O desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes de Letras: um estudo longitudinal por meio dos gêneros textuais produzidos durante a habilitação em francês

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Tonelli, Jaci Brasil
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-26072024-120450/
Resumo: O objetivo de nossa tese foi estudar de maneira longitudinal a produção textual de alunos do curso de Letras (habilitação em língua francesa) buscando analisar os obstáculos encontrados por eles e acompanhar o desenvolvimento das capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) necessárias para produzir os gêneros textuais que circulam na esfera dos estudos universitários (LOUSADA, DEZUTTER, 2016). Para tanto, coletamos e analisamos as produções textuais em francês de quatro estudantes da turma 2016-2020 do curso de Letras-francês durante toda a graduação. Para desenvolver nossa pesquisa, adotamos como pressupostos teórico-metodológicos o Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2012; 2008; 2021) que tem suas bases nos estudos de Vigotski (1998; 1997; 2010; 2011; 2013). Apoiamo-nos nos conceitos de instrumento e zona de desenvolvimento proximal (VIGOTSKI, 1997; 2010; 2011; 2013) para entender o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes e em estudos sobre os obstáculos (BACHELARD, 1938; BROUSSEAU, 1998) advindos da didática das línguas (DOLZ, GAGNON, VUILLET, 2016; TOBOLA-COUCHEPIN, 2017; SURIAN, 2018; LOUSADA, 2020b; 2023; GABATHULER, VUILLET, 2022; DOLZ, 2022; ROCHA, 2023) para descrever os obstáculos de origem didática ou epistemológica encontrados pelos estudantes. Para realizar esta pesquisa, primeiramente, identificamos os gêneros textuais representativos para cada disciplina obrigatória da habilitação em língua francesa; em seguida, descrevemos as características desses gêneros, ou seja, elaboramos os modelos didáticos (DE PIETRO, SCHNEUWLY, 2003) dos gêneros textuais, com base nas práticas sociais de referência, em entrevistas semiestruturadas com os professores, em documentos utilizados em aula e/ou na literatura sobre o gênero. Com base nos modelos didáticos, identificamos as capacidades de linguagem necessárias à produção desses gêneros textuais, para, em seguida, verificar se, e de que maneira, os quatro graduandos cujas produções textuais analisamos nesta tese mobilizaram essas capacidades de linguagem. A partir dessas análises, em um primeiro momento, buscamos indícios do processo de desenvolvimento das capacidades de linguagem desses estudantes ao longo dos semestres e, em um segundo momento, classificamos os erros e as capacidades de linguagem que não foram mobilizadas em obstáculos de origem didática ou em obstáculos de origem epistemológicas. Nos resultados de nossas análises, encontramos indícios do processo de desenvolvimento das capacidades de linguagem necessárias à produção de gêneros textuais do relatar (fait divers e carta contendo récit de voyage), sobretudo quanto às capacidades linguísticodiscursivas. Já em gêneros do argumentar e expor (análise literária de um poema, commentaire composé e ensaio de estudos literários) encontramos indícios do processo de desenvolvimento das capacidades de ação e discursiva, na formulação de objetivos e na seleção e inserção de bibliografia de referência, assim como na acumulação de argumentos para criar um efeito argumentativo global (MELÃO, 2014; TONELLI, 2017). Dentre os obstáculos epistemológicos encontrados pelos estudantes estão erros na coesão verbal para contar eventos passados (capacidades linguístico-discursivas) em gêneros do relatar, a ausência de uso de bibliografia de referência (capacidades discursivas) para embasar suas análises literárias e a não formulação de objetivos (capacidades de ação) em gêneros do argumentar e do expor. Os resultados das análises revelam, também, um possível descompasso entre as capacidades de linguagem esperadas (e trabalhadas) nas disciplinas de língua francesa e literatura francófona, mostrando a necessidade de um diálogo maior entre essas duas áreas presentes no Curso de Letras
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spelling O desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes de Letras: um estudo longitudinal por meio dos gêneros textuais produzidos durante a habilitação em francêsThe development of students language capacities: a longitudinal study through textual genres produced during the Undergraduate Program of French StudiesAcademic literacyAcademic writingCapacidades de linguagemEscrita acadêmicaFrancês como língua estrangeiraFrench as foreign languageGêneros textuaisLanguage capacitiesLetramento acadêmicoObstaclesObstáculosTextual genresO objetivo de nossa tese foi estudar de maneira longitudinal a produção textual de alunos do curso de Letras (habilitação em língua francesa) buscando analisar os obstáculos encontrados por eles e acompanhar o desenvolvimento das capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) necessárias para produzir os gêneros textuais que circulam na esfera dos estudos universitários (LOUSADA, DEZUTTER, 2016). Para tanto, coletamos e analisamos as produções textuais em francês de quatro estudantes da turma 2016-2020 do curso de Letras-francês durante toda a graduação. Para desenvolver nossa pesquisa, adotamos como pressupostos teórico-metodológicos o Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2012; 2008; 2021) que tem suas bases nos estudos de Vigotski (1998; 1997; 2010; 2011; 2013). Apoiamo-nos nos conceitos de instrumento e zona de desenvolvimento proximal (VIGOTSKI, 1997; 2010; 2011; 2013) para entender o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes e em estudos sobre os obstáculos (BACHELARD, 1938; BROUSSEAU, 1998) advindos da didática das línguas (DOLZ, GAGNON, VUILLET, 2016; TOBOLA-COUCHEPIN, 2017; SURIAN, 2018; LOUSADA, 2020b; 2023; GABATHULER, VUILLET, 2022; DOLZ, 2022; ROCHA, 2023) para descrever os obstáculos de origem didática ou epistemológica encontrados pelos estudantes. Para realizar esta pesquisa, primeiramente, identificamos os gêneros textuais representativos para cada disciplina obrigatória da habilitação em língua francesa; em seguida, descrevemos as características desses gêneros, ou seja, elaboramos os modelos didáticos (DE PIETRO, SCHNEUWLY, 2003) dos gêneros textuais, com