Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Carvalho, Miguel Angelo de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-28052025-143609/
Resumo: Foi desenvolvido ensaio de laboratório para avaliação do desgaste de materiais utilizados em cilindros de laminação de tiras a frio. O equipamento consistia de um disco de aço carbono que girava contra uma amostra de material de cilindro. A interface, que era lubrificada com óleo solúvel, simulava as condições práticas de uma relaminação de tiras de aço. Os materiais utilizados foram dois aços ao cromo, 3,5% (vc9) e 5,0% (vc10) de cromo, e um aço-ferramenta ligado ao venadio (vc12). Para os dois primeiros foram realizados vários tipos de tratamentos térmicos de temperatura, sub-zero e revenimento. As taxas de desgaste em g/min obtidas nos ensaios foram maiores para as amostras revenidas nas mais altas temperaturas onde se obteve as menores durezas. Quando se variou a temperatura de austenitização o desgaste foi resultado de concorrência do nível de austenita retida e dureza da amostra. A eliminação do sub-zero provocou aumento na taxa de desgaste. O vc12 foi o material de maior resistência ao desgaste. Quando se fixou a temperatura de austenitização em 920\'GRAUS\'c as amostras de vc10 foram mais resistentes ao desgaste quanto as de vc9. A análise nas regiões desgastadas confirmou desgaste abrasivo nas amostras similar aos riscos observados em cilindros de vc9 e vc10 após laminação.
id USP_f19ded742e22b4b7de81918eb3062465
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28052025-143609
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.Untitled in englishDesgate dos materiaisLaminaçãoLaminationMaterial wearFoi desenvolvido ensaio de laboratório para avaliação do desgaste de materiais utilizados em cilindros de laminação de tiras a frio. O equipamento consistia de um disco de aço carbono que girava contra uma amostra de material de cilindro. A interface, que era lubrificada com óleo solúvel, simulava as condições práticas de uma relaminação de tiras de aço. Os materiais utilizados foram dois aços ao cromo, 3,5% (vc9) e 5,0% (vc10) de cromo, e um aço-ferramenta ligado ao venadio (vc12). Para os dois primeiros foram realizados vários tipos de tratamentos térmicos de temperatura, sub-zero e revenimento. As taxas de desgaste em g/min obtidas nos ensaios foram maiores para as amostras revenidas nas mais altas temperaturas onde se obteve as menores durezas. Quando se variou a temperatura de austenitização o desgaste foi resultado de concorrência do nível de austenita retida e dureza da amostra. A eliminação do sub-zero provocou aumento na taxa de desgaste. O vc12 foi o material de maior resistência ao desgaste. Quando se fixou a temperatura de austenitização em 920\'GRAUS\'c as amostras de vc10 foram mais resistentes ao desgaste quanto as de vc9. A análise nas regiões desgastadas confirmou desgaste abrasivo nas amostras similar aos riscos observados em cilindros de vc9 e vc10 após laminação.NO ABSTRACTSBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFalleiros, Ivan Gilberto SandovalCarvalho, Miguel Angelo de1995-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-28052025-143609/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-05-28T17:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-28052025-143609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-05-28T17:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.
Untitled in english
title Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.
spellingShingle Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.
Carvalho, Miguel Angelo de
Desgate dos materiais
Laminação
Lamination
Material wear
title_short Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.
title_full Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.
title_fullStr Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.
title_full_unstemmed Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.
title_sort Simulação do desgaste de materiais para cilindros de trabalho utilizados na laminação a frio de tiras de aço.
author Carvalho, Miguel Angelo de
author_facet Carvalho, Miguel Angelo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falleiros, Ivan Gilberto Sandoval
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Miguel Angelo de
dc.subject.por.fl_str_mv Desgate dos materiais
Laminação
Lamination
Material wear
topic Desgate dos materiais
Laminação
Lamination
Material wear
description Foi desenvolvido ensaio de laboratório para avaliação do desgaste de materiais utilizados em cilindros de laminação de tiras a frio. O equipamento consistia de um disco de aço carbono que girava contra uma amostra de material de cilindro. A interface, que era lubrificada com óleo solúvel, simulava as condições práticas de uma relaminação de tiras de aço. Os materiais utilizados foram dois aços ao cromo, 3,5% (vc9) e 5,0% (vc10) de cromo, e um aço-ferramenta ligado ao venadio (vc12). Para os dois primeiros foram realizados vários tipos de tratamentos térmicos de temperatura, sub-zero e revenimento. As taxas de desgaste em g/min obtidas nos ensaios foram maiores para as amostras revenidas nas mais altas temperaturas onde se obteve as menores durezas. Quando se variou a temperatura de austenitização o desgaste foi resultado de concorrência do nível de austenita retida e dureza da amostra. A eliminação do sub-zero provocou aumento na taxa de desgaste. O vc12 foi o material de maior resistência ao desgaste. Quando se fixou a temperatura de austenitização em 920\'GRAUS\'c as amostras de vc10 foram mais resistentes ao desgaste quanto as de vc9. A análise nas regiões desgastadas confirmou desgaste abrasivo nas amostras similar aos riscos observados em cilindros de vc9 e vc10 após laminação.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-28052025-143609/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-28052025-143609/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1844786350081966080