Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1983
Autor(a) principal: Leite, Elcio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-08042024-140438/
Resumo: Este trabalho indica um procedimento para análise através do Método de Elementos Finitos de estruturas na região de escotilhas de submarinos, podendo ser estendido a outros tipos de vasos de pressão. O programa NAVSAP, utilizado na análise, foi processado considerando a aplicação de uma carga hidrostática externa, correspondente à cota de colapso do submarino e diferentes geometrias, nas quais se variou a espessura do colar de reforço e da própria escotilha. Foram traçados gráficos de distribuição de tensão em função de distância ao centro da escotilha, constatando-se que os valores obtidos na região uniforme do casco coincidem com s calculados através da formulação de VON SANDEN e GUNTHER. Foram consultados diversos trabalhos experimentais e teóricos a respeito de concentração de tensões em aberturas em vasos de pressão, selecionando-se os mais importantes para comparação com os resultados aqui apresentados.
id USP_f6a3605f9dede064b4b659bbf0078c18
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08042024-140438
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.Untitled in englishSubmarinesSubmarinosEste trabalho indica um procedimento para análise através do Método de Elementos Finitos de estruturas na região de escotilhas de submarinos, podendo ser estendido a outros tipos de vasos de pressão. O programa NAVSAP, utilizado na análise, foi processado considerando a aplicação de uma carga hidrostática externa, correspondente à cota de colapso do submarino e diferentes geometrias, nas quais se variou a espessura do colar de reforço e da própria escotilha. Foram traçados gráficos de distribuição de tensão em função de distância ao centro da escotilha, constatando-se que os valores obtidos na região uniforme do casco coincidem com s calculados através da formulação de VON SANDEN e GUNTHER. Foram consultados diversos trabalhos experimentais e teóricos a respeito de concentração de tensões em aberturas em vasos de pressão, selecionando-se os mais importantes para comparação com os resultados aqui apresentados.n the presente work a procedure for the analysis of submarine structures near hatches by the Finite Elements Method, also applicable to other types of pressure vessels, is indicated. The NAVSAP program used in the analysis was run considering an external load corresponding to the hull colapse pressure and different geometries in which the thicknesses of the reinforcing ring and of the hatch were varied. Stress distribution curves distance to the center of the hatch wer plotted, showing that the values in the uniform region of the hull confirms the calculated ones by the VON SANDEN & GUNTHERS Method. A great number of experimental and theoric papers regarding stress concentration near pressure vessels openings were consulted and the most important ones were chosen for comparison.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreitas, Elcio de SaLeite, Elcio1983-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-08042024-140438/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:41:07Zoai:teses.usp.br:tde-08042024-140438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:41:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.
Untitled in english
title Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.
spellingShingle Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.
Leite, Elcio
Submarines
Submarinos
title_short Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.
title_full Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.
title_fullStr Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.
title_full_unstemmed Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.
title_sort Análise de tensões nas regiões de aberturas em vasos de pressão cilíndricos: aplicação ao caso de uma escotilha de submarino.
author Leite, Elcio
author_facet Leite, Elcio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Elcio de Sa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Elcio
dc.subject.por.fl_str_mv Submarines
Submarinos
topic Submarines
Submarinos
description Este trabalho indica um procedimento para análise através do Método de Elementos Finitos de estruturas na região de escotilhas de submarinos, podendo ser estendido a outros tipos de vasos de pressão. O programa NAVSAP, utilizado na análise, foi processado considerando a aplicação de uma carga hidrostática externa, correspondente à cota de colapso do submarino e diferentes geometrias, nas quais se variou a espessura do colar de reforço e da própria escotilha. Foram traçados gráficos de distribuição de tensão em função de distância ao centro da escotilha, constatando-se que os valores obtidos na região uniforme do casco coincidem com s calculados através da formulação de VON SANDEN e GUNTHER. Foram consultados diversos trabalhos experimentais e teóricos a respeito de concentração de tensões em aberturas em vasos de pressão, selecionando-se os mais importantes para comparação com os resultados aqui apresentados.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-08042024-140438/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-08042024-140438/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1818279180355239936