Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ribeiro, Heula Mayara Almeida Soares
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27012021-210836/
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo principal desenvolver reflexões sobre o ofício do professor e a possibilidade da educação como prática de resistência. Para tanto, foram analisadas as ideias expressas na obra O Abecedário de Gilles Deleuze tendo as reflexões do autor contidas no verbete P - de Professor como eixo de análise, em torno do qual foram pensadas bases teóricas e ações pedagógicas que constituem possibilidades transformadoras para o professor e para os alunos. A análise do professor foi entrelaçada a outros verbetes para abordar os devires que compõem sua formação, os elementos conceituais que caracterizam seu ofício, a desterritorialização na relação com o aluno e o plano de imanência como uma ferramenta essencial na composição das aulas como resistência. As memórias didáticas e pedagógicas de uma sequência de aulas inspiradas na filosofia de Deleuze são a base da narrativa sobre a possibilidade de experimentar a relação entre teoria e prática para transformar a ação docente por meio do estabelecimento de encontros conceituais e aprendizagens.
id USP_fa0e15c92b0d20f165e971be978b3a5a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27012021-210836
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofiaConcepting the teacher in L\'Abécédaire de Gilles Deleuze: references for education and philosophyEducação como resistênciaEducation as resistanceFilosofia da educaçãoL'Abécédaire de Gilles Deleuze.O Abecedário de Gilles DeleuzePhilosophy of educationA presente dissertação teve como objetivo principal desenvolver reflexões sobre o ofício do professor e a possibilidade da educação como prática de resistência. Para tanto, foram analisadas as ideias expressas na obra O Abecedário de Gilles Deleuze tendo as reflexões do autor contidas no verbete P - de Professor como eixo de análise, em torno do qual foram pensadas bases teóricas e ações pedagógicas que constituem possibilidades transformadoras para o professor e para os alunos. A análise do professor foi entrelaçada a outros verbetes para abordar os devires que compõem sua formação, os elementos conceituais que caracterizam seu ofício, a desterritorialização na relação com o aluno e o plano de imanência como uma ferramenta essencial na composição das aulas como resistência. As memórias didáticas e pedagógicas de uma sequência de aulas inspiradas na filosofia de Deleuze são a base da narrativa sobre a possibilidade de experimentar a relação entre teoria e prática para transformar a ação docente por meio do estabelecimento de encontros conceituais e aprendizagens.The aim of this dissertation was to develop thoughts about teaching and education as a practice of resistance. To this purpose, the ideas expressed in L\'Abécédaire de Gilles Deleuze were analyzed considering the author\'s views, specifically the vocabulary entry P (Professor) as the axis of analysis. From this, the theoretical basis and pedagogical actions that engender transformational possibilities to teachers and pupils were developed. The professor\'s analysis has been interwoven with other entries to explain the becoming in its formation, the conceptual elements that characterize the profession, the deterritorialization towards the students, and the plan of immanence as an essential tool in the composition of classes as resistance. The didactic and pedagogical memoires of a sequence of courses inspired by Deleuze\'s philosophy were the basis of the narrative about the possibility of experiencing the relation between theory and practice, seeking to transform the teaching act through the establishment of conceptual meetings and learnings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValdemarin, Vera TeresaRibeiro, Heula Mayara Almeida Soares2020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27012021-210836/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-24T16:07:02Zoai:teses.usp.br:tde-27012021-210836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-24T16:07:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
Concepting the teacher in L\'Abécédaire de Gilles Deleuze: references for education and philosophy
title Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
spellingShingle Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
Ribeiro, Heula Mayara Almeida Soares
Educação como resistência
Education as resistance
Filosofia da educação
L'Abécédaire de Gilles Deleuze.
O Abecedário de Gilles Deleuze
Philosophy of education
title_short Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
title_full Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
title_fullStr Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
title_full_unstemmed Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
title_sort Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
author Ribeiro, Heula Mayara Almeida Soares
author_facet Ribeiro, Heula Mayara Almeida Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valdemarin, Vera Teresa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Heula Mayara Almeida Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação como resistência
Education as resistance
Filosofia da educação
L'Abécédaire de Gilles Deleuze.
O Abecedário de Gilles Deleuze
Philosophy of education
topic Educação como resistência
Education as resistance
Filosofia da educação
L'Abécédaire de Gilles Deleuze.
O Abecedário de Gilles Deleuze
Philosophy of education
description A presente dissertação teve como objetivo principal desenvolver reflexões sobre o ofício do professor e a possibilidade da educação como prática de resistência. Para tanto, foram analisadas as ideias expressas na obra O Abecedário de Gilles Deleuze tendo as reflexões do autor contidas no verbete P - de Professor como eixo de análise, em torno do qual foram pensadas bases teóricas e ações pedagógicas que constituem possibilidades transformadoras para o professor e para os alunos. A análise do professor foi entrelaçada a outros verbetes para abordar os devires que compõem sua formação, os elementos conceituais que caracterizam seu ofício, a desterritorialização na relação com o aluno e o plano de imanência como uma ferramenta essencial na composição das aulas como resistência. As memórias didáticas e pedagógicas de uma sequência de aulas inspiradas na filosofia de Deleuze são a base da narrativa sobre a possibilidade de experimentar a relação entre teoria e prática para transformar a ação docente por meio do estabelecimento de encontros conceituais e aprendizagens.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27012021-210836/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-27012021-210836/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258491809431552