Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Lellis, Jimmy de Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13042026-150428/
Resumo: O trabalho estuda o ambiente das incubadoras de empresas de base tecnológica no nordeste, tendo como foco o seu molde de implantação, procurando assim contribuir de uma forma sistêmica para esta atividade produtiva. Para alcançar esse objetivo, analisou-se o universo de três incubadoras situadas nos Estados da Paraíba e Pernambuco com o intuito de alicerçar a elaboração de um diagnóstico de desempenho para esse determinado tipo de incubadora. Procurou-se também caracterizar os fatores responsáveis pelo desempenho dos programas de incubadoras de empresa de base tecnológica. Os resultados apresentaram uma certa disformidade de perfis nos casos selecionados. Utilizou-se como critério de avaliação, indicadores de desempenho configurados em oito grupos. Recomendações foram expostas com o intuito de propor uma estratégia de operações para a implantação das incubadoras, procurando aproveitar os pontos positivos e corrigindo os pontos negativos, como forma de recursos à formulação de melhorias do processo produtivo como um todo.
id USP_e4f5bb28297988cb1bf7ec9ae85197df
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13042026-150428
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.Untitled in englishBusiness incubatorsIncubadoras de empresasO trabalho estuda o ambiente das incubadoras de empresas de base tecnológica no nordeste, tendo como foco o seu molde de implantação, procurando assim contribuir de uma forma sistêmica para esta atividade produtiva. Para alcançar esse objetivo, analisou-se o universo de três incubadoras situadas nos Estados da Paraíba e Pernambuco com o intuito de alicerçar a elaboração de um diagnóstico de desempenho para esse determinado tipo de incubadora. Procurou-se também caracterizar os fatores responsáveis pelo desempenho dos programas de incubadoras de empresa de base tecnológica. Os resultados apresentaram uma certa disformidade de perfis nos casos selecionados. Utilizou-se como critério de avaliação, indicadores de desempenho configurados em oito grupos. Recomendações foram expostas com o intuito de propor uma estratégia de operações para a implantação das incubadoras, procurando aproveitar os pontos positivos e corrigindo os pontos negativos, como forma de recursos à formulação de melhorias do processo produtivo como um todo.No AbstractsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToledo, Nilton NunesLellis, Jimmy de Almeida2000-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13042026-150428/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2026-04-13T18:10:02Zoai:teses.usp.br:tde-13042026-150428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212026-04-13T18:10:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.
Untitled in english
title Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.
spellingShingle Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.
Lellis, Jimmy de Almeida
Business incubators
Incubadoras de empresas
title_short Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.
title_full Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.
title_fullStr Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.
title_full_unstemmed Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.
title_sort Diagnóstico de desempenho das incubadoras de empresas de base tecnológica na região Nordeste.
author Lellis, Jimmy de Almeida
author_facet Lellis, Jimmy de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Nilton Nunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Lellis, Jimmy de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Business incubators
Incubadoras de empresas
topic Business incubators
Incubadoras de empresas
description O trabalho estuda o ambiente das incubadoras de empresas de base tecnológica no nordeste, tendo como foco o seu molde de implantação, procurando assim contribuir de uma forma sistêmica para esta atividade produtiva. Para alcançar esse objetivo, analisou-se o universo de três incubadoras situadas nos Estados da Paraíba e Pernambuco com o intuito de alicerçar a elaboração de um diagnóstico de desempenho para esse determinado tipo de incubadora. Procurou-se também caracterizar os fatores responsáveis pelo desempenho dos programas de incubadoras de empresa de base tecnológica. Os resultados apresentaram uma certa disformidade de perfis nos casos selecionados. Utilizou-se como critério de avaliação, indicadores de desempenho configurados em oito grupos. Recomendações foram expostas com o intuito de propor uma estratégia de operações para a implantação das incubadoras, procurando aproveitar os pontos positivos e corrigindo os pontos negativos, como forma de recursos à formulação de melhorias do processo produtivo como um todo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13042026-150428/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-13042026-150428/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492442759823360