo LacorteGenta, Alda Maria Arrivabene2006-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-21082007-150859/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-21082007-150859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno
\"A gata e a fábula\" and \"Exílio\": demonstration of the solitude, the lack of comunication and the uncertainty of the relationships in our contemporary world
title \"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno
spellingShingle \"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno
Genta, Alda Maria Arrivabene
Desamor
Dislike
Incommunicability
Incomunicabilidade
Modernidade
Nowadays world
Procura de identidade
Solidão
Solitude
Surch for identity
title_short \"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno
title_full \"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno
title_fullStr \"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno
title_full_unstemmed \"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno
title_sort \"A gata e a fábula\" e \"Exílio\": a manifestação do desamor no mundo moderno
author Genta, Alda Maria Arrivabene
author_facet Genta, Alda Maria Arrivabene
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caniato, Benilde Justo Lacorte
dc.contributor.author.fl_str_mv Genta, Alda Maria Arrivabene
dc.subject.por.fl_str_mv Desamor
Dislike
Incommunicability
Incomunicabilidade
Modernidade
Nowadays world
Procura de identidade
Solidão
Solitude
Surch for identity
topic Desamor
Dislike
Incommunicability
Incomunicabilidade
Modernidade
Nowadays world
Procura de identidade
Solidão
Solitude
Surch for identity
description O presente trabalho tem por intuito demonstrar a solidão, a incomunicabilidade e a precariedade dos relacionamentos no mundo moderno. Para tanto fizemos um estudo detalhado das personagens e da linguagem simbólica presentes em A gata e a fábula, de Fernanda Botelho e Exílio, de Lya Luft. Coincidentemente, o contexto histórico das duas obras consiste na ditadura, que ocorreu em Portugal e no Brasil, porém não aparece explicitamente nos romances, mesmo porque o enfoque de ambos é o de mostrar a situação da mulher numa sociedade conservadora e patriarcal. Ambos os romances mostram a mulher à procura de sua identidade numa sociedade na qual ela sempre ocupou uma posição inferior.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-21082007-150859/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-21082007-150859/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492622136573952