Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collabore

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Taveira, Mauricio Candido
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-18092009-005831/
Resumo: Este trabalho realiza uma reflexao das obras interativas Play Smoking/No Smoking e Collabore; e traca, a partir destas, algumas consideracoes acerca de duas possiveis maneiras de se contar estorias interativas nos meios audiovisuais contemporaneos. Play Smoking/No Smoking e um DVD interativo que destaca a forma de narrar atraves de bifurcacoes e ao mesmo tempo a partir de multiplas escolhas. O interator nesta obra pode optar entre seguir o caminho sugerido pela trama ou navegar em pequenos ou em grandes saltos narrativos. Ja Collabore (do latim trabalhar juntos) e um blu ray interativo que propoe ao interator uma narrativa a partir de pontos de vistas. O interator tem alguns recursos que lhe permite eleger a forma de ver a cena. A interface da obra garante a ele a liberdade de escolher enquadramentos, angulacoes, e por conseguinte, o deslocamento do ponto de vista.
id USP_fc57637725e63458ec3640387d5b8ef7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18092009-005831
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collaboreNarrativa hipertextualSmoking no smokingVideo e cinema digital interativoEste trabalho realiza uma reflexao das obras interativas Play Smoking/No Smoking e Collabore; e traca, a partir destas, algumas consideracoes acerca de duas possiveis maneiras de se contar estorias interativas nos meios audiovisuais contemporaneos. Play Smoking/No Smoking e um DVD interativo que destaca a forma de narrar atraves de bifurcacoes e ao mesmo tempo a partir de multiplas escolhas. O interator nesta obra pode optar entre seguir o caminho sugerido pela trama ou navegar em pequenos ou em grandes saltos narrativos. Ja Collabore (do latim trabalhar juntos) e um blu ray interativo que propoe ao interator uma narrativa a partir de pontos de vistas. O interator tem alguns recursos que lhe permite eleger a forma de ver a cena. A interface da obra garante a ele a liberdade de escolher enquadramentos, angulacoes, e por conseguinte, o deslocamento do ponto de vista.This work makes a study of interactives projects Play Smoking/No Smoking and Collabore and bring some considerations about two possible ways to tell interactive stories in contemporary audiovisual media. Play Smoking/No Smoking is a DVD that highlights the interactive way of narrating through bifurcations and at the same time from multiple choices. In this work the interator can choose between to follow the path suggested by the plot or navigate in small or large jumps narrative. In other way Collabore (from the Latin \"working together) is an interactive blu ray which proposes to the interator from a narrative point of view. The interator has some resources that allows to choose how to view the scene. The interface of the work guarantees the freedom to choose frameworks, angles, and therefore, the displacement of the point of view.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado Neto, Arlindo RibeiroTaveira, Mauricio Candido2009-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-18092009-005831/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-18092009-005831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collabore
title Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collabore
spellingShingle Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collabore
Taveira, Mauricio Candido
Narrativa hipertextual
Smoking no smoking
Video e cinema digital interativo
title_short Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collabore
title_full Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collabore
title_fullStr Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collabore
title_full_unstemmed Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collabore
title_sort Interface, linguagem e fruição nas obras interativas - play smoking/no smoking e collabore
author Taveira, Mauricio Candido
author_facet Taveira, Mauricio Candido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado Neto, Arlindo Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Mauricio Candido
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa hipertextual
Smoking no smoking
Video e cinema digital interativo
topic Narrativa hipertextual
Smoking no smoking
Video e cinema digital interativo
description Este trabalho realiza uma reflexao das obras interativas Play Smoking/No Smoking e Collabore; e traca, a partir destas, algumas consideracoes acerca de duas possiveis maneiras de se contar estorias interativas nos meios audiovisuais contemporaneos. Play Smoking/No Smoking e um DVD interativo que destaca a forma de narrar atraves de bifurcacoes e ao mesmo tempo a partir de multiplas escolhas. O interator nesta obra pode optar entre seguir o caminho sugerido pela trama ou navegar em pequenos ou em grandes saltos narrativos. Ja Collabore (do latim trabalhar juntos) e um blu ray interativo que propoe ao interator uma narrativa a partir de pontos de vistas. O interator tem alguns recursos que lhe permite eleger a forma de ver a cena. A interface da obra garante a ele a liberdade de escolher enquadramentos, angulacoes, e por conseguinte, o deslocamento do ponto de vista.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-18092009-005831/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-18092009-005831/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865491233279836160