base nas práticas sociais de referência, em entrevistas semiestruturadas com os professores, em documentos utilizados em aula e/ou na literatura sobre o gênero. Com base nos modelos didáticos, identificamos as capacidades de linguagem necessárias à produção desses gêneros textuais, para, em seguida, verificar se, e de que maneira, os quatro graduandos cujas produções textuais analisamos nesta tese mobilizaram essas capacidades de linguagem. A partir dessas análises, em um primeiro momento, buscamos indícios do processo de desenvolvimento das capacidades de linguagem desses estudantes ao longo dos semestres e, em um segundo momento, classificamos os erros e as capacidades de linguagem que não foram mobilizadas em obstáculos de origem didática ou em obstáculos de origem epistemológicas. Nos resultados de nossas análises, encontramos indícios do processo de desenvolvimento das capacidades de linguagem necessárias à produção de gêneros textuais do relatar (fait divers e carta contendo récit de voyage), sobretudo quanto às capacidades linguísticodiscursivas. Já em gêneros do argumentar e expor (análise literária de um poema, commentaire composé e ensaio de estudos literários) encontramos indícios do processo de desenvolvimento das capacidades de ação e discursiva, na formulação de objetivos e na seleção e inserção de bibliografia de referência, assim como na acumulação de argumentos para criar um efeito argumentativo global (MELÃO, 2014; TONELLI, 2017). Dentre os obstáculos epistemológicos encontrados pelos estudantes estão erros na coesão verbal para contar eventos passados (capacidades linguístico-discursivas) em gêneros do relatar, a ausência de uso de bibliografia de referência (capacidades discursivas) para embasar suas análises literárias e a não formulação de objetivos (capacidades de ação) em gêneros do argumentar e do expor. Os resultados das análises revelam, também, um possível descompasso entre as capacidades de linguagem esperadas (e trabalhadas) nas disciplinas de língua francesa e literatura francófona, mostrando a necessidade de um diálogo maior entre essas duas áreas presentes no Curso de LetrasThe objective of our thesis was to longitudinally study of the textual production of students on the Undergraduate Program of French Studies seeking to analyze the obstacles they encountered and monitor the development of the necessary language capacities (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) to produce the textual genres that circulate in the sphere of university studies (LOUSADA, DEZUTTER, 2016). We collected and analyzed the textual productions in French of four students from the 2016-2020 class of the Program of French Studies throughout their undergraduate studies. To develop our research, we adopted Interactionism socio-discursive (BRONCKART, 1999/2012; 2008; 2021) as our theoretical-methodological frame, which has its bases in the studies of Vygotsky (1998; 1997; 2010; 2011; 2013). We relied on the concepts of instrument and zone of proximal development (VIGOTSKI, 1997; 2010; 2011; 2013) to understand the development of students\' language capacities and studies on obstacles (BACHELARD, 1938; BROUSSEAU, 1998) arising from language didactics (DOLZ, GAGNON, VUILLET, 2016; TOBOLA-COUCHEPIN, 2017; SURIAN, 2018; LOUSADA, 2020b; 2023; GABATHULER, VUILLET, 2022; DOLZ, 2022; ROCHA, 2023) to describe obstacles encountered by students which had a didactic origin or obstacles which had an epistemological origin. To carry out this research, we first identified the representative textual genres for each mandatory course of the Undergraduate Program of French Studies; then we described the characteristics of these genres, we elaborated didactic models (DE PIETRO, SCHNEUWLY, 2003) of the textual genres, based on reference social practices, semi-structured interviews with the professors, documents used in class and/or literature on the genre. Based on the didactic models, we identified the language capacities which are necessary for the production of these textual genres, to then verify whether, and in which way, the four undergraduate students whose textual productions we analyzed in this thesis mobilized these language capacities. From these analyses, firstly, we looked for evidence of the development process of these students\' language capacities throughout the semesters and, secondly, we classified the errors and language capacities that were not mobilized in didactic origin obstacles or epistemological origin obstacles. In the results of our analyses, we found evidence of the process of development of the language capacities necessary for the production of textual genres of reporting (fait divers and letter containing récit de voyage), especially regarding linguistic-discursive capacities. In the genres of argumentation and exposition (literary analysis of a poem, commentaire composé and literary studies essay) we find evidence of the process of development of action and discursive capacities, in the formulation of objectives and in the selection and insertion of reference bibliography, as well as in the accumulation of arguments to create a global argumentative effect (MELÃO, 2014; TONELLI, 2017). Among the epistemological obstacles encountered by students are errors in verbal cohesion to tell past events (linguistic-discursive capacities) in genres of reporting, the lack of use of reference bibliography (discursive capacities) to support their literary analyzes and the failure to formulate objectives (action capacities) in genres of argumentation and exposition. The results of the analyzes also reveal a possible gap between the language capacities expected (and worked on) in the courses of French language and Francophone literature, showing the need for a greater dialogue between these two areas present in the Undergraduate Program of French StudiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLousada, Eliane GouvêaTonelli, Jaci Brasil2024-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-26072024-120450/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-26T15:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-26072024-120450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-26T15:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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